Buscar

desafio profissional segundo bimestre atps

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

o
São muitos os elementos que podem e devem ser usados para contribuir com a formação de todos os alunos, professores e colaboradores que irão desfrutar dessa sala temática, pois a mesma irá favorecer a aprendizagem em uma visão mais moderna e contemporânea. Um trabalho pedagógico-musical,pode ser realizado em um contexto educativo,no qual a música é entendida como um processo contínuo de construção que envolve: perceber,sentir,experimentar,imitar,criar e refletir.
Na educação infantil nota-se que por meio das brincadeiras de explorar como: brincar com objetos sonoros que estão ao seu alcance, experimentar as possibilidades de sua voz e imitar o que ouve, a criança começa a categorizar e a dar significados aos sons que antes estavam isolados, agrupando-os de forma que comecem a fazer sentido para ela desde o berçário até a pré-escola.
Já na adolescência o fato da música estar presente no ambiente de aprendizagem facilita a relação do aluno com a imaginação, desenvolvendo nele a criatividade, a memória, a concentração, a autodisciplina, o respeito ao próximo e a sua socialização, pois é nessa fase que o aluno está mais disperso na escola, e aí vem a importância de um projeto como esse para trazê-lo de volta ao meio educativo de uma forma mais agradável e prazerosa, pois está mais que provado que a música é utilizada como um eixo norteador do processo de alfabetização, pois eleva a auto-estima do aluno e estimula diferentes áreas do cérebro dando facilidade á capacidade de concentração e fixação de dados.
As aulas que utilizam esse recurso tecnológico da música devem ser feitas de modo a introduzir a magia dos sons, permitindo que os alunos de uma forma geral criem e executem atividades musicais de maneira lúdicas e questionativas. Nessas aulas o professor pode mostrar aos seus alunos diversas formas de construir instrumentos musicais com materiais recicláveis,a fim de desenvolver sua coordenação motora enquanto ao mesmo tempo se descontraem cantando e se divertindo,podem trabalhar a construção de letras de músicas dentro do conteúdo de matérias como: Português, História, Geografia... podem também realizar jogos musicais e assim desenvolver sua cultura e estimular o seu contato social em diferentes linguagens.
A pedagogia e a tecnologia sempre foram elementos fundamentais e inseparáveis da educação, sendo assim, é uma forma de conhecimento, ”coisas”, tecnológicas não fazem sentido sem o “saber” como usá-las, fazê-las, pois tudo que se refere à tecnologia se torna um conjunto de discursos, práticas, valores e efeitos sociais. Portanto,quando se fala em música e inclusão social,a idéia é de que a música seja o elemento facilitador que permitirá uma melhor inclusão do aluno na sociedade.
Em um projeto social, as atividades culturais são vistas como um importante meio de reconstrução da identidade sociocultural e a música está entre as atividades de grande valor significativo. Observa-se também que tanto os alunos do projeto como a sua família e a sociedade local tem o dever de fortalecer esses laços com a ONG,dando a ela total apoio e ajudá-la a mostrar a essas crianças e adolescentes a importância da música em seu processo de crescimento cultural.Um outro aspecto,mas não menos importante do projeto,é constatar durante as aulas ministradas o senso de responsabilidades que os alunos terão a medida em que eles demonstrarem estar concientes de seu papel diante das atividades realizadas dentro do projeto e como levaram esse conhecimento para a sua vida futura.
E por meio desse projeto social a música se torna um eixo condutor, pois a participação de crianças, adolescentes e jovens em aulas de músicalização não deixa de ser uma forma de afastá-los do crime, das drogas e da violência, pois garante a eles, através é claro de seu esforço próprio e contínuo também, a participação na sociedade de uma forma positiva e conseguindo fazer da arte um instrumento da paz e da integração social
A educação é e sempre foi um processo complexo que utiliza a mediação de algum tipo de meio de comunicação como complemento ou apoio à ação do professor em sua interação pessoal e direta com os alunos e com a modernidade atual cada vez mais esses recursos tecnológicos irão fazer parte na construção do saber do aluno. A sala de música pode e deve ser considerada uma tecnologia da mesma forma que o quadro negro e o giz são.
Mais que um projeto de uma sala tecnológica de música de uma ONG, esse espaço busca construir um ser humano mais responsável com o futuro dele e de todos a sua volta na sociedade em que vive, ou seja, o “projeto: Esperança e tecnologias na educação” é uma oficina do saber e os seus valores positivos serão diversos entre eles se destacam: a compreensão, a tolerância e a igualdade através do convívio benéfico que o aprendizado da música traz.

Continue navegando