Buscar

D. PROCESSUAL DO TRABALHO II WEB 01 A 07

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

WEB 01 – Mévio, juiz do trabalho, indignado com determinada situação... Não poderá o magistrado instaurar processo de oficio, uma vez que estaria violando o principio da inércia da jurisdição que aduz que nenhum juiz prestará tutela jurisdicional senão quando a parte ou interessado assim requerer, preceito aplicado no processo trabalhista. 
WEB 02 – O sindicato da categoria profissional dos bancários celebrou... O sindicato de bancários utilizou-se da autocomposição que consiste em uma forma de solução de conflito, realizado pelos próprios interessados que uma ou ambas decide por meio de desistência, submissão a transação. 
O sindicato dos professores utilizou-se da heterecomposição que é uma forma de solução de conflito pelo qual uma das partes elegem um terceiro para julgar a lide que a decisão é tomada por um terceiro que não auxilia nem representa as partes em conflito, como na arbitragem e jurisdição. 
WEB 03 – O viajante comercial Saulo pretende mover ação trabalhista em face ..... a) Segundo as regras contidas em legislação própria... A ação deve ser proposta na vara da localidade em que a empresa tenha agencia ou filial e a esta o empregado esteja submetido, já na falta, será competente a vara da localização em que o empregado tenha domicilio, conforme ART.651, §1, CLT.
b) O judiciário trabalhista possui competência para... Sim! E quanto aos danos morais, o ART. 292, §5, CPC, dispõe sobre. 
WEB 04 - Marcelo Antonio, por intermédio de seu advogado, ajuizou ação trabalhista... Sim pois o advogado tem fé pública, conforme OJ. 269 e 340 do TST. A gratuidade pode ser requerida até a parte recursal bastando a simples declaração da parte ou de seu advogado na petição sem a necessidade da juntada de declaração de hipossuficiência, ART. 790, §3, CLT e ART.98, CPC.
WEB 05 – Américo ajuizou uma relação trabalhista em face da empresa Gama... a) Como ficará o prazo para Américo apresentar... Tendo em vista a presunção relativa de recebimento da notificação postal após o período de 48h, conforme ART.774, CLT, Américo teve seu tempo reduzido para apresentação, podendo, como se trata da presunção relativa, constituir provas de recebimento após o período de 48h por demora dos correios. Tal ônus pertence ao destinatário, conforme súmula 16 TST.
b) Se a empresa Gama fosse a recorrente, disporia... Por se tratar de Autarquia Federal, teria o prazo estipulado em dobro, ou seja, em 16 dias para recorrer, conforme o decreto Lei 779/1969, ART. 1ª, inciso III.
WEB 06 – Paulo ajuizou a ação trabalhista que fora distribuída para... a) Sob qual rito procedimental deverá tramitar... Trata-se do rito ordinário, tendo em vista em que figura como parte, em responsabilidade subsidiaria, entidade Autárquica Federal pertencente a administração publica. Conforme ART852, A, CLT em seu parágrafo único, não é cabível o estabelecimento do feito sob o rito sumaríssimo. 
b) O pedido de honorários em favor da entidade sindical... Sim, haja vista que o autor é assistido por entidade sindical de sua categoria profissional, e mesmo que recebendo mais de um salário mínimo com remuneração, declara-se em situação econômica que não permite propor ação judicial sem prejuízo do seu sustento ou de sua família, conforme sumula 219, TST. Com a reforma os advogados também terão direito aos honorários sucumbências. 
WEB 07 – Em audiência realizada em reclamação trabalhista, o micro empresário Moisés... O magistrado está equivocado, haja vista que tem entendimentos consolidados pelo TSTR de que, quando se trata de reclamação contra microempresário, não é obrigatório o preposto ser empregado do reclamado, conforme súmula 377 do TST. E ainda, conforme ART.843, parágrafo 1ª, CLT, não é necessário que o preposto tenha presenciado os fatos, bastando então, o pleno conhecimento.

Continue navegando