Buscar

PROPEDEUTICA - CASO CLÍNICO DE HA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ 
CASO CLÍNICO 
Identificação: R. G. R., 53 anos, masculino, negro, comerciário, casado, natural e residente no RJ.
Queixa Principal: “Cefaléia occipital e dispneia aos esforços”
História da Doença Atual - HDA: Em janeiro de 2009, realizou exame ocupacional de rotina na empresa em que trabalha e sua pressão arterial na época era de 150/100 mmHg e seu exame de urina evidenciou glicose +/4+. Apesar de ser aconselhado pelo médico da empresa a continuar na investigação e tratamento, o paciente não compareceu às consultas agendadas. Em agosto de 2013 começou a apresentar episódios de cefaleia occipital de caráter intermitente acompanhado de escotomas cintiliantes, principalmente em situações de stress (trânsito e emprego).Também refere que ultimamente vem sentindo cansaço e dipnéia quando realiza grandes esforços. Refere que ultimamente vem apresentando aumento do apetite e ganho de peso. Resolveu procurar o ambulatório de seu convênio de saúde para fazer um check-up.
História Patológica Pregressa - HPP: Nega doenças sistêmicas. Refere episódio de erisipela em 2010 tratado com penicilina.
História Social: Nega tabagismo. Etilista social (fins de semana). Mora em apartamento com boas condições higiênicas e sanitárias.
História Familiar: Sua história familiar era positiva para hipertensão arterial (pai com acidente vascular cerebral aos 66 anos e mãe com hipertensão e diabetes.
Exame Físico: Lúcido, orientado no tempo e espaço, em bom estado geral, acianótico, anictérico e eupneico. PA = 160/100 mmHg – FC = 88 bpm – FR = 16 irpm. – Temperatura axilar de 36,80C – Peso de 97 Kg, altura de 1,86 m com IMC (índice de massa corpórea) de 28 Kg/m2. Exame da cabeça e pescoço sem anormalidades. Exame cardiovascular RCR 3T (ritmo cardíaco regular em 3T com B4) – BNF (bulhas normofonéticas), ausência de sopros e extra-sistoles. Exame pulmonar – pulmões limpos. Abdome – aumento do panículo adiposo (cintura abdominal de 102 cm), ausência de visceromegalias. Membros inferiores sem edemas, presença de micose interdigital
QUESTIONAMENTOS:
Descreva o diagnóstico sindrômico.
Qual as hipóteses diagnósticas (diagnóstico diferencial) para o caso clínico?
Quais os exames laboratoriais e de imagem a serem solicitados para avaliação geral deste paciente ?

Outros materiais