Buscar

PRATICA SIMULADA V - AULA 03

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA ____ VARA FEDERAL SEÇÃO JUDICIÁRIA
MARIA SOUZA, brasileira, professora, servidora pública federal, (estado civil), portadora da cédula de identidade nº…, inscrita no CPF sob o nº…., residente e domiciliada à…, endereço eletrônico…, telefone nº…, vem, por intermédio de seu advogado, com escritório situado no endereço…, endereço eletrônico…, em conformidade com o art. 77 do CPC, requer: 
MANDADO DE SEGURANÇA C/C PEDIDO DE LIMINAR
rito especial, em face do REITOR DA UNIVERSIDADE DEFERAL nome, brasileiro, profissão, servidor público federal, (estado civil), portador da cédula de identidade nº…, inscrito no CPF sob o nº…., residente e domiciliado à…, endereço eletrônico…, telefone nº e da UNIVERSIDADE DEFERAL…, instituição pública federal, inscrita no CNPJ sob o nº…, situada à…, endereço eletrônico...
I – DA GRATUIDADE DE JUSTIÇA
Inicialmente, afirma que não possui condições para arcar com a taxa judiciária, as custas judiciais, as despesas processuais e os honorários advocatícios sem prejuízo de seu próprio sustento e de sua família, razão pela qual faz jus à Gratuidade da Justiça, nos termos do artigo 115 do Decreto-lei Estadual n. º 05/75 e do artigo 98 do C.P.C., indicando para patrocinar seu interesse a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.
II - DOS FATOS 
	A impetrante foi agredida pelo aluno da instituição, a qual trabalhava na época, o Sr. Marcos da Silva, dentro da própria instituição. O aluno se mostrava insatisfeito com a nota a ele atribuída pela professora e exigida que a impetrante alterasse a sua nota.
	Diante da negativa da impetrante, o aluno da instituição ameaçou a professora com uma arma branca, um canivete. A impetrante conseguiu desarmá-lo. Na queda o aluno quebrou o braço. Diante do ocorrido foi instaurado um Processo Administrativo contra a impetrante, para apurar a eventual responsabilidade da professora, A mesma respondeu também pelo crime de lesão corporal. 
	A professora foi absolvida na esfera criminal, tendo provado que sua ação foi em legítima defesa. Porém o processo administrativo seguiu, porém sem a citação da professora, pois a comissão houvera entendido que a professor já houvera tomado ciência da ação por meio da imprensa e de outros servidores.
	Ocorre que ao final, a Comissão apresentou relatório pugnando pela condenação da servidora à pena de demissão. O PAD foi encaminhado ao reitor da universidade para a decisão final, que, sob o fundamento de vinculação ao parecer emitido pela Comissão, aplicou a pena de demissão à servidora, afirmando, ainda, que a esfera administrativa é autônoma em relação à criminal. Em 11/01/2017, a servidora foi cientificada de sua demissão, por meio de publicação em Diário Oficial, ocasião em que foi afastada de suas funções, e, em 22/02/2017, procurou seu escritório para tomar as medidas judiciais cabíveis, informando, ainda, que, desde o afastamento, está com sérias dificuldades financeiras. Como advogado(a), elabore a peça processual adequada para amparar a pretensão de sua cliente, analisando todos os aspectos jurídicos apresentados.
III – DA LIMINAR
	
	A impetrante requer a concessão da liminar, para que seja reintegrada imediatamente ao quadro de servidores da universidade e consequentemente ao serviço público federal, para que possa voltar ao labor e as suas atividades normais.
IV – DOS FUNDAMENTOS
	A Universidade Federal, de acordo com o art. 5º, LIV e LV da CF, violou os princípios do contraditório e da ampla defesa, do devido processo legal, já que não citou a impetrante, sendo certo que também não foi respeitado o princípio da ampla defesa, descrito no art. 143, da lei 8112/90 e art. 273, I, do CPC
	
V - DOS HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS
		A impetrante traz aos autos advogado sem credenciamento a respectiva categoria profissional e declaração idônea de insuficiência econômica. Indicou assistente judiciário que aceitou o encargo.
V - DOS PEDIDOS
Diante do exposto, requer:
a) a notificação da autoridade coatora para prestar informações;
b) seja concedida a gratuidade de justiça;
c) a concessão da liminar;
d) a anulação do ato demissional;
e) a reintegração da impetrante aos quadros funcionais da autarquia federal;
f) a condenação do réu ao pagamento retroativo de todas as verbas a que faria jus a servidora, se em exercício estivesse. 
VI - DAS PROVAS
	
	Protestam provar o alegado através de todos os meios probatórios em direito admitidos.
VI – VALOR DA CAUSA 
	Dá-se a causa o valor de alçada. 
Nestes termos, 
Pede deferimento 
LOCAL, DATA...
advogado
OAB/UF nº...

Continue navegando