Buscar

Mendel ao trabalhar com as ervilhas do tipopisum sativum

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Mendel ao trabalhar com as ervilhas do tipopisum sativum, fixou sete caracteres que apresentavam duas variações opostas e claramente diferenciadas: ervilha verde ou amarela, ervilha lisa ou rugosa, planta alta ou baixa
Organismo empregado por Mendel apresentava características muito apropriadas: é fácil de cultivar, tem aspectos facilmente distinguíveis e produz muitos descendentes. As plantas de ervilha se cruzam entre si com muita freqüência, por autopolinização
Na autofecundação o pistilo da flor é fecundado com seu próprio pólen. Esse processo ocorre com relativa freqüência na natureza
Na fecundação cruzada o pistilo de uma flor é fecundado pelo pólen de outra flor
Mendel começou seus experimentos estudando como se transmitia um só caráter entre a geração progenitora e a filial. Para isso, considerou o caráter cor da semente.
A primeira lei de Mendel
Ao cruzar duas linhagens puras, todos os indivíduos-filhos (F1, a primeira geração filial) obtidos são amarelos.
DNA
é umcomposto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus, e que transmitem as características hereditárias de cada ser vivo.
informações necessárias para a construção das proteínas de ARNs. Os segmentos de ADN que contêm a informação genética são denominados genes
O restante da sequência de ADN tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética.
Essas moléculas se tratam de ácidos nucléicos e são encontradas, na sua maioria, no núcleo ou na região nucleóide da célula, sendo que também são encontradas nasmitocôndrias e nos cloroplastos.
No caso do DNA, o açúcar referido se trata da desoxirribose e as bases nitrogenadas, que podem ser púricas ou pirimídicas, são a adenina, guanina, citosinae a timina. Nesse sentido, as duas primeiras são as púricas e as duas últimas as pirimídicas.
Os cromossomos são os responsáveis por carregar toda a informação que as células necessitam para seu crescimento, desenvolvimento e reprodução. Localizados no núcleo celular, eles são constituídos por DNA, que, em padrões específicos, são denominados genes.
As características próprias de cada indivíduo, como, por exemplo, a cor dos olhos, cabelos, estatura, entre tantas outras, são hereditárias, uma vez que fazem parte de seu código genético (DNA).
Em nosso código genético há 46 cromossomos (23 pares); contudo, é importante saber que o número de cromossomos não está relacionado ao nível de inteligência ou complexidade de cada criatura, uma vez que, o ser humano, não é o ser que possui a maior quantidade de cromossomos.
Dentro do núcleo celular, encontramos também um outro ácido nucléico que contribui na formação de proteína e divisão celular. Tanto o RNA quanto o DNA, são encontrados dentro núcleo celular.
A monossomia (falta de um membro de um par de cromossomas) e a trissomia (presença de três cromossomas em vez do par normal) resultam tipicamente da não-disjunção durante a meiose. Na maioria dos casos, não são viáveis os embriões com monossomia dos autossomas e dos cromossomas sexuais.
Triplodia
Ocorre, principalmente, quando um óvulo é fecundado por 2 espermatozóides ou um óvulo, um glóbulo polar e um espermatozóide se juntam, sendo assim formado um indivíduo com 3 cromossomos homólogos, ao invés de 2.
O termo aneuploidia refere-se a uma alteração genética que leva ao número anormal de cromossomos.
Este distúrbio ocorre durante o desenvolvimento embrionário ou durante a desenvolvimento do gameta, havendo uma separação anormal dos cromossomos durante a mitose ou a meiose, respectivamente, com consequente aumento ou diminuição do número de pares cromossômicos.
Cada célula do corpo humano, com exceção dos glóbulos vermelhos e gametas haploides, apresenta 23 pares de cromossomos, sendo uma cópia de cada par herdado da mãe, e a outra cópia herdada do pai. Os primeiros 22 pares de cromossomos são classificados do 1 ao 22, enquanto que o último par trata-se dos cromossomos sexuais.

Continue navegando