Buscar

ppevi refeito


Continue navegando


Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE PEDAGOGIA
NAYARA MARCONDES FERNANDES
UMA ANÁLISE SOBRE A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA DE CIDADANIA DOS ALUNOS NA PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO DE VALORES 
POUSO ALEGRE
2017
NAYARA MARCONDES FERNANDES
EDUCAÇÃO E VALORES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
	Projeto de TCC , apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade aprovação da disciplina Pesquisa Estácio de Sá, como requisito parcial para e Prática em Educação VI.
Orientador : MARCIA GONZALEZ DAS CHAGAS
POUSO ALEGRE
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO .........................................................................................
APRESENTAÇÃODO TEMA.................................................................
QUESTÕES NORTEADORAS ............................................................
OBJETIVOS..........................................................................................
JUSTIFICATIVA .................................................................................
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS.............................................
..REFERÊNCIAS ...........................................................................................
1.INTRODUÇÃO
Nesse presente trabalho serão abordadas assuntos relacionados ao papel do professor na sociedade atual, abordando a importância da educação de valores , ética e moral cívica .As questões que serão abordadas são oriundas da realidade de nosso país. A educação é revolucionária e seu valor inestimável , o acesso a educação de qualidade tem o poder de democratizar um país o tornando mais justo 
 
APRESENTAÇÃO DO TEMA
Uma frase muito falada hoje em dia é : ‘‘ Educação vem de berço ’’, realmente a nossa família , nosso lar são os principais agentes na formação do individuo , assim como desde os primórdios o exemplo é a melhor escola que uma criança pode ter , a educação é transmitida de pais para filhos durante a vida toda. Aprender que a vida é regida por Leis e que o não cumprimento das mesmas geram consequências que devem ser arcadas.
A educação precisa caminhar para a transformação ,mas não no quesito de tecnologias e novas descobertas e sim resgatar modelos como 
Durkheim (1973; 1984) baseando-se num extenso estudo sobre a sociologia e a moral, é porventura o primeiro a propor uma estratégia pedagógica concreta de educação dos valores morais-pessoais e ético-sociais, visando três elementos da moralidade:
1 – O espírito de disciplina, 2 – A adesão a grupos sociais, 3 – A autonomia da vontade.
A vivência em grupo social ou até mesmo a escola, é considerada por Durkheim como o principal modo de educação moral. É dentro do grupo, nas suas interações, que se desenvolve a autodisciplina e se domina a vontade.
No campo da Educação Moral e Cívica, se pretende não tanto assimilar conceitos ou adquirir conhecimentos, mas sim
 
˜  O desenvolvimento de capacidades para a resolução de problemas,
˜  O desenvolvimento do raciocínio moral orientado para a justiça,
˜  Construção de atitudes,
˜  Elaboração de sentimentos, promovendo um quadro de referência para a vida pessoal e comunitária,
É preciso avaliar a consecução dos objetivos no campo cognitivo (do saber), da afetividade (do saber ser, do relacionamento) e no campo comportamental ou psicomotor (do saber fazer).
Com a Educação Moral e Cívica pretende-se modificar as atitudes e os comportamentos, a construção de valores democráticos; aí deve incidir a avaliação. Deste modo, procura-se uma maturação pessoal, social e cívica. Tem-se uma filosofia de base, considera-se o conhecimento, os valores, as atitudes. Estas componentes devem prever uma auto realização, uma maturação social e uma contínua aprendizagem. É nelas que se deve procurar o progresso do aluno,construção de um modo responsável de ser, de estar, de pensar, de conviver, de agir, de expressar, de optar por valores democráticos e por atitudes desejáveis face as relações interpessoais.
 
