Buscar

sensação.pptx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SENSAÇÃO
COMO O MUNDO EXTERIOR CHEGA AO INTERIOR?
CÉREBRO
https://www.youtube.com/watch?v=hk37Avkusv0
MUNDO
SINAIS NEURAIS
ENERGIA FÍSICA
SENSAÇÃO
SENSAÇÃO
ORGANIZAMOS
SELECIONAMOS
INTERPRETAMOS
PERCEPÇÃO
PROCESSO CONTÍNUO
SENSOPERCEPÇÃO
SENSAÇÃO
PERCEPÇÃO
OS SENTIDOS DO CORPO
https://www.youtube.com/watch?v=Zq4l8w-XGsU
ANÁLISE SENSORIAL
Processamento do tipo inferior ou ascendente (bottom-up): captação do estímulo.
Processamento do tipo superior ou descendente (top-down):
A maneira como nossa mente (experiências, expectativas, estado emocional, etc) influenciam a captação e o processamento das informações captadas pelos órgãos sensoriais.
Princípios Básicos
Limiares absolutos:
Energia mínima de um estímulo para ser detectado em 50% das vezes .
Teoria da detecção de sinais:
Preocupa-se com a seletividade e com a variação dos limiares absolutos nos indivíduos, tendo em conta seus contextos e estados físicos e emocionais, buscando relações de causalidade.
Princípios Básicos
Estimulação subliminar:
Nosso limiar absoluto aponta para o limite de nossa percepção a um determinado estímulo sensorial em 50% das vezes, ou seja, deixaremos de detectar o estímulo na metade do tempo, mas na outra metade somos capazes de detectá-lo. Durante algum tempo foi explorada a capacidade de persuasão por meio de estímulos que permanecessem abaixo do limiar absoluto, passando desapercebidos para a maioria das pessoas na maior parte do tempo.
Enquanto podemos, em certas situações, ser influenciados pela estimulação subliminar de maneira sutil e fugaz, seus efeitos não são duradouros nem fortes o suficiente provocar grandes mudanças comportamentais ou cognitivas.
Princípios Básicos
Limiar diferencial:
É a menor diferença necessária para que uma pessoa seja capaz de distinguir dois estímulos na metade das tentativas. Exemplo: a maioria das pessoas não conseguem distinguir entre a ponta de um ou de dois dedos repousados sobre suas costas (tato)
Lei de Weber (ou lei de Weber-Fechner):
Proporção constante que aponta o limiar diferencial para um estímulo específico, ou seja, a relação entre a energia de um estímulo e a intensidade com que o mesmo é percebido.
Adaptação sensorial:
A redução de nossa sensibilidade para estímulos que não se modificam. Caso especialmente interessante é o dos olhos, que permanecem constantemente realizando movimentos imperceptíveis, que permitem a atualização daquilo que vemos.
PARA REFLETIR
Em dias nublados a luz é filtrada pelas nuvens e o contraste diminui, mesmo que a intensidade se mantenha ou seja ampliada, desta maneira o vermelho parece menos vermelho, o verde parece menos verde, o azul parece mais azul e assim por diante, sendo que em algumas culturas tais dias são denominados dias cinzentos. Pessoas deprimidas também apresentam uma percepção de contraste de cores diminuída. Em um dia ensolarado uma pessoa clinicamente deprimida poderá ter uma percepção de cor diferente de uma pessoa saudável. Desta maneira, você acredita que a maneira como percebemos as cores podem afetar o nosso humor, da mesma maneira que o nosso humor pode afetar nossa percepção de cores? Nossa percepção de cores pode influenciar nossa vida psíquica? Poderá uma percepção deficiente das cores ser um dos fatores que influenciam o surgimento de uma depressão?
PERCEPÇÃO EXTRASSENSORIAL
 E 
PSICOLOGIA
Debate.... e provocações...
https://www.youtube.com/watch?v=03uMJMu-lbw
https://www.youtube.com/watch?v=xr0juLA0RlY

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando