Buscar

Eficácia da carboxiterapia na redução do fibro edema gelóide

Prévia do material em texto

Análise da eficácia da carboxiterapia na redução do fibro edema gelóide: estudo piloto.
O tratamento para o fibro edema gelóide (FEG), também conhecida como “celulite” tem grande procura na área da dermato funcional, tendo como a carboxiterapia como tratamento promissor para este fim. 
O FEG é uma desordem metabólica localizada no tecido subcutâneo que atinge quase que exclusivamente o público feminino. Essa desordem provoca alterações na forma do corpo, modificando a derme, a microcirculação e os adipócitos. Manifesta-se em forma de placas ou nódulos, podendo ser até mesmo dolorosas. 
A fribro edema gelóide pode ser classificada em quatro graus de severidade, sendo eles:
1° grau: a celulite só é visível através da compressão do tecido, seja pelos dedos ou da contração muscular.
2° grau: se torna visível sem a compressão dos tecidos. 
3° grau: pode-se observar o acometimento tecidual quando o individuo estiver em qualquer posição.
4° grau: possui as mesmas características do grau 3, sendomais palpáveis, viíveis e até mesmo dolorosos. 
A carboxiterapia é definida através da administração teraéutica do anidro carbônico, também conhecido como CO2, por uma injeção hipodérmica no tecido subcutâneo realizada diretamente nas áreas afetadas. Quando aplicada, age na microcurculação vascular do tecido conectivo, causando uma vasodilatação e um aumento na drenagem veno-linfática, melhorando assim o fluxo de nutrientes, como por exemplo a proteinase, que é necessária para remodelar os componentes da matriz extracelular e para acomodar a migração e reparação tecidual. 
Para o estudo, foram escolhidas aleatoriamente 15 mulheres entre 25 a 35 anos de idade, que não estivesses fazendo nenhum tratamento estético e que apresentaram fibro edema gelóide na região dos glúteos. As participantes apresentavam em média um peso corporal de 62,10Kg. 
O tratamento foi realizado em 10 sessões consecutivas, realizadas 2 vezes por semana, com sessões de 30 minutos, sendo 10 minutos de aplicação para cada glúteo. 
Com o término das 10 sessões, após 5 semanas de tratamente foram realizadas reavaliações para análise dos resultados. As reavaliações juntamente com as fotografias do antes e depois do tratamento foram analisadas visando à melhora do quadro do fibro edema gelóide e a perspectiva da tolerância e aceitação da carboxiterapia conforme a escala analógica visual da dor.
 Através da análise estética onde 40,47% apresentou redução dos graus do FEG, além da melhora de 33,7% na escala visual da dor, o estudo demonstrou que o uso da carboxiterapia no fibro edema gelóide atingiu resultados positivos.

Continue navegando