Buscar

Avaliação Tópicos III


Continue navegando


Prévia do material em texto

Avaliação: GST0225_AV1_» TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO III
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno:
	Professor:
	ANTONIO CARLOS CARVALHO DE ALMEIDA
	Turma: 
	Nota da Prova: 6,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 1        Data: 
	
	 1a Questão (Ref.: 201001671293)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Após entender o valor de conhecimento (o ativo mais importante numa empresa) como principal bem da nossa sociedade, percebemos que é necessário um fluxo de criação, difusão e utilização do conhecimento.
Quais os conceitos que surgem como princípios orientadores para conduta de indivíduos e organizações?
		
	 
	criatividade - flexibilidade, habilidade - aprendizado
	
	flexibilidade - habilidade - sustentabilidade - aprendizado
	
	sustentabilidade - habilidade - criatividade - utilidade
	
	utilidade - criatividade - sustentabilidade - habilidade
	 
	aprendizado - criatividade - flexibilidade - sustentabilidade
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201001665596)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Nonaka e Takeuchi, existem diferenças básicas entre o pensamento japonês e o ocidental sobre o conhecimento. Essas diferenças residiriam no fato do pensamento ocidental ter uma compreensão estreita do que seja conhecimento, consequentemente, também dos meios para a sua exploração, e de não ter se desvencilhado do dualismo cartesiano impregnado no pensamento ocidental. Para os japoneses, o conhecimento vai além dos dados quantificáveis e das informações codificadas, e o dualismo estaria presente em separações, tais como tácito e explícito, corpo e mente, individual e organizacional, burocracia e força-tarefa, racionalismo e empirismo, planejamento e implementação, entre outros. A proposta principal do trabalho desses autores foi formular uma nova teoria sobre a criação de conhecimento no âmbito organizacional. Para isso, eles investigaram três dimensões do tema: ontológica, epistemológica e temporal. Investigaram também as condições necessárias para a sua criação e exploração.
I. Dimensão ontológica - Está fundamentada no ser e na construção do conhecimento pelo indivíduo, independente do modo pelo qual se manifesta.
II. Dimensão epistemológica - Está fundamentada no conhecimento, na distinção entre o conhecimento tácito e o explícito. Essa teoria estudou a interação entre o conhecimento tácito e o explícito, identificando quatro modos de conversão.
III. Dimensão temporal - Quando as interações na dimensão ontológica e epistemológica se sobrepõem ao longo do tempo (terceira dimensão desta teoria), é formada a espiral do conhecimento, que representa a dinâmica do processo de criação do conhecimento.
Marque a alternativa correta:
		
	
	Apenas as sentenças I e II estão corretas.
	
	Apenas a sentença I está correta.
	
	Apenas as sentenças II e III estão corretas.
	
	Apenas a sentença III está correta.
	 
	Todas as sentenças estão corretas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201001665646)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A transferência de conhecimento continua a ser uma necessidade vital da sociedade e da economia. Entretanto, há muitos fatores culturais que a inibem. Esses inibidores também são chamados atritos, porque retardam ou impedem a transferência e tendem a corroer parte do conhecimento à medida que este tenta movimentar-se pela organização. As dimensões do processo de transferência de conhecimentos são:
I) Tempo despendido no processo;
II) Desapropriação do conhecimento;
III) Implicitabilidade do conhecimento;
IV) Universabilidade do conhecimento.
Marque a alternativa correta:
		
	
	Apenas a sentença I está correta.
	
	Apenas as sentenças II e III estão corretas.
	
	Apenas as sentenças II e IV estão corretas.
	
	Apenas as sentenças I e II estão corretas.
	 
	Apenas as sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201001485378)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Analise as proposições abaixo sobre Conhecimento e Capital Intelectual:
I - Entende-se como Conhecimento a soma de todos os pensamentos, criações e invenções da mente humana. O "conhecimento" não se encontra apenas nos documentos, nas bases de dados e nos sistemas de informação, mas também nos processos de negócio, nas práticas dos grupos e na experiência acumulada pelas pessoas para aumentar sua produtividade e conquistar novas oportunidades.
II - O Conhecimento Explícito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que está na cabeça das pessoas. Geralmente é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, pois é subjetivo e inerente as habilidades de uma pessoa.
III - O capital intelectual é um valor mensurável devido a uma nova sociedade que surge onde pressupõe uma mudança de cultura refletindo nas organizações, ou seja, capital intelectual ou conhecimento é gerenciar o conhecimento de funcionários.
IV - O conhecimento Tácito é aquele formal, claro, regrado, fácil de ser comunicado. Pode ser formalizado em textos, desenhos, diagramas, etc. assim como guardado em bases de dados ou publicações. 
 
É incorreto afirmar as proposições:
		
	
	Somente a I
	
	I e III
	
	II e IV
	 
	II, III e IV
	
	I, III e IV
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201001491946)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Google pode ser considerado um caso de sucesso no processo de inovação tecnológica em várias dimensões porque:
		
	
	permite apenas a realização de buscas por imagens e notícias atualizadas.
	
	permite apenas a geração de um novo mercado, apesar de não contribuir para a geração de uma nova empresa.
	 
	gerou um produto, gerou uma nova empresa, gerou um novo processo e gerou um novo mercado.
	
	oferece buscas por livros raros, gerando um novo mercado e continua oferecendo buscas por notícias atualizadas.
	
	gerou um grande bem, que é a manipulação e aquisição de conhecimento.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201001492178)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Podemos definir inovação tecnológica como:
		
	
	desenvolvimento, produção ou aprimoramento de um produto, bem ou processo, em que a tecnologia desenvolvida atenda às necessidades ou aos anseios humanos, incorporando-se às atividades humanas. Uma empresa não entra neste contexto de desenvolvimento ou aprimoramento.
	
	a invenção de um produto, em que a tecnologia desenvolvida atenda às necessidades ou aos anseios humanos, incorporando-se às atividades humanas.
	
	o desenvolvimento de uma empresa em que a tecnologia desenvolvida atenda às necessidades da empresa e dos clientes da mesma.
	 
	desenvolvimento, produção ou aprimoramento de um produto, bem, processo, empresa ou mercado em que a tecnologia desenvolvida atenda às necessidades ou aos anseios humanos, incorporando-se às atividades humanas.
	
	o desenvolvimento de uma estratégia de negócios na qual os clientes atendem às necessidades da empresa e dos empresários do conselho administrativo.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201001492333)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A empresa Future and Us, que procura uma posição de liderança técnica e de mercado, começou a inovar. Ela tem dado muito valor ao sistema de patentes e está se organizando para disputar com suas concorrentes. Seu departamento de P & D é bem conceituado e está contratando técnicos e cientistas altamente qualificados. A estratégia adotada pela empresa Future and Us é:
		
	
	uma estratégia defensiva.
	 
	uma estratégia ofensiva.
	 
	uma estratégia oportunista.
	
	uma estratégia dependente.
	
	não se trata de uma estratégia, e sim de um ataque.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201001491936)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dr. Ypsilon é um pesquisador renomado na Universidade KLM, mas nos últimos dois anos apropriou-se dos resultados das pesquisas que fez na universidade, abrindo uma empresa para administrar o produto criado. Esta situação é um exemplo de:
		
	 
	Apropriaçãodo conhecimento
	
	Tempo despendido no processo
	
	Universalidade do conhecimento
	
	Implicitabiliade do conhecimento
	
	Interpretação subjetiva de conhecimento
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201001492370)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Há cerca de uma década o termo empreendedorismo vem sendo amplamente utilizado no Brasil, com várias definições e aplicações nos negócios, na educação e em diversos setores e atividades da sociedade. Assinale as características que um empreendedor deve possuir:
		
	
	Tem iniciativa, autoconfiança, persistência, pouco comprometimento com o trabalho, sem esquecer da família, pois conta com os subordinados, que podem monitorar o trabalho que está sendo desenvolvido.
	
	Tem iniciativa, poucos contatos, baixa autoestima, pouca aceitação para riscos, busca informações, sem estabelecer metas.
	 
	Tem iniciativa, persistência, autoconfiança, aceitação de riscos, estabelece metas, é persuasivo e possui uma rede de contatos.
	
	Tem iniciativa, persistência, autoconfiança, aceitação de riscos, busca informações, sem no entanto, estabelecer muitas metas.
	
	Tem iniciativa, autoconfiança, ele próprio se basta, pois tem talento, não necessitando de uma rede de contatos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201001492372)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Há cerca de uma década o termo empreendedorismo vem sendo amplamente utilizado no Brasil, com várias definições e aplicações nos negócios, na educação e em diversos setores e atividades da sociedade. O termo Empreender está diretamente relacionado:
		
	
	a desenvolver algo que não tenha necessariamente alguma coisa de valor para a sociedade, mas que tenha valor apenas para o empreendedor.
	
	a inventar algo novo.
	
	a criação de um negócio qualquer sem fins lucrativos.
	
	a fazer uma descoberta, sem correr risco.
	 
	identificar oportunidades, planejar como organizar as soluções que vão para o mercado, levantar recursos e administrar o processo de construção de empreendimentos.