Por exemplo, “a autonomia e o respeito pelo outro, a diversidade de modos de estar, convicções e valores partilhados por um conjunto diversificado de alunos ou afirmados individualmente escapam a toda classificação, não devendo os resultados do trabalho efetuado, em Educação Moral e Cívica, ser expresso quantitativamente, mas sim qualitativamente”. (Instituto de Inovação Educacional. Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social. 5º e 6º Anos: para aplicação d de experiência pedagógica. Portugal, 1983
 Como afirmou Paulo Freire, “se a educação não pode tudo, alguma coisa fundamental a educação pode”. 
Embora educação e moral seja aprendida desde nossos primeiros passos de vida , esta dualidade entre certo e errado também sempre foi muito notável . Mesmo que todos reconheçam a importância da formação de um ser dotado de valores entre ética/moral e educação, o tema abordado não é tratado como prioritário na educação acarretando assim um ‘’empurra-empurra’’ dos problemas que a falta da formação ética traz .Formação ética é:
[...] a busca pelo desenvolvimento de aspectos que deem aos jovens e às crianças as condições físicas, psíquicas, cognitivas e culturais necessárias para uma vida pessoal digna e saudável e para poderem exercer e participar efetivamente da vida política e da vida pública da sociedade, de forma crítica e autônoma. (ARAÚJO, 2003, p. 31) 
Como a escola pode contribuir para a formação ética e moral de seus membros em nossa sociedade contemporânea?
QUESTÕES NORTEADORAS
Como a escola pode contribuir para a formação ética e moral de seus membros em nossa sociedade contemporânea?
Qual o papel do educador para promover uma tomada de decisão de consciência?
Porque o educador possui um papel fundamental na formação ética e moral do indivíduo, principalmente na educação infantil?
Como construir e problematizar a participação do indivíduo na vida pública?
OBJETIVOS
1.3.1 Objetivo Geral
Analisar a implantação do ensino moral educativo nas escolas a partir do desenvolvimento do sujeito e sua participação na sociedade atual 
1.3.2 Objetivos Específicos
Identificar a importância do ensino da educação moral e ética no contexto educacional; proporcionar uma aprendizagem direcionada na transmissão de conhecimentos e também na formação da criatividade, possibilitar ao aluno formas de ser autônomo ,transformar a educação para um futuro de qualidade
JUSTIFICATIVA
 Este presente trabalho,visa responder; qual a importância da educação de valores para formação moral do indivíduo.
A proposta desta monografia é contribuir a respeito da finalidade de uma educação voltada para o desenvolvimento moral do aluno , dando continuidade a educação transferida de pais para filhos porém com uma base pedagógica e seguindo padrões dos PCN’s . Sendo assim a contribuição do trabalho é pautado em cientificismo que poderão dar novas propostas para o campo da educação .
Éticae moral é um assunto abordado com a perspectiva de explicar sua importância de na escola e no âmbito familiar .
Ética é o conjunto de valores e princípios que usamos para responder a três grandes questões da vida: (1) quero?; (2) devo?; (3) posso?
Nem tudo que eu quero eu posso; nem tudo que eu posso eu devo; e nem tudo que eu devo eu quero. Você tem paz de espírito quando aquilo que você quer é ao mesmo tempo o que você pode e o que você deve.
Mario Sergio Cortella
Segundo Yves de La Teille, professor da Universidade de São Paulo, define a moral como o conjunto de normas sociais que permite que as pessoas vivam com um certo grau de tranquilidade, já que toda vida comunitária pode gerar conflitos. A ética, por sua vez, está relacionada a questões culturais e às decisões dos indivíduos, que podem se comportar de acordo com as normas ou não.
É importante lembrarque ninguém nasce com esses conceitos aprendidos e incorporados! Como seres sociais que somos, vamos desenvolvendo e aprendendo sobre moral e ética ao longo da vida.
 Trabalhar a ética é adentrar na discussão e indagar: o que são, de onde vêm e o que valem os costumes?
    A ética é a parte da filosofia que discute os sistemas pessoais e culturais de valores. Ela se preocupa em encontrar um fim legítimo para as motivações e atitudes humanas, procurando discernir noções de certo e errado, bom e mau. Ela é a investigação geral sobre aquilo que é bom, e tem por objetivo facilitar a realização das pessoas. Que o ser humano chegue a realiza-se a si mesmo como tal, isto é, como pessoa.
    Chauí (2002), em seu livro “Convite à Filosofia” salienta que toda cultura e cada sociedade institui uma moral, isto é, valores concernentes ao bem e ao mal, ao permitido e ao proibido.
    Ainda segundo Chauí (2002), a ética nasce da compreensão do caráter de cada pessoa, ou seja, do senso da consciência moral próprio de cada indivíduo. Porém, faz coro com Sócrates ao defender que nosso sentimento, nossa conduta, nossas ações e nossos comportamentos são modulados pelas condições que vivemos (família, classe e grupo social, escola etc.), ou seja, afirma que somos formados pelos costumes de nossa sociedade, que nos educa para respeitarmos e reproduzirmos valores propostos por ela como bons, logo, como obrigações e deveres.
    Para os PCNs a ética permeia as relações humanas, orientando como devemos agir para com os outros, favorecendo os valores de igualdade. E, sobretudo que está presente em todas as relações estabelecidas no âmbito escolar.
    Ainda segundo os PCNs, a ética nos propicia reflexões sobre a conduta humana, ao nos questionarmos como devemos nos portar ou agir perante o outro, a amplitude da pergunta, resulta em uma resposta complexa, porém com tomada de decisão valorativa.
    La Taille (2006), salienta que princípios éticas não estão inseridos no DNA dos indivíduos, todavia, as relações sociais são determinantes para a formação ética e moral destes.
    Davis (1994) diz também que valores adquiridos pelo indivíduo, são determinantes no comportamento do mesmo, ou seja, ajudam a orientar a ação individual no meio cultural, influenciando a forma de perceber e significar as experiências que vive.
    Para Chauí (2002), o campo de valores e obrigações morais parte da consciência do agente moral, ou seja, é sujeito ético ou moral somente aquele que sabe o que faz, conhece as causas e os fins de sua ação, o significado de suas intenções e de suas atitudes e a essência dos valores morais; daí o importante papel da escola em instigar o aluno a pensar e repensar suas ações sociais cotidianas.
1.5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Baseado em obras de teóricos , o presente trabalho foi elaborado a partir de estudos quantitativos, O primeiro autor escolhido foi Jean Jacs Rousseau , pois no livro o autor cria um personagem fictício para proporcionar a ele a educação ideal , segundo autor escolhido foi Paulo Freire Educação como prática de liberdade, entre outros que puderam nortear minhas pesquisas .
6 REFERÊNCIAS
CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. 12ª. ed. São Paulo: Ed. Ática, 2002. DAVIS, C. Psicologia da Educação. 2ªed. Ver. São Paulo, SP: Cortez, 1994.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FORTES, Luiz Roberto Salinas (1987). “Democracia, Liberdade e Igualdade”. In: FORTES, Luis Roberto Salinas & NASCIMENTO, Milton Meira (org.). A constituinte em debate. Colóquio realizado de 12 a 16 de maio de 1986, por iniciativa do departamento de filosofia da USP - Sociedade de Estudos e Atividades Filosóficas (SEAF). São Paulo: Sofia Editora.
_______(1988). Fazer o homem ou o cidadão. Perspectiva; r. CED
Florianópolis, vol.11, nº 6, pg. 9-12, Jl/Dez
Introdução e notas de Paul Arbousse -Bastidf e Lourival Gomes Machado. Coleção “Os Pensadores ”.São Paulo: Abril Cultural.
La TAILLE, Y. de. Moral e ética: dimensões intelectuais e afetivas. Porto Alegre: Artmed, 2006. NASCIMENTO, Milton Meira (1988). Política e pedagogia em Rousseau. Perspectiva; r.CED,Florianópolis,vol.11,nº6,pg.13-21,Jl/Dez.
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia, 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1984
NASCIMENTO, Milton Meira (1988). Política e pedagogia em Rousseau. Perspectiva; r.CED,Florianópolis,vol.11,nº6,pg.13-21,Jl/Dez.
ROUSSEAU, Jean-Jacques (1974). Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Tradução de Lourdes Santos Machado. 
Introdução e notas de Paul Arbousse -Bastidf e Lourival Gomes Machado. Coleção “Os Pensadores ”.São Paulo: Abril Cultural.
_______(2004). Emílio, ou Da Educação. Tradução Roberto Leal Ferreira. – 3ª edColeção Paidéia.São Paulo :Martins Fontes.
http://revistacrescer.globo.com/Criancas/Escola/noticia/2016/11/cortella-nao-e-so-educacao-dos-filhos-que-e-necessaria-mas-dos-pais-tambem.html
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: apresentação dos temas transversais: ética/ Ministério da Educação. Secretaria da educação Fundamental- 3ª ed. Brasília: Secretaria, 2001.
2017
TERMO DE RESPONSABILIDADE
Enquanto aluno(a) do Curso de Pedagogia, da Universidade Estácio de Sá, na modalidade EaD, matrícula nº 201609009631, assume toda responsabilidade, perante a prática de cópia ou plágio de obras ou fragmentos de obras de autores, quaisquer que sejam, tanto em material impresso como de Internet, nos aspectos educacionais e legais. 
Assume que as Normas da ABNT serão o parâmetro para as citações e que passa a deter toda e qualquer responsabilidade diante de situações ilícitas editoriais e acadêmicas no que se refere à disciplina  PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO VI (CEL0371/2656600) 9018
POUSO ALEGRE de 06 de outubro de 2017
 
 
 Nayara Marcondes Fernandes