Buscar

Psicologia do Ego 2015 3 (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
PSICOLOGIAPSICANALÍTICA DO EGO
(Ego-Psychology)
*
A PSICANÁLISE NA AMÉRICA DO NORTE
A introdução da psicanálise por Freud, na América do Norte, aconteceu no outono de l909. Em resposta ao convite do então presidente da Clark University Stanley Hall. Freud profere as Cinco Lições de Psicanálise;
 
Segundo relato do próprio Freud, no mesmo período, James J. Putnam professor de Neuropatologia da Universidade de Harvard –, até então com pontos de vista desfavoráveis, passa a ser um simpatizante da psicanálise.
*
A PSICANÁLISE NA AMÉRICA DO NORTE
A Ego Psychology surge por volta de 1920 - Época que coincide com a reformulação teórica- 2º tópica feita por Freud.
A Ego Psychology daria origem às psicoterapias:
Focais;
Breve;
*
Fundamentos da Ego-Psychology
Na Psicologia do Ego o conceito de ego consciente constituiu-se no conceito central ordenador, tanto da perspectiva teórica quanto da técnica.
 
Para esta escola psicológica, o centro do debate teórico e técnico gira em torno do conceito de ego consciente, compreendido como função mediadora do processo de relação do indivíduo ao meio e ao seu id.
*
Fundamentos da Ego-Psychology
No interior da Psicologia do Ego, o ego foi elevado à categoria de conceito nuclear em torno do qual passou a se ordenar tanto a versão teórica quanto técnica da psicanálise que, por meio do princípio de tornar consciente o id, passou a se constituir numa técnica de caráter instrumental.
*
Fundamentos da Ego-Psychology
O eixo central em torno do qual a escola norte-americana passou a guiar-se foi a noção de ego enfraquecido diante do poderio das forças do id.
 
O ego, quando subjugado e colocado sob o domínio do id, torna o indivíduo doente, na justa medida em que este subjugamento assinala a ruptura e a perda dos vínculos com a realidade exterior, tornando o indivíduo inadaptado à realidade externa e determinando que se estabeleça um antagonismo entre o mundo interno e o mundo externo.
 A Psicologia do Ego instituiu, deste modo, a contradição do ego fraco (doente) x ego forte (saudável).
*
Fundamentos da Ego-Psychology
 A técnica resultante da concepção de ego enfraquecido x ego fortalecido passou a consistir no fortalecimento do ego por meio da aliança com o princípio de realidade e com o analista. 
O princípio de realidade foi na Psicologia do Ego elevado à categoria de princípio que deve reger e governar o indivíduo. 
O ego fortalecido adquire um novo status no aparelho psíquico, colocando-se em posição de exercer o seu poder de controle sob as forças irracionais do id.
Modo pelo qual pode então passar de dominado a dominador. De servo a senhor.
*
O Papel doTerapeuta
Nesta proposta pela Psicologia do Ego, a figura do analista tem uma importância fundamental.
Estabelece, desde então, uma perspectiva técnica calcada no pacto de aliança a ser firmada entre a parte dita sadia do ego do paciente com a pessoa do analista.
O analista é tido como representante legítimo do princípio da realidade. 
*
A Técnica
A denominação Psicoterapia Focal é uma noção conceitual firmemente vinculada à concepção do sintoma, compreendido como um foco de doença na esfera sadia do ego.
 O sintoma é concebido como um tumor a ser isolado e extirpado do ego, no mais breve período de tempo possível.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando