Buscar

filosofia da educação 1


Continue navegando


Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201703659216)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O pensamento filosófico desenvolvido por Karl Marx no século XIX, que costumamos chamar de "Materialismo Histórico", propõe a existência de uma relação específica entre o homem e natureza. Entre as opções abaixo, assinale aquela que melhor define essa proposição.
		
	
	Tal como Rousseau, Marx define o homem como um ser naturalmente bom, o que implica que a sua relação com a natureza seja pautada no princípio da ingenuidade.
	
	Para Marx, o homem é um ser naturalmente socializável, não tendo suas ações determinadas pela natureza.
	
	Tal como Thomas Hobbes, Marx define o homem como um ser naturalmente ruim, o que implica que a sua relação com a natureza seja pautada no princípio da perversidade.
	 
	Para Marx, o homem manipula a natureza de acordo com as demandas concretas da sua existência, sendo, portanto, de complementação as relações entre a natureza e a cultura.
	
	Para Marx, o homem jamais saiu do seu estado natural, sendo a sociedade capitalista uma grande construção ideológica formulada pela burguesia.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703585998)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Partindo do princípio de que a Filosofia da Educação é a fundamentação teórica e crítica do conhecimento e da prática educativa, podemos afirmar que:
I.   sua preocupação está em compreender, de forma crítica, a natureza e a especificidade da educação;
II.  determina pelo pensamento os alicerces das práticas educativas de uma sociedade;
III. tem por finalidade firmar o espontaneísmo pedagógico;
IV. portanto, seu trabalho está em avaliar os currículos, as técnicas e os métodos de ensino-aprendizagem, para que seja possível julgar se são ou não adequadas aos fins que se propõem.
Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Somente os enunciados I, II e IV estão corretos.
	
	Somente os enunciados II e IV estão corretos.
	
	Somente os enunciados I e IV estão corretos.
	
	Somente os enunciados II, III e IV estão corretos.
	
	Somente os enunciados I, II e III estão corretos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703659200)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"Se pararmos para pensar e observar o comportamento humano em nosso cotidiano, não teremos dificuldades para identificar um conjunto de ideias, normas, valores, princípios e etc., que expressam compreensões contraditórias em nosso cotidiano no que se refere à natureza humana" (aula 2).
Escolha a alternativa CORRETA para compreender a chamada natureza humana.
		
	
	Tem um caráter universal
	
	Como a classe animal, o homem é um feixe de instintos, predominando o patrimônio hereditário
	 
	É um produto histórico, social e cultural da humanidade
	
	É algo naturalmente dado ao ser humano
	
	A natureza humana dita corretamente os princípios do etnocentrismo
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703667376)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Através da cultura a qual pertencemos nos constituímos como seres políticos, econômicos, sociais, éticos e religiosos, morais, filosóficos, científicos, lúdicos e etc. Nas sociedades modernas, para tornar a vida mais complexa em todas as suas dimensões foram definidas tipos de cultura.
Marque a resposta correta dos tipos de cultura:
1. Cultura Erudita: Sua produção resulta em mudanças ou rupturas significativas na forma de pensar e agir de uma determinada época se constituindo como obras clássicas.
2. Cultura Popular: Consiste na produção anônima de um conjunto de princípios, normas, valores e expressões de um determinado grupo ou classe em um determinado tempo e espaço.
3. Cultura de Massa: Resultante dos meios de comunicação na sociedade moderna.
4. Cultura popular individualizada: Expressa a produção de escritores, compositores, artistas plásticos e etc. que não habitam e produzem nos centros de pesquisa ou nas universidades.
		
	
	Apenas a alternativa 1 está correta
	 
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Apenas a alternativa 2 está correta
	
	Apenas a alternativa 4 está correta
	
	Apenas a alternativa 3 está correta
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703436043)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ao refletir acerca do lazer na sociedade atual, Aranha (2006) considera que os educadores e, por conseguinte, as escolas estão desafiados a oferecerem aos jovens condições para que aprendam a ocupar o seu tempo livre de modo criativo. Assinale a única opção que contempla este desafio.
1. A direção da escola, assim como os professores, devem fazer da escola um espaço de reprodução do lazer oferecido fora do ambiente escolar para que os alunos se sintam em casa também dentro dos muros escolares.
2. Na escola parece importante que, os professores de arte e disciplinas similares, elejam como prioridade de suas aulas temas que remetam à formação de gostos culturais diversificados e que priorize as manifestações de massa já existentes.
3. Educar a juventude para ocupar de forma criativa o ócio é prepará-los para serem platéias dos espetáculos de lazer oferecidos pela indústria do lazer.
4. É papel dos educadores formar os jovens com base em conhecimentos críticos que lhes permitam analisar e se posicionar de forma livre, mas com fundamentos sobre todas as manifestações da vida, inclusive sobre as formas de lazer para, assim, poderem ocupar seu tempo livre de forma construtiva.
		
	
	Apenas a 2 contempla este desafio
	
	Apenas a 3 contempla este desafio
	
	Apenas a 1 contempla este desafio
	 
	Apenas a 4 contempla este desafio
	
	Todas contemplam este desafio
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201703659205)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O conceito de IDEOLOGIA tem vários sentidos. Contudo, segundo Karl Marx tem um significado muito específico. Marque a resposta CORRETA.
		
	
	Tem um sentido positivo, tornando transparente a realidade
	
	Não está presente n0os modelos educativos
	
	É uma ciência das ideias...
	
	Permite a compreensão mais democrática da realidade
	 
	Tem um sentido negativo, de mascaramento ou falseamento da realidade
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201703659220)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Estado-Nação é uma construção relativamente recente, datando do século XIX. Marque entre as opções abaixo aquela que melhor define o conceito de "nação" e aponta o lugar ocupado pela educação nessa realidade social e política.
		
	
	A nação é uma construção autoritária, cabendo, portanto, à educação defender o Estado responsável pela imposição da nação.
	
	A nação é uma criação espontânea do povo, não tendo, portanto, nenhuma relação com a educação.
	
	A teoriação sobre a prática pedagógica ainda não chegou ao consenso a respeito da relação entre a educação e a nação.
	 
	A nação é uma construção cultural identitária que pode até ser comandada pelo Estado, mas tem a sua eficiência condicionada ao nível de aceitação por parte da sociedade civil. A educação é fundamental justamente na aquisição dessa aceitação.
	
	A nação é um dado natural, cabendo, portanto, à educação exaltar as belezas naturais do seu respectivo país.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201703591093)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A cultura exprime as variadas formas pelas quais se estabelecem as relações entre os indivíduos, entre os grupos e destes com a natureza: como constroem abrigos para se proteger das intempéries, inventam utensílios e instrumentos, criam uma língua, a moral, a política, a estética, organizam leis e instituições, como se alimentam, casam e têm filhos, como concebem o sagrado e se comportam diante da morte.
Isto significa afirmar que:
		
	
	4. O existir humano é natural e o homem não depende da cultura para poder se realizar como ser humano.
	
	3. A culturanão é um produto histórico-social, mas sim uma providência divina que determina a condição humana.
	
	1. O existir humano é natural e independe de sua vontade, ou seja, está determinado por foças exteriores ao homem e a própria natureza.
	
	2. A cultura está pronta e acabada. Sendo assim, não pode e não deve ser modificada e alterada, pois a mesma decorre de uma vontade superior à vontade humana.
	 
	5. O existir humano não é natural, mas cultural. E é cultural por ser simbólico, já que todo contato é intermediado pelos símbolos, isto é pelos signos, arbitrários e convencionais, capazes de representar o mundo.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201703592550)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Tendência Liberal Tecnicista enfatiza as habilidades individuais, pois essas devem conduzir o aluno à prática de trabalho com eficiência e competência. No sentido de preparar o aluno de acordo com este princípio, a avaliação não nega o seu caráter tecnicista e, portanto:
I.   Impulsiona a criatividade e incentiva a auto-avaliação
II.  Realiza exercícios programados e detectores de habilidades
III. Fiscaliza se os alunos adquirem os comportamentos desejados
IV.  Enfatiza a produtividade do aluno com uso de testes objetivos
Assinale a alternativa correta:
		
	
	1. Somente os enunciados I, II e III são corretos
	
	3. Somente os enunciados II e III são corretos
	
	5. Somente os enunciados I, III e IV são corretos
	 
	2. Somente os enunciados II, III e IV são corretos
	
	4. Somente os enunciados I e III são corretos
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201703585548)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A Pedagogia é a ciência que tem por finalidade a reflexão, a ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo na sua forma e no seu conteúdo. Na cultura ocidental foram quatro as perspectivas que se construíram desde a antiguidade até a atualidade. São elas: Pedagogia Essencialista, Pedagogia Existencialista, Pedagogia Cientificista e Pedagogia Dialética. Sendo assim, qual dos enunciados abaixo, corresponde a Pedagogia Existencialista?
		
	
	Tem por finalidade a autonomia intelectual visando a organização da classe trabalhadora e o fim da divisão social de classes.
	 
	Baseia-se em modelos universais do ser humanos, como por exemplo os homens são essencialmente iguais.
	 
	Baseia-se no princípio universal de que os homens são essencialmente diferentes, fazendo uma defesa em torno das diferenças individuais.
	
	Reflete criticamente as contradições do processo de ensino-aprendizagem a partir dos contextos históricos e sociais em que são produzidos a fim de possibilitar a superação das relações de poder e dominação, como também, promover a emancipação do homem em seu conjunto.
	
	Visa garantir a cientificidade do pensamento e da prática pedagógica com a finalidade de aumentar a produtividade no campo educacional.
		 Gabarito Comentado.
 Gabarito Comentado.