Buscar

Osteopatia no tratamento da cervicalgia crônica/ resumo

Prévia do material em texto

Osteopatia no tratamento da cervicalgia crônica.
Este estudo tem como objetivo mostrar os efeitos que técnicas manipulativas, como a osteopatia, podem proporcionar a indivíduos com cervicalgia.
As técnicas de manipulação empregam recursos físicos e técnicas manuais como tratamento, São utilizadas diversas técnicas que visam restauras a mobilidade de um segmento, incluindo manibras indiretas, sendo as mais suaves, e técnicas diretas, mais conhecidas como “thrust”. As lesões que podem ser tratadas com manipulações articulares são conhecidas por “bloqueio articular”, “lesão osteopática” ou “desarranjos articulares. É uma forma de tratamento seguro que quem vem sendo cada vez mais procurado.
O estudo foi do tipo exploratório e descritivo formado por 10 pacientes. Esses pacientes foras triados a partir dos critérios de inclusão e exclusão. Para os critérios de inclusão os pacientes tinham entre 20 e 40 anos, independente de sexo e ocupação, porém apresentaram os sintomas há pelo menos 72 horas. Já para os critérios de exclusão, os pacientes não poderiam ter passado por tratamento fisioterapêutico ou farmacológico nos últimos 30 dias, além disso, não tinham histórico de doença neurológica, hérnia de disco, fratura de coluna cervical, cirurgia na mesma área e deformidades esqueléticas. 
Após a triagem estes pacientes foram reunidos em um grupo de 10, que foram submetidos a tratamento osteopático. 
Foi constatado no estudo que a cervicalgia é uma das doenças ocupacionais mais comuns e é necessária a realização de mais estudos, para auxiliarem e para encontrar as melhores maneiras de tratar esta patologia.

Continue navegando