Buscar

histologia e embriologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201701811186)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Cada tecido básico do corpo humano apresenta funções que lhe são próprias. Quais são as funções do tecido epitelial?
		
	
	Sustentação, secreção e absorção.
	
	Sustentação, contração, fagocitose.
	
	Sustentação, absorção e contração.
	 
	Proteção, secreção e absorção.
	
	Proteção, excitação de membrana, absorção.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701810395)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Identifique entre as opções abaixo o item que contém o nome do órgão ôco que é revestido internamente por um epitélio de transição.
		
	
	O esôfago
	
	O coração
	
	Os intestinos
	
	O ducto biliar
	 
	A bexiga urinária
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702278382)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Verifique que no texto abaixo existem espaços que devem ser preenchidos com as palavras que se encontram em uma única alternativa logo abaixo: Os testículos são constituídos por uma série de túbulos enovelados, ___________________, na parede dos quais são formados os espermatozoides, originários das células germinativas primárias (espermatogênese). As duas extremidades de cada túbulo drenam para rede de dutos no epidídimo de onde os espermatozoides passam para o (a) _____________________, deste para o ducto ejaculador e daí para a uretra prostática por ocasião da ejaculação. Entre os túbulos no testículo existem ninhos de células que contém grânulos de lipídeos (células intersticiais de_____________), as quais secretam testosterona para a circulação.
		
	
	epidídimo, canal deferente, sertoli
	
	próstata, vesícula seminal, germinação
	 
	túbulos seminíferos, canal deferente, Leydig
	
	túbulos epididimários, próstata, sertoli
	
	canal deferente, túbulos seminíferos, macrófagos
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702244644)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O aparelho reprodutor feminino é composto por diversos órgãos, entre ele encontramos o ovário, cujas funções vão desde a produção de hormônio a produção de células germinativas. O folículo ovariano se desenvolve em resposta ao estimulo hormonal do FSH. Chegando a formação do folículo Graaf que vai ser liberado no processo de ovulação. Após a sua liberação as demais células que restaram do folículo vão gerar uma glândula. A que glândula o texto se refere? E qual a sua função?
		
	
	Trata-se do corpo Albicans, sua principal função, é a síntese de progesterona, que é necessária para proteger e prolongar a gravidez futura, reduzindo a atividade contráctil da parede muscular das fibras útero além de produzir os estrogênios
	 
	Trata-se da glândula sudorípara, sua principal função, é a síntese de progesterona, que é necessária para proteger e prolongar a gravidez futura, reduzindo a atividade contráctil da parede muscular das fibras útero além de produzir os estrogênios
	
	Trata-se do corpo lúteo, sua principal função, é a descamação do endométrio durante o período de menstruação, impedindo a implantação do óvulo
	
	Trata-se da atresia, sua principal função, é a síntese de progesterona, que é necessária para proteger e prolongar a gravidez futura, reduzindo a atividade contráctil da parede muscular das fibras útero além de produzir os estrogênios
	 
	Trata-se do corpo lúteo, sua principal função, é a síntese de progesterona, que é necessária para proteger e prolongar a gravidez futura, reduzindo a atividade contráctil da parede muscular das fibras útero além de produzir os estrogênios
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701819946)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Como os demais tipos de tecidos conjuntivos o cartilaginoso contém células, os condrócitos, e abundante matriz extracelular. Em relação aos componentes do tecido cartilaginoso é INCORRETO afirmar:
		
	
	Os condroblastos surgem de células mesenquimais, eles se diferenciam em condrócitos e estão localizados no pericôdrio.
	 
	Os condrócitos além de possuírem uma intensa síntese protéica têm outra função importante relacionada à defesa do tecido cartilaginoso, fagocitando substâncias invasoras.
	
	O pericôndrio é uma camada de tecido conjuntivo que contém vasos sanguíneos e linfáticos, fornecendo todos os nutrientes necessários para a manutenção das células desse tecido.
	
	Geralmente os condrócitos organizam-se em grupos de até oito células, denominados grupos isógenos, localizados em cavidades da matriz extracelular.
	
	Os condrócitos responsáveis pela produção dos componentes da matriz extracelular, fibras de colágeno, glicosaminoglicanas (GAGs), proteoglicanas e glicoproteínas.

Outros materiais