Buscar

Questões de Sociologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201511822357)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Unimontes 2012) Auguste Comte (1798-1857) foi um pensador positivista que propôs uma nova ciência social à Sociologia, que inicialmente foi chamada de Física Social. Sobre os princípios dessa ciência para esse autor, analise as afirmativas, marcando V para verdadeiro ou F para falso. ( ) No estágio positivo, a vida social será explicada pela filosofia, triunfando sobre todas as outras formas de pensamento. ( ) A imposição da disciplina era, para os positivistas, uma função primordial da escola, pois ali os membros de uma sociedade aprenderiam, desde pequenos, a importância da obediência e da hierarquia. ( ) A maturidade do espírito seria encontrada na ciência; por isso, na escola de inspiração positivista, os estudos literários e artísticos prevalecem sobre os científicos. ( ) Defendeu a necessidade de substituir a educação europeia, ainda essencialmente teológica, metafísica e literária, por uma educação positiva, conforme o espírito da civilização moderna.
		
	
	F, F, F, V
	 
	F, V, F, V.
	
	V, V, V, F.
	
	V, F, F, F.
	
	F, V, V. F.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201511784667)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A compreensão do conceito de cultura é uma preocupação intensa em diversas áreas do conhecimento; a Antropologia define a cultura como a vida total de um povo, ou seja, é a herança social que o indivíduo recebe do grupo ao qual pertence. A cultura tem alguns símbolos que representam estes valores. Todos os itens abaixo representam um tipo de símbolo cultural, exceto:
		
	
	religião.
	 
	estatísticas;
	
	músicas;
	
	idioma;
	
	festas;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201511794997)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(ENEM 2011) Na década de 1990, os movimentos sociais camponeses e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos. Na sociedade brasileira, a ação dos movimentos sociais vem construindo lentamente um conjunto de práticas democráticas no interior das escolas, das comunidades, dos grupos organizados e na interface da sociedade civil com o Estado. O diálogo, o confronto e o conflito têm sido os motores no processo de construção democrática. (SOUZA, M. A. Movimentos sociais no Brasil contemporâneo: participação e possibilidades das práticas democráticas. Disponível em: http://www.ces.uc.pt. Acesso em: 30 abr. 2010 (adaptado) Segundo o texto, os movimentos sociais contribuem para o processo de construção democrática, porque
		
	 
	pressionam o Estado para o atendimento das demandas da sociedade.
	
	determinam o papel do Estado nas transformações socioeconômicas.
	
	propiciam a adoção de valores éticos pelos órgãos do Estado.
	
	aumentam o clima de tensão social na sociedade civil.
	
	privilegiam determinadas parcelas da sociedade em detrimento das demais.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201511347165)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No ano de 2005, ocorreram várias rebeliões de jovens nas periferias de grandes cidades francesas, especialmente nos arredores de Paris, em que carros foram incendiados e monumentos foram pichados e destruídos. Com relação a esse tipo de situação, assinale a opção correta considerando os pressupostos da sociologia de Durkheim:
		
	
	Diante de situações de confusão e caos, que são temas de interesse de órgãos policiais e do jornalismo, cabe apenas a aplicação da lei.
	
	Trata-se de situação caracterizada pela anomia, em que as regras e a lei devem ser aplicadas de forma absoluta.
	 
	Grupos de jovens com baixa escolaridade, que têm poucas oportunidades de emprego e cujos pais sejam imigrantes tendem a vivenciar conflitos de valores entre as orientações culturais de seus pais e as do país em que vivem, sendo um fato social normal.
	
	Os jovens que se rebelaram em 2005 na França apresentam desvio de conduta e intolerância às normas da sociedade, sendo um fato social patoogico.
	
	O caso das cidades francesas em 2005 é exemplo de rebeliões de jovens sem causa determinada.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201511868044)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O CARÁTER ETNOCÊNTRICO DAS ATITUDES COTIDIANAS: UM DEBATE INICIAL: A história da humanidade é construída no tempo e no espaço, processo de produzir os meios necessários para a manutenção da vida, bem como, pela forma do homem se representar culturalmente. Assim, as manifestações culturais constituem o grande movimento humano em busca de espaços para se constituírem como sujeitos históricos. O etnocentrismo, objeto desse estudo moldou o comportamento humano e continua a determinar normas de conduta social que marca sobremaneira a sociedade contemporânea. Cada um age de acordo com o seu padrão cultural, e consequentemente o resultado desse comportamento é o julgamento negativo do padrão cultural do outro considerado diferente. Tudo o que for diferente é errado e rejeitado, apenas o modo próprio de ser é que é o correto. Este estranhamento em relação a outras culturas provoca atitudes preconceituosas, ao considerar um modo de vida superior a outro. Os estudos antropológicos buscam superar tais atitudes e apontar para algo novo na convivência humana, mas isso não significa ausência de conflitos. O conflito constitui a dinâmica própria do existir humano, mas julgar pessoas e populações a partir de um universo cultural determinado, configura a postura etnocêntrica e é isso que deve ser debatido. (Cleuza Proetti Yurassek, Valdair da Silva) Tomando como referencia o texto acima e seus conhecimentos sobre cultura, diversidade cultural, etnocentrismo, alteridade e as abordagens antropológicas sobre esses conceitos, considere as asserções abaixo atentando-se para o que é V (Verdadeiro) e o que é falso F (Falso) nas afirmações: 1. O nacionalismo exacerbado não se constitui em uma via para o etnocentrismo, mesmo quando se manifesta por meio de comportamento agressivo, de atitudes de superioridade e de hostilidade. 2. A ausência de alteridade e a presença do etnocentrismo explicam por que algumas práticas dos índios da costa brasileira, como a antropofagia e a nudez, foram condenadas e consideradas selvagens pelos europeus. 3. Uma avaliação dos padrões culturais de um determinado povo que não é feita em relação ao contexto cultural do próprio povo, mas de acordo com os valores éticos e morais predominantes na cultura daquele que avalia caracteriza-se como uma atitude etnocêntrica. 4. Negar o etnocentrismo significa posicionar-se a favor de uma atitude que consiste em supervalorizar a própria cultura e considerar as demais como inferiores, selvagens, bárbaras e atrasadas. 5. A afirmação do princípio de alteridade é a negação do etnocentrismo. Afirmar a alteridade significa, então, fazer um apelo ao homem para reconhecer-se no outro, na alteridade. A sequencia correta é:
		
	 
	1 (F) -2(V) -3(V) - 4(F) - 5(V)
	
	1 (V) - 2(V) - 3(F) - 4(V) - 5(V)
	
	1 (V) - 2(V) - 3(V) - 4(V) - 5(F)
	
	1 (F) - 2(V) - 3(V) - 4(V) - 5(F)
	 
	1 (F) - 2(F) - 3(F) - 4(F) - 5(V)

Continue navegando