Buscar

AV Parcial Sustentabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quest.: 1 Ênfase na defesa do meio ambiente humano, perante a questão ambiental do modelo de desenvolvimento de cunho predatório, foi resultado de um despertar:	
	Dos governantes e ambientalistas.
	Da consciência ecológica em nível global.
	Dos países de primeiro mundo.
	Dos políticos e sociedade civil.
	Dos empresários internacionais.
2. Em 1992, na Conferência das Nações Unidas, no Rio de Janeiro, discutiu-se muito sobre formas de minimizar os impactos ambientais, sociais e econômicos no mundo. Sendo assim, muitos conceitos surgiram. Assinale a alternativa correta em relação aos conceitos abaixo:	
	Biodiversidade é a falta de diversidade biológica, é constituída de variedades interespecíficas entre espécies e ecossistemas.
	Sustentabilidade é o equilíbrio entre o desenvolvimento social e o crescimento econômico, não obtendo relação com o meio ambiente.
	Consumo Sustentável é o uso contínuo dos recursos naturais utilizados pelas empresas.
	Desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras.
	Preservação ambiental é a prática de preservar o meio ambiente e deve feita para beneficiar apenas o homem.
3. Uma forma de medir o desenvolvimento é através de indicadores. Quando se busca um caminho para o desenvolvimento sustentável, os indicadores de dimensão econômica devem medir:	
	Proteção, restauração, conservação
	Participação, organização, educação
	Identidade cultural, educação, eficiência
	Crescimento, equidade, eficiência
	Autorregulação, biodiversidade, emissões globais
4. Quando se busca um caminho para o desenvolvimento sustentável, os indicadores devem ter de considerar algumas dimensões. A que visa medir a proteção, restauração, conservação, autorregulação, biodiversidade e emissões globais é:
	Econômico
	Religioso
	Social
	Ambiental
	Político
5. O aumento da população e o consequente crescimento do consumo podem elevar os estresses ambientais, podendo ocorrer:
Analise e marque a opção FALSA:
	danos na biodiversidade.
	diminuição da pesca.
	doenças infecciosas.
	desmatamento de florestas tropicais.
	abundância de água.
6. Não podemos discutir sobre sociedade e meio ambiente e deixar de falar sobre população. O papel dado à população, segundo vários autores, reflete menos conflitos de evidências do que de interpretação da mesma evidência. Os estudos de caso com populações regionais têm sugerido cautela nas associações população transformação. Isso, porém, não solapa o papel da população como:
Ressignificação de valores dentro de uma base cooperativa próxima ao pensamento crítico;
Atitudes sustentáveis e valores éticos nos espaços sociais e nas práticas laborais.
Propiciando os processos de mudanças culturais no sentido da instauração de uma ética ecológica.
Importante força indutora de mudanças ambientais, mas acentua seu significado no contexto da organização tecnológica e sociocultural.
Habilidade para resolução de problemas;
7. A sociedade humana, empurrada por padrões de consumo insustentáveis, impostos por modelos de desenvolvimento insanos, completados por um mórbido e renitente crescimento populacional, tornou-se mais injusta, desigual e insensível de poucas décadas para cá. Agora experimenta um profundo colapso de ética e de valores humanísticos, verificável em suas atitudes diárias, permitindo o crescimento da corrupção, a corrosão da democracia e o alargamento do fosso entre ricos e pobres (Dias, 2004). Vamos acrescentar a essa fala de Genebaldo Freire Dias todas as alterações ambientais globais, induzidas por dimensões humanas. Qual alternativa abaixo NÃO corresponde a essas alterações induzidas pelo homem?
	poluição dos solos
	Erupções Vulcânicas que desmatam áreas e aumentam a temperatura local
	poluição das águas
	perda da biodiversidade
	poluição atmosférica
8. Complete as lacunas da frase com a alternativa que tenha as palavras corretas, respectivamente. Os recursos ________________que compõem parte do capital ____________da Terra, podem nos fornecer uma renda biológica_____________________, desde que não usemos esses recursos mais rápido do que a natureza o renova.	
	Renováveis; natural; indefinidamente renovável
	Renováveis; social, pobre
	Não Renováveis; cultural; sustentável
	Renováveis, econômico; pobre
	De intervenção indireta, progressivo; enorme
9. Com relação à gestão ambiental analise as afirmativas a seguir:
I. Numa visão mais moderna, a gestão ambiental desenvolve-se com base na formulação de uma política ambiental, em que estejam definidos os instrumentos de gestão a serem utilizados (controle ambiental, avaliação de impactos ambientais, planejamento ambiental, objetos de conservação ambiental, planos de gestão etc.).
II. Nos últimos anos, o conceito de gestão vem sendo utilizado para incluir, além da gestão pública do meio ambiente, os programas de ação desenvolvidos por empresas e instituições não-governamentais para administrar suas atividades dentro dos modernos princípios de proteção do meio ambiente.
III. O conceito de gestão ambiental tem evoluído na direção de uma perspectiva de gestão compartilhada entre os diferentes agentes envolvidos e articulados em seus diferentes papéis.
IV. A gestão ambiental é um processo político-administrativo de responsabilidade do poder constituído, destinado a, com participação social, formular, implementar e avaliar políticas ambientais a partir da cultura, realidade e potencialidade de cada região, em conformidade com os princípios de desenvolvimento sustentável.
Estão corretas as afirmativas:
	I, II e III
	II, III, e IV
	I, II e IV
	I, III e IV
	I, II, III e IV
10. Com relação a GESTÃO AMBIENTAL, podemos AFIRMAR que:
A gestão ambiental desenvolve-se com base na formulação de uma política ambiental, em que estejam definidos os instrumentos de gestão a serem utilizados (controle ambiental, avaliação de impactos ambientais, planejamento ambiental, objetos de conservação ambiental, planos de gestão etc).
A gestão ambiental atua em sentido contrário aos princípios de desenvolvimento sustentável, que é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.
Gestão ambiental é um processo administrativo de responsabilidade do poder público, destinado a, exclusão social, capaz de formular, implementar e avaliar políticas ambientais a partir das decisões dos governantes.
O conceito de gestão visa excluir a gestão pública do meio ambiente, valorizando os programas de ação desenvolvidos por empresas e instituições não-governamentais para administrar suas atividades dentro dos modernos princípios de degradação do meio ambiente.
O conceito de gestão ambiental tem evoluído na direção de uma perspectiva de gestão centralizadora entre os diferentes agentes envolvidos que estão desarticulados em seus diferentes papéis.

Outros materiais