Buscar

Trabalho de ética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Introdução
 Neste trabalho apresentaremos de forma sucinta à ética, com princípios e valores morais, que incentivará as boas maneiras do ser humano e de como se comportar-se diante da sociedade. Nesse sentido, a ética terá como fonte de pesquisa A Escrava Isaura, do autor Bernardo Guimarães, no primeiro momento mostrará as atitudes morais que estão relacionadas na obra do autor.
 Na abordagem do trabalho na pesquisa, temos como objetivo a ética, como bem moral, que envolve crenças, culturas, valores éticos e comportamento do indivíduo no convívio social, e o direito de liberdade. Dessa forma, a ética é de relevância social e cultural que abrange uma perspectiva do caráter do indivíduo, na condição de reproduzir mudanças atitudinais, como forma de mostrar a realidade dos fatos.
 De acordo com a obra A Escrava Isaura, os personagens mantinham-se em uma estrutura educacional, sendo voltado para a vida cotidiana, mas, por outro lado, se reconhece também a falta de compromisso com a educação, gerando assim arrogância e vaidade em poder obter um domínio hierarquizado.
 A época era representada pelo poder de mineração escravista, nessa condição nem todos tinham o direito de liberdade, pois o trabalho escravo era doloroso, e os princípios morais na educação tinham um efeito, o que significava a pura ideia de que não se podia fazer algo errado, no qual o indivíduo era dotado pelo absurdo de sua culpa na sociedade em que ele vivia, era inaceitável.
A Escrava Isaura
 A Escrava Isaura traz como eixo central o estudo crítico-reflexivo do escritor romântico Bernardo Guimarães em meados do século XIX. O objetivo principal for refletir acerca da discriminação racial, tema que na sociedade reflete de forma que evidencia e causa traumas, conflitos, sofrimento e que fica registrado na vida de cada indivídua que passa por qualquer um desses preconceitos.
 Nessa obra, retratou-se também a discriminação racial, onde a personagem central era uma escrava de cor branca, que não possuía características do negro, mas, todavia, era discriminada.
 É importante percebermos que somos indivíduos diferentes com direitos iguais, mas nem sempre na sociedade acontece como está escrito nas normas e a partir daí deve-se construir uma proposta de educação embasada na ética, também para os direitos humanos e cidadania, é de suma importância mostrar a problematização que está centrada no preconceito racial.
 Esta obra literária leva a um estudo com a forma de estabelecer uma reflexão sobre o preconceito racial no âmbito escolar, ou qualquer outro espaço, tema esse que pouco se leva em conta, onde através da ética podem-se estudar temas como a homogeneização cultural, as práticas discursivas universais, as desigualdades socioeconômica, onde milhões de indivíduos sofrem com esses preconceitos, pessoas que vivem a margem da sociedade, excluídos, ou seja, não são discutidos os princípios fundamentais das sociedades burguesas liberais que se opõem à cultura de defesa dos direitos humanos, da diversidade e da cidadania.
 Isaura era uma mulher de pele clara, que colocou o racismo de forma evidente, era filha de uma escrava e não tinha sua liberdade até para amar. Diante disso, temos um tratamento desumano percebidos da mesma maneira nas várias culturas e sociedades, formando o fundo comum contra o qual os valores éticos são erguidos, temos o exemplo do negro, a questão racial e um problema chamado violência, onde diferentes formações sociais e culturais instituíram conjuntos de valores éticos como padrões de conduta, relações intersubjetivas e interpessoais, de comportamento social que pudessem garantir a segurança física e psíquica de qualquer indivíduo negro na sociedade.
 Fundamentalmente a violência nasce na cultura, e é entendida como violação da integridade física e psíquica, da dignidade humana de alguém, em que a ética é normativa, exatamente por isso, uma vez que, suas normas determinam permissões e proibições e visam impor limites e controles ao risco permanente da violência em que o principal alvo aqui neste trabalho é o nego, que entrou para a referência social como alguém excluso da sociedade, com qualidades diferentes dos europeus e sendo até mesmo objeto de discriminação para o branco colonizador.
 Como desconstruir o racismo refletindo sobre a obra A Escrava Isaura? Um romance como uma jovem de pele clara, originada de uma paixão de um branco com uma negra, tendo assim uma mistura de sangues, trazendo à tona a discriminação em amplos sentidos.

Outros materiais