Buscar

epidemiologia 2

Prévia do material em texto

A epidemiologia se constitui na principal ciência de informação em saúde e é considerada a ciência básica da saúde coletiva. Segundo Rouquayrol (1999) epidemiologia é a ciência que estuda o processo saúde/doença em coletividades humanas, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças. As doenças podem estar relacionadas a uma diversidade de fatores de risco, que podem ser microbiológicos, toxicológicos, genéticos, sociais, ambientais e até mesmo religiosos e políticos. De acordo com essa definição são feitas as seguintes afirmações: I A epidemiologia explora a ecologia das doenças humanas. II A epidemiologia se dedica exclusivamente ao estudo da doença no indivíduo. III A epidemiologia se restringe ao estudo de doenças transmissíveis. IV A epidemiologia também considera fatores religiosos ou políticos desde que tenham influência sobre a prevalência da doença. Assinale a alternativa correta: 
		Quest.: 1
	
	
	
	
	
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	
	As afirmações II e IV são verdadeiras.
	
	
	Apenas a afirmação I é verdadeira.
	
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	Faltam 5 minutos para o término do simulado.
	
	
		2.
	
		Bernard, Virchow e Pasteur, no século XIX, proporcionaram enormes contribuições para o avanço da fisiologia, da patologia e da bacteriologia, respectivamente, proporcionando o fortalecimento da medicina científica. Sobre esse período histórico é correto afirmar que:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	
	As enfermidades de maior prevalência eram as de natureza infecto-contagiosa, o que favoreceu a abordagem individual e curativa, superando o enfoque coletivo e os determinantes sociais da saúde. 
	
	
	As enfermidades de maior prevalência eram as de natureza crônico-degenerativas, o que favoreceu a abordagem individual e curativa, superando o enfoque coletivo e os determinantes sociais da saúde. 
	
	
	As enfermidades de maior prevalência eram as de natureza crônico-degenerativas, o que favoreceu o enfoque coletivo e os determinantes sociais da saúde superando a abordagem individual e curativa. 
	
	
	As enfermidades de maior prevalência eram as de natureza infecto-contagiosa, o que favoreceu o enfoque coletivo e os determinantes sociais da saúde superando a abordagem individual e curativa.
	
	
	A hegemonia da medicina científica representou um grande obstáculo para evolução da epidemiologia.
	
	Faltam 5 minutos para o término do simulado.
	
	
		3.
	
		Para o desenvolvimento do instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100 - World Health Organization Quality of Life) a Organização Mundial de Saúde criou um projeto colaborativo e multicêntrico que foi desenvolvido com a colaboração de 15 centros que trabalharam, simultaneamente, em diversas culturas. Sobre as principais características do WHOQOL-100 são feitas as seguintes afirmações: I O WHOQOL-100 avalia a qualidade de vida através de um único aspecto fundamental: a presença de dimensões positivas na vida. II O WHOQOL-100 encontra-se disponível em vários idiomas. III O WHOQOL-100 resultou de um desenvolvimento transcultural. IV O WHOQOL-100 enfatiza a percepção do indivíduo sobre sua qualidade de vida. Assinale a alternativa correta: 
		Quest.: 3
	
	
	
	
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	
	
	Apenas a afirmativa I é falsa.
	
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Faltam 5 minutos para o término do simulado.
	
	
		4.
	
		Tem-se como um exemplo de Prevenção Secundária:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	
	O rastreamento de câncer de colo de útero
	
	
	A orientação de atividade física para diminuir chance de desenvolvimento de obesidade
	
	
	A reabilitação paciente pós infarto do miocárdio
	
	
	A reabilitação de paciente pós acidente vascular encefálico
	
	
	A imunização
	
	Faltam 5 minutos para o término do simulado.
	
	
		5.
	
		Os determinantes sociais de saúde exercem importante influência no processo saúde-doença. PORQUE: As formas concretas de inserção socioeconômica da população como as condições de trabalho e condições de vida em geral, são relevantes para explicar a saúde e o perfil epidemiológico. Analisando as duas afirmações conclui-se que: 
		Quest.: 5
	
	
	
	
	
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	
	As duas afirmações são falsas.
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	Faltam 5 minutos para o término do simulado.
	
	
		6.
	
		O Brasil, apesar dos avanços na atenção básica à saúde, ainda enfrenta grandes iniquidades. Através da avaliação do estado nutricional é possível verificar a influência negativa dos DSS sobre a saúde das crianças. A construção de modelos explicativos das questões de saúde e nutrição, como a construção de um modelo hipotético causal para explicar a desnutrição infantil, permite observar a influência dos DSS na desnutrição. PORQUE Apesar da principal causa da desnutrição energético-proteica ser a ingestão insuficiente de nutrientes, é preciso entender quais são as causas dessa ingestão insuficiente na infância, ou seja, entender os DSS que são ¿as causas das causas¿. Analisando a relação proposta entre as duas asserções assinale a opção correta: 
		Quest.: 6
	
	
	
	
	
	As duas asserções são falsas.
	
	
	A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	
	As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	Faltam 5 minutos para o término do simulado.
	
	
		7.
	
		Sobre a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) são feitas as seguintes afirmações: I Como um levantamento estatístico que integra o Programa Nacional de Pesquisas Contínuas por Amostra de Domicílios da Fundação IBGE, a PNAD vem sendo realizada com objetivos de suprir a falta de informações sobre a população brasileira durante o período intercensitário e estudar temas insuficientemente investigados ou não contemplados nos censos demográficos decenais realizados por aquela instituição. II O sistema de pesquisas domiciliares, implantado progressivamente no Brasil a partir de 1967, com a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD, tem como finalidade a produção de informações básicas para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País. III A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) foi estruturada para ter uma pesquisa básica, pesquisas suplementares e pesquisas especiais. A pesquisa básica investiga, de forma contínua, os temas definidos como de maior importância para medir e acompanhar o nível socioeconômico da população: habitação e mão-de-obra, além de características demográficas e educacionais. IV Trata-se de um sistema de pesquisas por amostra de domicílios que, por ter propósitos múltiplos, investiga diversas características socioeconômicas, umas de caráter permanente nas pesquisas, como as características gerais da população, educação, trabalho, rendimento e habitação, e outras com periodicidade variável, como as características sobre migração, fecundidade, nupcialidade, saúde, nutrição e outros temas que são incluídos no sistemade acordo com as necessidades de informação para o País. Assinale a alternativa correta: 
		Quest.: 7
	
	
	
	
	
	Apenas as afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	
	Apenas as afirmações I e IV são verdadeiras
	
	
	Apenas a afirmação II é verdadeira.
	
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	Faltam 5 minutos para o término do simulado.
	
	
		8.
	
		Uma doença de alta letalidade é aquela em que:
		Quest.: 8
	
	
	
	
	
	tem maior probabilidade de produzir complicações.
	
	
	a taxa de mortalidade é grande.
	
	
	a prevalência é alta
	
	
	o risco de morrer entre os doentes é grande.
	
	
	a taxa de morbidade é grande.
	
	Faltam 5 minutos para o término do simulado.
	
	
		9.
	
		A elevação do número de casos de uma doença ou agravo em um determinado lugar e período de tempo, que caracteriza, de forma clara, um excesso em relação à frequência esperada é a definição de:
		Quest.: 9
	
	
	
	
	
	Epidemia.
	
	
	Endemia.
	
	
	Infecção
	
	
	Surto.
	
	
	Pandemia.
	
	Faltam 5 minutos para o término do simulado.
	
	
		10.
	
		As doenças são sujeitas a variações com aumentos periódicos em determinadas épocas do ano, geralmente relacionados ao seu modo de transmissão. A propriedade de um fenômeno considerado periódico (cíclico) de repetir-se sempre na mesma estação do ano é a definição de:
		Quest.: 10
	
	
	
	
	
	Surto.
	
	
	Epidemia.
	
	
	Pandemia.
	
	
	Endemia.
	
	
	Sazonalidade.

Continue navegando