Buscar

av proc cil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(ENADE)A expressão ¿acesso à Justiça¿ é reconhecidamente de difícil definição, mas serve para determinar duas finalidades básicas do sistema jurídico ¿ o sistema por meio do qual as pessoas podem reivindicar seus direitos e(ou) resolver seus litígios, sob os auspícios do Estado. Primeiro, o sistema deve ser igualmente acessível a todos; segundo, ele deve produzir resultados que sejam individual e socialmente justos. Sem dúvida, uma premissa básica será a de que a justiça social, tal como desejada por nossas sociedades modernas, pressupõe o acesso efetivo. O acesso não é apenas um direito social fundamental, crescentemente reconhecido; ele é também, necessariamente, o ponto central da moderna processualística. CAPPELLETTI, M.; GARTH, B. Acesso à Justiça. Trad. de Ellen Gracie Northfllet. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 1988, p. 8-13 (adaptado). Considerando o acesso à Justiça como um dos temas relevantes da processualística contemporânea, bem como a repercussão, no ordenamento jurídico brasileiro, do movimento de acesso à Justiça iniciado por Cappelletti e Garth, no sentido de superação dos obstáculos para a efetiva prestação da tutela jurisdicional, conclui-se que
		Quest.: 1
	
	
	
	
	autorização de julgamento por amostragem de recursos especiais interpostos constitui obstáculo ao acesso à Justiça, pois pode prejudicar uma das partes pelo fato de não haver análise detalhada do recurso.
	
	
	o direito de acesso à Justiça não implica, necessariamente, direito de acesso à ordem jurídica justa, ou seja, a compatibilização do direito substancial com a realidade social, judicialmente.
	
	
	a alteração do cumprimento das sentenças e o procedimento sumaríssimo da Justiça do Trabalho são exemplos de reestruturação de práticas tradicionais no Brasil sob a perspectiva da ampliação do acesso à Justiça.
	
	
	as violações de caráter difuso, ou seja, as lesões causadas ao cidadão, individualmente, em diferentes esferas do seu patrimônio jurídico constituem obstáculo ao acesso à Justiça, em razão do alto custo do processo.
	
	
	a restrição do direito à assistência judiciária constitui um dos retrocessos no acesso à Justiça trazidos pela Constituição Federal de 1988
	
	
		2.
		João ingressou com uma ação em face do INSS visando sua desaposentação. Após a instrução, o juiz da 01ª Vara Federal de Salvador, julgou improcedente o pedido do autor, deixando de aplicar ao caso, sem a devida fundamentação, determinado precedente judicial, editado pelo Supremo Tribunal Federal, em controle concentrado de constitucionalidade, que além de tratar de caso idêntico era favorável a tese de João. Neste caso João deverá:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Ajuizar ação cautelar incidental para se preservar a autoridade da decisão do Supremo Tribunal Federal.
	
	
	Interpor recurso de apelação para garantir o adequado prequestionamento da matéria.
	
	
	Impetrar Mandado de segurança considerando a força vinculante dos precedentes judiciais do Supremo Tribunal Federal.
	
	
	Ajuizar reclamação com objetivo de garantir a observância da decisão do Supremo Tribunal Federal.
	
	
		3.
		Sobre os recursos, é CORRETO afirmar:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	A apelação é, em regra, recebida apenas no efeito devolutivo, razão pela qual é sempre possível a promoção de execução provisória do julgado.
	
	
	A renúncia ao direito de recorrer sempre dependerá de anuência expressa da parte recorrida.
	
	
	O recurso extraordinário e o recurso especial não impedem a execução da sentença; a interposição do agravo de instrumento não obsta o andamento do processo, salvo se ocorrer hipótese que justifique a concessão de efeito suspensivo em benefício do agravante.
	
	
	Os embargos de declaração têm efeito infringente como finalidade e regra geral.
	
	
	O agravo de instrumento é, como regra, o recurso cabível contra decisões interlocutórias e deverá ser dirigido para o juízo prolator da decisão recorrida.
	
	
		4.
		(NCPC)Movida ação de mandado de segurança perante o tribunal de Justiça a parte teve seu pleito negado. Diante de tal fato tem-se que poderia interpor recurso
		Quest.: 4
	
	
	
	
	A) Apelação perante o tribunal de Justiça; com efeito devolutivo e suspensivo;
	
	
	B) Extraordinário perante o Supremo Tribunal Federal; com efeito suspensivo;
	
	
	C) Ordinário perante o Supremo Tribunal Federal ; com efeito devolutivo;
	
	
	D) Especial perante o Tribunal Regional Federal, com efeito suspensivo;
	
	
	E) Ordinário perante o Superior Tribunal de Justiça; com efeito devolutivo
	
	
		5.
		No julgamento de determinado Mandado de Segurança foi suscitado conflito de competência entre a 10ª Vara Cível do TJ/RJ e a 08ª Vara Cível da Comarca de Juiz de Fora/MG. Considerando as discussões realizadas em sala acerca do conflito de competência assinale a alternativa correta:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	O conflito de competência deverá ser julgado pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
	
	
	Considerando os órgãos envolvidos no conflito a competência para julgamento será do Superior Tribunal de Justiça.
	
	
	Não há conflito de competência, considerando que os órgãos jurisdicionais são vinculados a Tribunais diversos.
	
	
	Deverá o respectivo conflito de competência ser julgado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas de Gerais.

Continue navegando