Buscar

pol libras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Questão 1
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A deficiência auditiva (DA), segundo Ceschin e Roslyng-Jensen [...], é definida como sendo a perda da habilidade de ouvir, que pode ser causada por qualquer alteração que fuja da normalidade no processo de audição, seja qual for a causa, tipo e intensidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:BOSCOLO, C. C.; JARDIM, F. V. S.; MARTINS, K. V. O.; GALDINO, M. C.; GATTI, V. I. C. S. O deficiente auditivo em casa e na escola. São José dos Campos: Pulso; 2005. p. 17.
De acordo com o texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda quanto ao tipo, a perda auditiva pode ser classificada em:
ATotal e parcial
B Condutiva, sensório neural e mista
Assim, quanto ao tipo, ela pode ser caracterizada como condutiva, quando “proveniente de patologias na orelha externa e/ou média, sendo, na maioria das vezes, passíveis de tratamento medicamentoso e/ou cirúrgico”... Outro tipo de surdez denomina-se sensório neural. Esse tipo é irreversível, pois atinge as células neurais que quando lesionadas não se regeneram mais. Para esse tipo de surdez não existe tratamento... De acordo com a definição do INES, ainda existe a perda auditiva do tipo mista que, como o nome já diz, afeta a audição tanto na orelha externa quanto na orelha interna, apresentando uma surdez de condução e ao mesmo tempo uma surdez sensório neural. (p. 27)
C Total, parcial e intermediária
D Pré-natal e perinatal
E Surda e ouvinte
Questão 2
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Podem-se organizar os principais fatores diferenciadores individuais os cinco seguintes: a localização da lesão, a etiologia, a perda auditiva, a idade de início da surdez e o ambiente educativo da criança. Uma surdez ou uma deficiência auditiva é qualquer alteração produzida tanto no órgão da audição como na via auditiva. A classificação mais habitual do ponto de vista médico foi feita em função do lugar de onde se localiza a lesão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 172.
De acordo com o texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda, a perda auditiva pode ser classificada em tipos e graus. Sobre o tipo de surdez denominado sensório-neural, é correto afirmar que:
A surdez sensório-neural é proveniente de patologias na orelha externa e/ou média, passíveis de tratamento medicamentoso e/ou cirúrgico.
B A surdez sensório-neural é proveniente de patologias na orelha externa, passíveis de tratamento cirúrgico na orelha interna.
C A surdez sensório-neural afeta a audição tanto da orelha externa quanto da orelha interna, apresentando uma surdez de condução e ao mesmo tempo uma surdez sensório-neural.
D A surdez sensório-neural é proveniente de patologias na parte interna da orelha, passíveis de tratamento cirúrgico e medicamentoso na parte externa da orelha.
E Localizado na orelha interna e/ou no nível central. É irreversível, pois atinge as células neurais que quando lesionadas são se regeneram.
Outro tipo de surdez denomina-se sensório neural. Esse tipo é irreversível, pois atinge as células neurais que quando lesionadas não se regeneram mais. Para esse tipo de surdez não existe tratamento. A surdez sensório neural localiza-se na orelha interna e/ou no nível central. Entre as patologias e fatores que podem provocar essa surdez, encontram-se as doenças viróticas, como meningite, rubéola, citomegalovírus; a ingestão de drogas; a anoxia ou falta de oxigênio no cérebro; etc. (p. 27)
Questão 3
Leia o extrato de texto a seguir: 
“A inclusão dos surdos no contexto educacional, através do deslocamento 
da visão medicalizada da surdez para o seu reconhecimento político, tendo 
por base a interculturalidade, revela uma possibilidade de se construir 
projetos político-pedagógicos que tenham como foco o fascinante mundo 
do conhecimento produzido pelas diversas culturas que compõem a 
sociedade brasileira mundial, dentre elas, a cultura surda”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:SCHMITT, Deonisio. Espaço de conforto linguíst ico/cultural dos surdos na UFSC. In. 
QUADROS, Ronice Muller de (Org.). Estudos Surdos III (Série pesquisas). p. 98-123, Rio de Janeiro: Arara Azul, 2008. p. 118. 
Tendo em vista a abordagem sócio-histórica, estudada no texto-base As 
primeiras aprendizagens da criança surda, analise as afirmativas 
abaixo a respeito de como o indivíduo surdo foi visto pela sociedade 
durante longo tempo: 
I. Um indivíduo incapaz devido suas limitações causadas pela surdez. 
II. Um indivíduo que não falava e por isso não podia aprender. 
III. Um indivíduo que aprendia apenas aquilo que tinha relação direta com 
o abstrato. 
IV. Um indivíduo que aprendia apenas aquilo que tinha relação direta com 
o concreto. 
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta: 
A São corretas as afirmativas I, II e III, apenas. 
B São corretas as afirmativas II, III e IV, apenas. 
C São corretas as afirmativas I, II e IV, apenas. 
As alternativas I, II e IV são corretas de acordo com os seguintes argumentos: “Para Duarte (2006, p. 147), a educação deve enriquecer o indivíduo 
permitindo que ele ‘se aproprie de determinados conhecimentos que ultrapassem, cada vez mais, o pragmatismo imediatista da vida cotidiana e 
aproximem o indivíduo das obras mais elevadas, produzidas pelo pensamento humano’. O surdo durante muito tempo foi visto apenas pela limitação 
causada pela surdez e, assim, na ausência da fala, principalmente, a sociedade predominantemente ouvinte atribuiu a esse sujeito outros limites na área 
do conhecimento, ou seja, como não falava não aprendia. Ou aprendia apenas aquilo que tinha uma relação direta com o concreto, o tempo imediato, o 
que estava diante de seus olhos, limitando, assim, seu potencial de aprendizagem. Diante dessa constatação e objetivando transformar algumas ideias 
preconcebidas e equivocadas, optou-se por percorrer os caminhos indicados por Duarte (2006, p. 177) por ele tomar ‘como referência básica a Pedagogia 
Histórico-Crítica’ acreditando-se que esta pudesse oferecer subsídios para a investigação das primeiras aprendizagens” (texto-base: As primeiras 
aprendizagens da criança surda, p. 30). A alternativa III é falsa de acordo com os mesmos argumentos acima descritos. 
D São corretas as afirmativas I e II, apenas. 
E São corretas as afirmativas III e IV, apenas.
Questão 4
Leia o texto a seguir:
“Ao investigar o desenvolvimento cognitivo da criança, seja esta criança surda ou não surda, pesquisadores se deparam com um processo multifacetado que inclui habilidades de percepção, de memória, de representação mental, de formação de conceitos, de linguagem de pensamento lógico, de entendimento de estados emotivos dos outros (teoria da mente), como também inclui habilidades acadêmicas de leitura, escrita e matemática de natureza linguística e não-linguística.”
QUADROS, Ronice Muller de; STUMPE, Marianne Rossi.(Org.). Estudos Surdos IV. Rio de Janeiro; Editora Arara Azul, 2009. p. 409.
Sobre esse tema e de acordo com o artigo-base 02 visto em aula, no que se refere ao desenvolvimento da criança surda, compreende-se que:
 I. As crianças surdas têm a capacidade de adquirir as mesmas aprendizagens que a criança ouvinte, a partir de um ambiente suficientemente bom.
II. É imprescindível o trabalho da estimulação precoce da criança surda tanto no ambiente familiar quanto no ambiente escolar.
III. A brincadeira não tem foco permanente dentro do contexto da estimulação precoce das crianças surdas devido ao seu acesso que é negado a esse público.
IV. É importante, como destacado no 2º Seminário sobre Deficiência Auditiva em 1980, que a criança surda, desde o seu diagnóstico, participe de programas de educação precoce elaborado por uma equipe multidisciplinar.V. A orientação aos pais sobre a estimulação precoce é básica e fundamental para o alcance de resultados positivos dentro da estimulação precoce das crianças surdas.
 Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:
A São corretas as afirmativas I, II, IV e V, apenas. CERTA
B São corretas as afirmativas I, III e V, apenas.
C São corretas as afirmativas I, II e IV, apenas.
D São corretas as afirmativas I e II, apenas.
E São corretas as afirmativas I, II e III, apenas.