Buscar

Direito Ambiental

Prévia do material em texto

Aluno: REBECA DA SILVA ARCHANJO LOPES ALCANTARA 
	Matrícula: 201401026991
	Disciplina: CCJ0012 - DIREITO AMBIENTAL  
	Período Acad.: 2017.2 (G) / SM
	Faltam 5 minutos para o término do simulado.
	
	
		1.
	
		Diante da afirmativa de que o estudo do meio ambiente é interdisciplinar, assinale a alternativa correta.
		Quest.: 1
	
	
	
	
	
	O estudo do meio ambiente é interdisciplinar por se tratar de Direito de primeira geração.
	
	
	O estudo do meio ambiente por ser interdisciplinar não coexite com outros ramos do saber. 
	
	
	O estudo do meio ambiente é interdisciplinar porque está disposto na lei da Política Nacional do Meio Ambiente.
	
	
	O estudo do meio ambiente é interdisciplinar uma vez que o meio ambiente é estudado por diversos ramos do saber como a Sociologia, Antropologia, Biologia, Engenharia Florestal, Geografia, dentre outros.
	
	
	O estudo do meio ambiente é interdisciplinar por se tratar de Direito privado disponível.
	
	Faltam 5 minutos para o término do simulado.
	
	
		2.
	
		(TJ PA 2009 ¿ Juiz de Direito ¿ FGV in AMADO, Frederico. Direito Ambiental esquematizado. São Paulo: Gen, 2015, p. 12) A Constituição Federal/88 assevera que →dostêmdirei→aomeioambienteecologicamenteequilibrado,bemdeusocoμmdopovoeessencialàsadiaqualidadedevida¿.Aesserespei→,écorre→∈ferirqueaconcepçãoconstitucionalsobreomeioambienteé:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	
	Criacionista.
	
	
	Holística.
	
	
	Pragmática.
	
	
	Antropocêntrica.
	
	
	Panteísta.
	
	Faltam 5 minutos para o término do simulado.
	
	
		3.
	
		No seu processo produtivo, determinada indústria pretende despejar em um rio próximo dejetos que são poluentes ao meio ambiente. Nesse sentido, assinale a opção que indica o princípio que pode fundamentar diretamente a vedação ao início da produção dessa indústria:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	
	Princípio da precaução.
	
	
	Princípio do usuário-pagador.
	
	
	Princípio do poluidor-pagador.
	
	
	Princípio da prevenção.
	
	
	Princípio da comutatividade.
	
	Faltam 5 minutos para o término do simulado.
	
	
		4.
	
		A Constituição Federal de 1988 eleva o direito ao meio ambiente a categoria de:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	
	Direito socioeconômico.
	
	
	Direito humano fundamental.
	
	
	Direito político essencial à vida.
	
	
	Direito individual fundamental.
	
	
	Direito internacional mundial.
	
	Faltam 5 minutos para o término do simulado.
	
	
		5.
	
		Identifique a alternativa CORRETA em razão dos dispositivos constitucionais, previstos no Art. 225
		Quest.: 5
	
	
	
	
	
	§ 4º - A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais. 
	
	
	§ 3º - As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os poluidores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, sem a dependência da obrigação de reparar os danos causados. 
	
	
	§ 6º - As usinas que operem com reator nuclear deverão ter sua localização definida em lei municipal, sem o que não poderão ser instaladas.
	
	
	§ 5º - São disponíveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por ações reparatórias necessárias à proteção dos ecossistemas naturais
	
	
	§ 2º - Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com a orientação expedida pelo órgão público competente, na forma de licenças.
	
	Faltam 5 minutos para o término do simulado.
	
	
		6.
	
		Considerando a repartição de competências ambientais estabelecida na Constituição Federal, assinale a alternativa correta:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	
	A competência executiva em matéria ambiental não alcança a aplicação de sanções administrativas por infração à legislação de meio ambiente.
	
	
	A exigência de apresentação, no processo de licenciamento ambiental, de certidão da Prefeitura Municipal sobre a conformidade do empreendimento com a legislação de uso e ocupação do solo decorre da competência do município para o planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano.
	
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	Deverá ser editada lei ordinária com as normas para a cooperação entre a União e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios para o exercício da competência comum de defesa do meio ambiente.
	
	
	Legislar sobre proteção do meio ambiente e controle da poluição é de competência concorrente da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, com fundamento no artigo 24 da Constituição Federal.
	
	Faltam 5 minutos para o término do simulado.
	
	
		7.
	
		Indique a opção que contenha os exatos objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente nos termos previstos no caput do artigo 2º da Lei nº 6.938/81:
		Quest.: 7
	
	
	
	
	
	Reversão às características originais do solo, vegetação, relevo e regime hídrico a esta altura parecem incabíveis, diante do interesse social, em áreas urbanas consolidadas e ocupadas por população de baixa renda.
	
	
	Preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no país, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana.
	
	
	Recuperação das áreas degradadas, recuperação da qualidade ambiental das bahias e mangues, visando assegurar condições ao desenvolvimento das atividades extrativistas e pesqueiras das comunidades agropastoris e de pescadores.
	
	
	Recuperação das áreas antrópicas, submetidas à transformação que exerce o ser humano sobre o meio ambiente.
	
	
	Recuperação das áreas urbanas degradadas, recuperação da qualidade ambiental dos rios, lagos e outros corpos d'água, com obras de tratamento do esgoto, visando assegurar boas condições sanitárias e dignidade da vida humana.
	
	Faltam 5 minutos para o término do simulado.
	
	
		8.
	
		O parágrafo único do art. 23 da Magna Carta, regulamenta a Lei Complementar 140/2011, que fixa regras de cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum através do poder de polícia ambiental. Marque a resposta CORRETA sobre o poder de polícia ambiental em razão das afirmativas abaixo:
I- a fiscalização e o licenciamento, ambos decorrentes do poder de polícia ambiental, são atividades autônomas com metas diferentes, pois, enquanto a fiscalização atua no campo da repressão, o licenciamento atua no campo da prevenção.
II- o poder de polícia ambiental é exercido pelas autoridades integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA, conforme dispõe a Lei nº 6.938/81, que disciplina a Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA.
III- o poder de polícia ambiental consiste em um conjunto de intervenções do poder público no sentido de disciplinar a ação de empresários, objetivando prevenir ou reprimir perturbações à ordem pública.
		Quest.: 8
	
	
	
	
	
	somente a afirmativa I está correta
	
	
	somente a afirmativa III está correta
	
	
	as afirmativas I, II e III estão corretas
	
	
	somente as afirmativas I e II estão corretas
	
	
	somente a afirmativa II está correta
	
	Faltam 5 minutos para o término do simulado.
	
	
		9.O licenciamento ambiental é:
		Quest.: 9
	
	
	
	
	
	É competente para propor a Audiência Pública, em matéria de licenciamento ambiental apenas o Ministério Público e a entidade civil ligada às questões ambientais.
	
	
	Um ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia empreendimentos que possam causar degradação ambiental. 
	
	
	Um procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia empreendimentos que possam causar degradação ambiental.
	
	
	Um procedimento judicial pelo qual o Ministério Público competente licencia empreendimentos que possam causar degradação ambiental.
	
	
	Um ato administrativo pelo qual o órgão judiciário competente licencia empreendimentos que possam causar degradação ambiental.
	
	Faltam 5 minutos para o término do simulado.
	
	
		10.
	
		Com a finalidade de iniciar atividade industrial de produção de móveis, João, empresário individual, procura advogado para orientá-lo acerca dos procedimentos administrativos prévios às obras. Sobre o licenciamento ambiental necessário para o início das obras, na qualidade de advogado de João, assinale a afirmativa correta: 
		Quest.: 10
	
	
	
	
	
	O licenciamento prévio será sempre procedido pelo IBAMA. Já as licenças de instalação e de operação se darão pelo Estado ou Município, de acordo com o potencial do impacto ambiental.
	
	
	O licenciamento ambiental somente será necessário caso o empreendimento se dê em Unidade de Conservação ou Área de Preservação Permanente, por aplicação do princípio da prevenção.
	
	
	O licenciamento ambiental será feito, em regra, pelo IBAMA, contando com atuação supletiva e subsidiária técnica e administrativa de entidades estaduais e municipais do local do empreendimento.
	
	
	O licenciamento ambiental deve ser procedido exclusivamente pelo Estado caso o potencial impacto se dê em unidade de conservação estadual, exceto em Áreas de Preservação Ambiental.
	
	
	A obtenção de licença ambiental é necessária perante o Município e o Estado onde o empreendimento será instalado, tendo em vista o princípio da proteção integral.

Continue navegando