Buscar

Avaliando tanatologia 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201404206643)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São modalidades de abreviação da vida, segundo Pessini (2001), com excessão de:
		
	
	Mistanásia
	
	Eutanásia Passiva.
	
	Eutanásia Ativa;
	 
	Entotanásia;
	
	Distanásia;
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201404206659)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Pessini (2001): A modalidade de abreviação da vida definida como: "Ocorre quando, deliberadamente, suspende-se o tratamento de uma doença incurável que só prolongaria o sofrimento dom paciente." essa é a definição de:
		
	
	Distanásia;
	 
	Ortotanásia;
	
	Mistanásia.
	
	Eutanásia Ativa;
	
	Eutanásia Passiva;
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201404089636)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	É função a tanatologia:
		
	
	Reconhecer o processo da morte
	 
	Irá analisar os fenômenos cadavéricos e sinais tanatológicos,
	
	Atestar o óbito
	
	Identificar todas as mortes
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201403970406)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando os fenômenos que ocorrem após a morte, qual dos citados abaixo representa um fenômeno transformativo-destrutivo?
		
	
	Mumificação.
	 
	Maceração
	
	Livores de hipóstase.
	
	Rigidez cadavérica
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201403457111)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Dizem as escrituras sagradas: "Para tudo há o seu tempo. Há tempo para nascer e tempo para morrer". A morte e a vida não são contrárias. São irmãs. A "reverência pela vida" exige que sejamos sábios para permitir que a morte chegue quando a vida deseja ir. Cheguei a sugerir uma nova especialidade médica, simétrica à obstetrícia: a "morienterapia", o cuidado com os que estão morrendo. A missão da morienterapia seria cuidar da vida que se prepara para partir. Cuidar para que ela seja mansa, sem dores e cercada de amigos, longe de UTIs. (Rubem Alves, publicado no jornal Folha de S.Paulo, Caderno Sinapse, de 12/10/03). O autor se refere a que tipo de morte.
		
	
	A morte foi dividida em cerebral, biológica e celular - grande aparelhagem para medir e prolongar a vida - o momento da Morte vira um acordo feito entre a família e o médico.
	
	Na sociedade capitalista - Ocidental.Com os progressos da terapêutica e cirurgia, sabe-se cada vez menos quando uma doença grave será mortal ou não
	 
	A Morte Domada: típica da época Medieval. A morte era esperada no leito, uma espécie de cerimônia pública organizada pelo próprio moribundo e sua família. Todos podiam entrar no quarto, parentes amigos, vizinhos e, inclusive as crianças. Os ritos de morte eram cumpridos com manifestações de tristeza e dor e o maior temor das pessoas era morrer repentinamente, anonimamente, sem as homenagens cabidas.
	 
	A Morte Invertida No século XX, a morte se esconde, tem caráter de vergonha, de fracasso. No mundo tecnocêntrico:A morte é negada, banida do discurso cotidiano, ocultada e temida.Adota-se a mentira sistemática, o silêncio - marcada pela negação e interdição.
	
	A morte é negada, banida do discurso cotidiano, ocultada e temida.Adota-se a mentira sistemática, o silêncio - marcada pela negação e interdição.O homem está desaparelhado para enfrentar a morte como uma contingência, uma vez que vem sempre acompanhada da ideia de fracasso do corpo, do sistema de atenção médica, da sociedade, das relações com Deus e com os homens, etc;

Continue navegando