Buscar

Conhecendo o Rio Tietê

Prévia do material em texto

TRABALHO EM CAMPO - CONHECENDO RIO TIETE
Para melhores resultados vamos conhecer uns dos rios mais importantes não somente da bacia Parana´, mas de todo Brasil - Rio Tiete.
Pela proximidade poderemos visitar sua nascente e percorrer parte de seu trajeto, assim entendendo sua diversividade e suas causas ao longo de seu percurso.
O Rio Tietê é uns dos mais importantes rios que compõe a bacia hidrográfica do Parana, sendo o rio de maior importância do estado de São Paulo.
Percorre 1100km, praticamente atravessa o estado de São Paulo de lesta a Oeste, inclusive a cidade de São Paulo, sendo de grande fator na geografi urbana.
Sua nascente esta situada em Salesopolis, a 22km do litoral paulistano, porém ao contrario dos demais rios, seu percurso não vai para o oceano, segue com destino ao interior, sendo assim com drenagem endorreica, o que favoreceu a colonização a suas margens.
Na época do colonização, foi navegado pelos colonizadores, principalmente portugueses , que exploravam o interior paulistano.
Por ser um solo muito fértil, suas margens foram as primeira a ser habitadas.
Sua nascente em Salesópollis a 1120 metros de altitude, devido as escarpas da serra do Mar fazem com que seu percurso seja sentido inverso, rumo ao interior, atravessando o estado de São Paulo até desaguar no lago formado pela barragem de Jupiá, no rio Paraná, que faz fronteira com Mato Grosso do sul, cujo os municípios de Itapura (São Paulo) e Castilho (São Paulo), cerca de cinquenta quilômetros a jusante da cidade de Pereira Barreto.
O Tietê atravessa a cidade de São Paulo e percorre 1 136 km em direção ao interior do estado, porém , uma condição absurda se destaca diante da condição de tratamento das agua que ao longo de seu percurso que é poluída devido a grande impermeabilização dos solo na região metropolitana que as aguas de chuvas foram direcionadas para galerias , aos córregos e finalmente desaguada ao Tiete, ou seja chegando poluída. Somente a cidade de Biritiba-Mirim trata 100% do esgoto coletado. São 34 municípios que compõe a região metropolitana de São Paulo, 19 não possuem tratamento de esgoto, que lança direto dos córregos e rios todo volume no Tiete. Estimativa acredita em um volume diário de , 690 toneladas de esgoto lancados no rio mais importante do Estado.
As margens do Rio Tiete, no município de São Paulo, possuem o maior eixo viário da cidade, em média 2.000.000 de veículos circulam diariamente (dados fornecidos CET)
O rio Tietê é tão extenso que foi subdividido: Alto Tiete, Médio Tiete e Baixo Tiete, que drena uma área que possui seis sub-bacias hidrográficas.
È uma das regiões mais ricas hemisfério Sul, banhando cerca de 62 cidades ao longo de seu percurso
Varias barragens (como por exemplo na de Barra Bonita) foram realizadas sistemas de eclusas que facilitariam a manutenção da navegação fluvial. Muitas barcaças fazem o transporte da produção da região com um custo menor do que o do transporte rodoviário.
A hidrovia Tietê-Paraná facilita com custo baixo a navegação numa extensão de 1 100km entre Conchas, no rio Tietê, em São Paulo e São Simão, em Goiás, no rio Paranaíba, até Itaipu, atingindo 2 400 quilômetros de via navegável

Continue navegando

Outros materiais