Buscar

Epidemiologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

No tratado de Ares, Águas e Lugares, Hipócrates discutiu os fatores ambientais ligados às doenças, surgindo, então, a Teoria Miasmática, que sustentava a ideia de que regiões insalubres eram capazes de provocar doenças. Através da Teoria Miasmática, Hipócrates defendia um:
	
	
	
	Conceito ideológico do processo saúde/doença.
	
	Conceito filosófico do processo saúde/doença.
	
	Conceito social do processo saúde/doença.
	 Certo
	Conceito ecológico do processo saúde/doença.
	
	Conceito metodológico do processo saúde/doença.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201509607143)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Nos últimos 100 anos, o Brasil passou por um processo de transição epidemiológica e demográfica. Pode-se constatar esse fato pelo aumento da expectativa de vida e pelo(a):
	
	
	
	aumento da mortalidade proporcional por doenças infecciosas
	
	diminuição da cobertura vacinal
	 Certo
	aumento da mortalidade por diabetes e neoplasias
	
	diminuição no acesso à saúde e no controle de infecções
	
	aumento da natalidade e da fecundidade
	
	
	
	 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201508950096)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100) é um questionário composto por 100 itens que avalia a qualidade de vida das populações humanas, baseado em três aspectos fundamentais que são:
	
	
	
	Individualidade, presença de dimensões negativas e universalidade.
	
	Integralidade, autonomia e liberdade.
	
	Objetividade, integralidade e universalidade.
	
	Presença de dimensões positivas, objetividade e liberdade.
	 Certo
	Subjetividade, a multidimensionalidade e a presença de dimensões positivas e negativas.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201508960491)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo o Artigo 196 de 05 de outubro de 1988, da constituição federal diz que: ¿Saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços, para sua promoção, proteção e recuperação.¿ Considerando a estruturação da saúde atualmente, qual das afirmativas está incorreta.
	
	
	
	A atenção primária à Saúde tem por objetivos: Promoção da saúde e prevenção de doenças; Interceptar as causas patológicas antes mesmo que atinjam o indivíduo.
	
	Atenção Secundária à Saúde - Realizada no indivíduo sob ação do agente patogênico, isto é, quando o período pré-patogênico já foi ultrapassado e o processo patológico foi desencadeado.
	 Certo
	Atenção Terciária à saúde tem por objetivo diagnóstico precoce, tratamento imediato e limitação da incapacidade.
	
	Atenção Primária à Saúde - Realizada no período pré-patogênico. Compreende aplicação de medidas dirigidas a determinado agravo à saúde.
	
	Atenção Terciária à saúde - Corresponde às medidas adotadas após as consequências da doença, representadas pela instalação de deficiências funcionais.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201508989006)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As condições sociais nas quais as pessoas vivem e trabalham, ou seja, as características sociais dentro das quais a vida transcorre é a definição de:
	
	
	
	Iniquidades em saúde.
	
	Complexo da qualidade de vida.
	
	Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
	 Certo
	Determinantes sociais da saúde (DSS).
	
	Atenção primária à saúde.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201509345511)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Vivemos em um mundo desigual. Há quem lute para reduzir as iniquidades na saúde e realizar grandes transformações no cenário da saúde coletiva. Mas, infelizmente, mesmo com toda a informação, muitos ainda atuam perpetuando a barbárie. Nesse contexto, como ainda é percebido o posicionamento de muitos pacientes na qualidade de usuários do sistema de saúde? Aponte a assertiva CORRETA:
	
	
	
	Os pacientes atuam como sujeitos sociais favorecendo transformações positivas no cenário da saúde pública do nosso país.
	
	Os pacientes agem como atores ativos da saúde coletiva proporcionando uma evidente mudança de cenário.
	
	Os pacientes possibilitam a diminuição do número das ações secundárias no SUS.
	
	Os pacientes lutam para reduzir as iniquidades na saúde, através do seu modo de viver a vida adotando hábitos alimentares saudáveis e praticando exercícios físicos regularmente.
	 Certo
	Os pacientes são percebidos como sujeitos passivos frente às suas condições de vida e saúde, com desprezo às orientações fornecidas pelos profissionais da saúde e, às vezes, arredios a terapêuticas necessárias.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 Código de referência da questão.7a Questão (Ref.: 201508830419)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	São parâmetros utilizados internacionalmente com o objetivo de avaliar, sob o ponto de vista sanitário, a higidez de agregados humanos, bem como fornecer subsídios aos planejamentos de saúde, permitindo o acompanhamento das flutuações e tendências históricas do padrão sanitário de diferentes coletividades consideradas à mesma época ou da mesma coletividade em diversos períodos de tempo. O texto faz referência ao conceito de:
	
	
	
	Doenças prevalentes.
	
	Pesquisa socioeconômica.
	
	Notificações compulsórias.
	
	Doenças específicas.
	 Certo
	Indicadores de saúde.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 Código de referência da questão.8a Questão (Ref.: 201509398494)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em um determinado município com uma população de aproximadamente 22.000 habitantes foram registrados em um ano especificamente 350 casos de tuberculose sendo: 250 em homens e 100 em mulheres. Qual é a taxa de incidência de tuberculose nesse município nesse ano?
	
	
	
	250 casos por 10.000 habitantes.
	
	350 casos por 1.000 habitantes.
	 Certo
	350 casos por 22.000 habitantes.
	
	350 casos por 100.000 habitantes.
	
	100 casos por 22.000 habitantes.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 Código de referência da questão.9a Questão (Ref.: 201509532733)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Dengue - Em 2016, foram registrados 170.103 casos prováveis de dengue no país até a Semana Epidemiológica (SE) 5 (3/1/2015 a 6/2/2016). Nesse período, a região Sudeste registrou o maior número de casos prováveis (96.664 casos; 56,8%) em relação ao total do país, seguida das regiões Nordeste (25.636 casos; 15,1%), Centro-Oeste (25.246 casos; 14,8%), Sul (13.522 casos; 7,9%) e Norte (9.035 casos; 5,3%). Foram descartados 19.249 casos suspeitos de dengue no período. Fonte: Boletim Epidemiológico Secretaria de Vigilância em Saúde − Ministério da Saúde Analisando os dados estatísticos apresentados sobre a Dengue e que no Brasil é um problema recorrente podemos considerar que temos:
	
	
	
	Epidemiologia
	
	Endemia
	 Certo
	Epidemia
	 Errado
	Surto epidêmico
	
	Pandemia
	
	
	
	 Código de referência da questão.10a Questão (Ref.: 201508829212)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Um dos momentos do raciocínio epidemiológico voltado para a explicação de um problema é o levantamento de hipóteses. Sobre a formulação de hipóteses são feitas as seguintes afirmações: I A hipótese orienta e determina a natureza dos dados a serem coletados e a metodologia da coleta. II A formulação de hipóteses é indispensável em toda investigação epidemiológica, seja de ordem experimental ou observacional. III A hipótese epidemiológica deve levar em consideração os aspectos da doença na população e as variações nos componentes ambientais (físicos,
químicos, biológicos, sociais) associados à exposição aos fatores de risco. IV Hipóteses são respostas exatas e fidedignas aos problemas colocados pela ciência e pelo senso comum. Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	 Certo
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	 Errado
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando