Buscar

RESPOSTA DAS WEB'S D.CIVIL IV. 01 AO 11

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESPOSTA DAS WEBS DE DIREITO CIVIL IV – 01 AO 07
WEB 01 – Antonio celebrou contrato de compromisso.... a) A responsabilidade pelo... Trata-se de uma obrigação propter rem.
b) No código civil Bras... A obrigação é do alienante ou do titular do bem, conforme ART.1245, §1º, CC.
c) Na hipótese narrada... Não, pois a transferência da propriedade ocorrerá somente com o Registro dessa escritura no Cartório de Registro de Imóveis. Assim que a escritura é registrada no Cartório de Registro de Imóveis, o comprador pode ser considerado o dono. Antes do Registro, ele apenas possui um contrato com o vendedor. 
WEB 02 – Maria emprestou a titulo... A posse de Sandra é JUSTA pq não ocorreu de forma violenta, precária ou clandestina, de BOA-FÉ pq a posse, se o possuidor ignora o vício, ou o obstáculo que impede a aquisição da coisa, DERIVADA pq decorreu do relacionamento entre pessoas e DIRETA pq recebeu o poder de fato sobre uma coisa corpórea, através de um vínculo jurídico obrigacional ou real.
WEB 03 – Marcelo move ação... 1 – Como advogado... Rodrigo tem direito ao usucapião ordinário, conforme disposto no ART.1242, CAPUT,CC.
2 – Sem discutir a ques... Não, a posse é injusta e não possui nenhum documento que comprove a propriedade do bem.
3- Como fica... Como trata-se de possuidor de má-fé terá direito tão somente a indenização pelo valor das benfeitorias necessárias, não lhe sendo assegurado o direito de retenção, conforme ART. 1219, CC.
4 – e o direito aos... O possuidor de má fé terá que indenizar o possuidor pelos frutos colhidos, só lhe assistindo o direito à indenização pelas despesas de custeio, conforme ART. 1214, parágrafo único CC.
WEB 04 – Ana Paula vendeu a Ser...
 a) Ana P/ continua.. Não, pois só é dono do imóvel quem compra através de escritura pública registrada em cartório. Ela ficou com a posse direta.
b) Ana Paula continua.... Passou a ser injusta e de má-fé. A titulo de posse direta.
C) Sergio e possuidor... Sim, Sergio é proprietário com a posse indireta.
d) Se Ana P/, ao termino... Sergio poderá entrar com Ação de Reivindicação da Posse.
WEB 05 – Jonas, proprietário do... a) Quem é o atual... O atual proprietário dobem é Jonas, pois sua escritura foi devidamente registrada em cartório, conforme Art.1246, CC.
b) Está correta a ação... Sim, pois o direito de reaver a coisa é uma das principais características do direito de propriedade.
c) Na hipótese, poderia... Não, pq ele nunca teve a posse do bem, teria que entrar com uma ação reivindicatória. 
d) O que é função sócia... É um conceito intrínseco à própria propriedade privada. Não basta a titularidade, o proprietário deve estar sensibilizado para com o dever social imposto pela própria Constituição. Função Social seria uma obrigação de quem realmente se considera cidadão. 
WEB 06 – Júlio é proprietário de um... Art. 1.252. O álveo abandonado de corrente pertence aos proprietários ribeirinhos das duas margens, sem que tenham indenização os donos dos terrenos por onde as águas abrirem novo curso, entendendo-se que os prédios marginais se estendem até o meio do álveo. Portanto, a área onde passava o córrego será incorporada ao terreno de Júlio contando a partir da margem para o centro.
Trata a hipótese de álveo abandono ART. 1252, CC , porém uma vez que o curso das águas for alterado pelo poder público, a este pertencerá. No caso, é pertencente a prefeitura, pois ela foi o ente público que realizou a obra.
WEB 07 – Gustavo e Rodolfo dissolveram em 2012.... Gustavo não terá mais o direito a metade do imóvel, nos moldes do ART.1240, A, do CP. Isso pq dá a possibilidade ao cônjuge que continuou no imóvel para moradia sua e da família, adquira a totalidade do domínio através da usucapião desde que o imóvel tenha no máximo 250 m2 em um prazo de 2 anos ininterruptos sem oposição. Ressalva ainda que, Rodolfo teve der arcar com todas as despesas do lar sozinho durante os 04 anos que Gustavo abril mão do imóvel.
WEB 08 – Adriano, contumaz receptador de veículo furtado... Mário poderá adquirir a propriedade do veiculo por meio de usucapião, ainda que conheça a origem ilícita do objeto e desde que tenha a posse do veículo por, no mínimo 5 anos. ART. 1260 A 1264,CC.
WEB 09- Uma confecção de São Paulo encomendou... A adjunção é a reunião de duas coisas,pertencentes a diferentes do nos, e m um só todo , pois cada uma dessas coisas forma uma parte distinta e reconhecível. Portanto, é possível afirmar que houve adjunção na hipótese analisada, conforme art. 1274,CC.
WEB 10 – Antenor dos Anjos, proprietário de uma casa localizada... 
WEB 11 – Selma, proprietária de uma unidade localizada....

Continue navegando