Buscar

AULA 3


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
AULA 03
1. Os níveis estratégico, tático e operacional
2. Planejamento Estratégico
3. Planejamento de RH
4. O planejamento de RH e o planejamento organizacional 
*
1. Os níveis estratégico, tático e operacional
*
Nível Estratégico
O planejamento neste nível é de longo prazo e de responsabilidade da Alta Direção da empresa, mas, dependendo do caso, pode haver a participação de gerentes e de outros níveis hierárquicos. Muitas vezes uma consultoria também é contratada para auxiliar. Os dados utilizados são incompletos e imprecisos. Aqui é determinado e revelado o propósito institucional em termos de visão, missão, objetivos permanentes, programas de ação, prioridades de alocação de recursos; delimita-se os domínios de atuação da Instituição; descreve-se as condições internas de respostas ao ambiente externo e a forma de modificá-las, com vistas ao fortalecimento da Instituição; engajam-se todos os níveis hierárquicos para a consecução dos objetivos; define-se a natureza das contribuições econômicas e não-econômicas que a Instituição deve fornecer a seus parceiros-chave.
Nível Tático
É de médio prazo (em geral até um ano) e de responsabilidade dos gerentes de cada área. O planejamento tático é complementar ao planejamento estratégico e define os meios, recursos e prazos para o sucesso do empreendimento. Também é da gerência a responsabilidade por seu acompanhamento.
*
Nível Operacional
O planejamento operacional é considerado a tomada de decisão de curto prazo. Nesse último tipo de planejamento, é comum encontrarmos dados muito acurados e precisos, e seus métodos devem ser capazes de manipular um grande volume de dados. Ele é a tradução do planejamento estratégico (ou de um grande projeto) em atividades operacionais e executáveis, considerando os recursos (humanos, materiais, financeiros e tempo) disponíveis. É o guia para a atuação concreta a fim de alcançar os resultados esperados e serve como base para o monitoramento e a avaliação.
*
2. Planejamento Estratégico
*
Segundo David Lobato, o Planejamento Estratégico "Pode ser conceituado como o processo dinâmico através do qual são definidos caminhos que a empresa deverá trilhar por meio de um comportamento proativo , levando em conta a análise do seu ambiente e em consonância com a sua razão de existir, a fim de construir o seu futuro desejado“.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
“O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas as implicações futuras de decisões presentes”
Peter Drucker
Um dos problemas enfrentados pelo executivo que toma decisões não é o que a sua empresa deve fazer no futuro, mas sim o que deve fazer hoje para estar preparada para as incertezas do futuro.
*
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
*
3. Planejamento de RH
*
PLANEJAMENTO DE RH
PRH é mais uma estratégia de abordagem e de tratamento global da administração dos recursos humanos, integrada ao negócio da empresa e que inclui a preocupação com o futuro, do que propriamente mais um conjunto de técnicas que se somam às já existentes, embora essa abordagem sistêmica possa gerar a necessidade de serem criadas novas técnicas ou instrumentos de administração de pessoal.
 
Um conceito de Planejamento de Recursos Humanos envolve as seguintes idéias:
 
“Planejamento de Recursos Humanos compreende o processo gerencial de identificação e análise das necessidades organizacionais de Recursos Humanos e o conseqüente desenvolvimento de políticas, programas, sistemas e atividades que satisfaçam essas necessidades, a curto, médio e longo prazos, tendo em vista assegurar a realização das estratégias do negócio, dos objetivos da Empresa e de sua continuidade sob condições de mudança”. 
*
4. Planejamento de RH x Planejamento Organizacional 
*
O Planejamento de RH e o Planejamento Organizacional
O Planejamento Estratégico produz uma visão do futuro e se não houver também a visão do futuro quanto aos recursos humanos, o próprio planejamento do negócio e sua continuidade poderão ficar comprometidos, uma vez que os Recursos Humanos representam o fator que dinamiza, de forma criativa, toda a organização na direção dos objetivos estabelecidos, a curto, médio e longos prazos.
 
O Planejamento de RH integrado ao Planejamento Estratégico significa dimensionar a quantidade e a qualidade dos Recursos Humanos exigidos, como e quando isto pode ser conseguido, a fim de que os profissionais que, no futuro, substituirão os atuais líderes da empresa, apresentem a competência e o desempenho necessários para assegurar sua continuidade com sucesso.
O verdadeiro desafio do Planejamento de RH é integrar as práticas de RH à estratégia empresarial. Os profissionais de RH precisam trabalhar com os gerentes de linha para identificar práticas de RH que realizem a estratégia empresarial.
*
O Planejamento de RH e o Planejamento Organizacional (cont.)
Na Frontier Communications, o trabalho realizado por Janet Sansone resultou na utilização de um conjunto de questões de RH para auxiliar a criação de planos empresariais. Sua participação no comitê executivo ajudou a garantir que cada decisão empresarial passasse pelo teste de RH. Antes de iniciar uma série de aquisições, por exemplo, as questões foram sistematicamente consideradas. A administração foi preparada para formular perguntas básicas como: 
 O talento da empresa adquirida adicionará valor à Frontier?
 As práticas de RH (remuneração, treinamento, avaliação e aposentadoria, por exemplo) da empresa adquirida serão congruentes com as da Frontier e, se não, qual o custo da integração?
 O estilo gerencial e a cultura empresarial da firma adquirida serão coerentes com os da Frontier?
Ao fazer estas perguntas, Sansone se torna uma parceira estratégica, integrando seu trabalho aos planos da empresa.
*
O Planejamento de RH e o Planejamento Organizacional (cont.)
*
O Planejamento de RH e o Planejamento Organizacional (cont.)
Se o desafio for superado e a organização conseguir atingir a integração do planejamento de RH com o planejamento estratégico, posicionando-se ao centro da linha mostrada no quadro acima, podemos identificar pelo menos 3 campos de análises que deverão ser conduzidas, relativas aos recursos humanos:
 Previsão das necessidades de recursos humanos requeridos pelo negócio;
 Análise da capacidade instalada vs. metas estratégicas;
 Analise do ambiente e do mercado de trabalho.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando