Buscar

Anatomia Palpatória 2

Prévia do material em texto

Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 26/09/2017 15:07:51 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201707346388)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Correlacione as estruturas com a palpação correspondente:
a) Nervo Ulnar
b) Osso Pisiforme
c) Nervo Mediano
d) Extensor curto do polegar
e) Braquiorradial
f) Artéria Radial
( ) Paciente sentado, cotovelo flexionado e apoiado na maca, antebraço em posição neutra. Fisioterapeuta de frente para o paciente com uma de suas mãos apoiada no 1/3 distal do antebraço do paciente. O terapeuta irá resistir à flexão do cotovelo e a estrutura ficará bem pronunciada.
( ) Paciente sentado, cotovelo fletido, antebraço em posição neutra e apoiado na mesa. Fisioterapeuta de frente para o paciente, só que a resistência é imposta na falange proximal do polegar do paciente. Ao movimento resistido, o tendão da estrutura a ser palpada ficará bem proeminente ao nível da tabaqueira anatômica. Também se pode recorrer a um movimento associado de desvio palmar do polegar ou flexão da falange distal fazendo com que o referido tendão fique mais pronunciado.
( ) Paciente sentado, cotovelo fletido, antebraço apoiado em supinação. Fisioterapeuta de frente para o paciente. O terapeuta rebate o palmar longo, ao nível da prega de flexão do punho e encontra a estrutura a ser palpada abaixo dele.
( ) Paciente sentado, cotovelo fletido, antebraço apoiado em supinação. Fisioterapeuta de frente para o paciente. A palpação da estrutura ocorre próximo ao osso pisiforme, geralmente entre ele e o piramidal.
( ) Paciente sentado, cotovelo fletido, antebraço apoiado em supinação. Fisioterapeuta de frente para o paciente. O terapeuta palpará a região mais radial do punho ao nível do processo estilóide preferencialmente com seu indicador e perceberá a palpação desta estrutura.
( ) Paciente sentado, com o antebraço apoiado, em supinação. Fisioterapeuta de frente para o paciente. O terapeuta palpará sobre a prega de flexão do punho no seu lado mais ulnar e deslocará o dedo sensitivo distalmente até encontrar a estrutura a ser palpada.
		
	
	e, d, c, f, b, a
	
	a, d, c, e, f, b
	
	e, c, d, a, b, f
	 
	e, d, c, a, f, b
	
	d, a, c, b, f, e
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201707348976)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para melhor palpação das fibras claviculares do músculo peitoral maior, é solicitado ao paciente:
		
	
	Abdução horizontal de ombro
	 
	Adução horizontal do ombro
	
	Rotação externa de ombro
	
	Abdução do ombro
	
	Extensão de ombro
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708393169)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Leia a afirmativa e assinale a alternativa com as respostas que preenchem as lacunas corretamente. ¿Os Mecanorreceptores são encontrados na __________ e na __________ e são responsáveis pela captação de estímulos de __________ e __________¿.
		
	
	Pele / epiderme / calor / frio
	 
	Epiderme /derme / tato / pressão
	
	Pele / cabeça / tato / frio
	 
	Epiderme / derme / calor / pressão
	
	Epiderme / derme / frio/ pressão
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708377047)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ossos carpais ¿ fileira distal: fileira composta pelos ossos: trapézio, trapezóide, capitato e hamato. O osso hamato apresenta uma projeção anterior (em direção a palma da mão), denominada de hâmulo do hamato, podendo ser palpada na palma da mão. Os outros três ossos (trapézio, trapezóide e capitato) são palpados com maior facilidade no dorso da mão. De acordo com o texto acima, marque a afirmativa INCORRETA.
		
	
	Osso trapézio: após a localização do osso escafóide na tabaqueira anatômica, deslize o dedo distalmente em direção ao trapézio. Outra alternativa é a palpação do primeiro osso metacarpal. Localize a base do primeiro osso metacarpal, deslize o dedo proximalmente para encontrar o osso trapézio. Observe que a articulação entre o osso trapézio e a base do primeiro osso metacarpal (articulação carpometacarpal do polegar) apresenta ampla liberdade. Trata-se de uma articulação selar, que garante o movimento de oponência do primeiro dedo
	
	Osso hamato (hâmulo do hamato): na palma da mão, localize o osso pisiforme. O hamato está localizado cerca de 2,5cm distal e lateral a este osso, entre as bases do quarto e quinto ossos metacarpais. Uma estratégia simples para a palpação é: localize o osso pisiforme do paciente. Posicione a sua prega digital distal do polegar (referente à articulação interfalângica do polegar) sobre o osso pisiforme, flexione a falange distal, de forma que a ponta do seu polegar esteja direcionada para o segundo dedo do paciente. Após este posicionamento, você palpará profundamente o hâmulo do osso hamato
	 
	Osso trapezóide: após a localização do osso trapézio no dorso da mão, deslize o dedo lateralmente, de forma que seu dedo permaneça alinhado com o quarto osso metacarpal.
	
	Osso capitato: localizando o osso trapezóide no dorso da mão, deslize o dedo medialmente, de forma que seu dedo permaneça alinhado com o terceiro osso metacarpal
	
	Osso trapezóide: após a localização do osso trapézio no dorso da mão, deslize o dedo medialmente, de forma que seu dedo permaneça alinhado com o segundo osso metacarpal
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201707346234)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em uma avaliação dos músculos do ombro, quando se palpa na região posterior da escápula, acima da espinha da escápula, qual músculo está sendo avaliado?
		
	
	Músculo paravertebral
	 
	Músculo Supra-Espinhoso
	
	Músculo infra-espinhoso
	
	Músculo Deltóide
	
	Músculo rombóide

Continue navegando