Buscar

Relatórios de Circuitos Elétricos 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade Estácio de Curitiba
Circuitos elétricos II 
Laboratório 7
Nome: Alisom Leandro Barbosa - 201301097675
�
Resumo: O principal objetivo deste artigo é preparar o estudante para a aplicação e experimentos de um transformador observando a fase em indutores. O princípio básico de funcionamento de um transformador é o fenômeno conhecido como indução eletromagnética: quando um circuito é submetido a um campo magnético variável, aparece nele uma corrente elétrica cuja intensidade é proporcional às variações do fluxo magnético.
Com o entendimento da aplicação este artigo ajudará o aluno a se acostumar, organizar e expor suas ideias e conhecimentos de forma eficiente e profissional quanto a aplicação de um transformador.
Palavras-chaves: transformador, bobinas ou solenóides.
I. INTRODUÇÃO
Transformadores são equipamentos utilizados na transformação de valores de tensão e corrente, além de serem usados na modificação de impedâncias em circuitos elétricos.
O principio de funcionamento de um transformador é baseado nas leis de Faraday e Lenz, as leis do eletromagnetismo e da indução eletromagnética, respectivamente.
Estes equipamentos possuem mais de um enrolamento, sendo que estas partes são chamadas de primário e secundário em casos de transformadores com dois enrolamentos, e em transformadores que possuem três enrolamentos, além dos dois nomes já citados, o terceiro enrolamento é denominado terciário. Abaixo na figura 1 uma ilustração do funcionamento de um circuito em série com um transformador, indutor e resistor, que é o princípio do nosso experimento.
Figura 1
II. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O princípio básico de funcionamento de um transformador é o fenômeno conhecido como indução eletromagnética: quando um circuito é submetido a um campo magnético variável, aparece nele uma corrente elétrica cuja intensidade é proporcional às variações do fluxo magnético
A energia elétrica produzida nas usinas hidrelétricas é levada, mediante condutores de eletricidade, aos lugares mais adequados para o seu aproveitamento. Ela iluminará cidades, movimentará máquinas e motores, proporcionando muitas comodidades.
Para o transporte da energia até os pontos de utilização, não bastam fios e postes, toda a rede de distribuição depende dos transformadores, que elevam a tensão, ora a rebaixam. Nesse sobe e desce, eles resolvem não só um problema econômico, reduzindo os custos da transmissão à distância de energia, como melhoram a eficiência do processo.
Antes de mais nada, os geradores que produzem energia precisam alimentar a rede de transmissão e distribuição com um valor de tensão adequado, tendo em vista seu melhor rendimento. Esse valor depende das características do próprio gerador, enquanto a tensão que alimenta os aparelhos consumidores, por razões de construção e, sobretudo, de segurança, tem valor baixo, nos limites de algumas centenas de volts (em geral, 110 V ou 220 V).
Existe uma outra classe de transformadores, igualmente indispensáveis, de potência baixa, eles estão presentes na maioria dos aparelhos elétricos e eletrônicos encontrados normalmente em casa, tais como, por exemplo, computador, aparelho de som e televisor. Cabe-lhes abaixar ou aumentar a tensão da rede doméstica, de forma a alimentar convenientemente os vários circuitos elétricos que compõem aqueles aparelhos.
A figura 2 descreve de uma forma simples o funcionamento da distribuição de energia desde a sua geração até o consumidor, onde inicialmente a energia é gerada pelo gerador, passando a energia para um transformador de potência, que eleva a tensão para posteriormente ser levado até os transformadores de distribuição através das linhas de transmissão.
Após chegar aos transformadores de distribuição os quais estes normalmente situados nas cidades, à tensão é rebaixada, a nível dos equipamentos eletrodomésticos, ou que utilizem energia elétrica.
III. DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO
	Para realização do experimento foi necessário uma bobina de 400 espiras no primário, 200 no secundário, um osciloscópio, e um gerador de sinais. 
Foi montado o circuito e aplicada uma freqüência de 836Hz e uma amplitude conhecida no primário e colhida no secundário, comprovou-se que a relação entre as tensões do transformador correspondem com a das bobinas. Em nosso experimento foram utilizados duas bobinas L1 de 200 espiras e L2 de 400, submetidas a 3.000Hz cada uma e uma tensão de 5Vpp
IV. RESULTADOS OBTIDOS
A tabela 1 abaixo demonstra a relação de indutância para cada solenóide do experimento.
	V entrada
	espiras 1
	espiras 2
	V saída
	5Vpp
	200
	800
	20V
	5Vpp
	400
	800
	10V
	
	
	
	
Tabela 1
V. CONCLUSÃO
Para aplicações em energia elétrica um transformador se torna indispensável no nosso dia a dia pois estão presentes na maioria dos aparelhos elétricos e eletrônicos encontrados normalmente em casa, tais como, por exemplo, computador, aparelho de som e televisor. Cabe-lhes abaixar ou aumentar a tensão da rede doméstica, de forma a alimentar convenientemente os vários circuitos elétricos que compõem aqueles aparelhos. Transformadores são equipamentos utilizados na transformação de valores de tensão e corrente, além de quando necessário serem usados na modificação de impedâncias em circuitos elétricos.
O principio de funcionamento de um transformador é baseado nas leis de Faraday e Lenz, as leis do eletromagnetismo e da indução eletromagnética, respectivamente. Sem este equipamento a vida do planeta não se tornaria digital como é os dias atuais.
VI. REFERÊNCIAS
http://www.sofisica.com.br/conteudos/FormulasEDicas/formulas12.php. Acessado dia 30/03/17
www.sigmatransformadores.com.br/o-transformador/
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAotcAF/sistema-fornecimento-energia
Planilha elaborada no excel
Notas de sala de aula
� EMBED MSPhotoEd.3 ���
_1553944366.bin

Outros materiais