Buscar

têcnicas de truco com Zóio lomeu

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nossas escolhas moldam nosso caráter.
Todo ser humano está designado a viver em sociedade, se adaptar o meio onde vive e seguir as normas de uma civilização, mas obviamente isso nunca é realizado de maneira perfeita. 
O homem está presente, sem máscaras, em seus pensamentos. Estes resumem o ser, e assim definem o caráter de um indivíduo. Os aspectos positivos deste componente fundamental da personalidade são conquistas lentas e graduais, envolvendo firmeza de propósitos, determinação, coragem e um esforço persistente. O conhecimento de nosso potencial e de nossas fraquezas muito contribui para esta edificação do caráter, que envolve sem dúvida a transformação dos pensamentos, ou seja, a sua depuração. As sombras que habitam a alma do homem também foram em algum momento semeadas por ele, através das criações mentais. Percebe-se, então, que o indivíduo é uma construção de si mesmo, ele forja seu próprio eu, na intimidade dos seus pensamentos. Entre o ser quase perfeito e os seres instintivos, próximos da animalidade, encontram-se os mais variados graus de caráter.
No mundo em que vivemos cada um segue seu destino e com base aos costumes e as experiências começamos a ir moldando nosso caráter. Há uma relação direta entre hábitos do cotidiano e caráter. “…o tipo de vida que desejamos depende do tipo de pessoa que somos, depende de nosso caráter e temos a escolha, podemos mentir ou falar a verdade, ser honesto ou desonesto e tudo tem seu preço e tudo depende de nossa atitude, pois com o tempo conhecemos o que é o certo e o que é errado, independente da forma que pessoas são criadas elas sabem o que é o certo. Mas por que se todos sabem o que é certo e mesmo assim, existem os crimes e a corrupção no mundo? É aí que entra a ética com as experiências, se uma pessoa tem uma base familiar que o ensina ser um cidadão correto, ele terá muitas chances de se tornar cidadão de bem, mesmo com as más companhias e pessoa ruins ele vai saber desviar e ir para o lado correto, pois está com ele a herança de ética e os princípios morais de uma sociedade. 
Embora o ambiente em que o indivíduo vive seja muito importante, o homem traz em si seu caráter desde o momento do nascimento. Ele pertence ao próprio espírito, os padrões educativos interferem apenas nas escolhas do sujeito, mas mesmo estas se guiam principalmente pelo caráter. Quando este se revela forte, por exemplo, a pessoa se encontra sempre em estado de prontidão, há uma luz vermelha constantemente piscando diante dos caminhos que se apresentam diante dela, por mais que eles aparentem ser os mais adequados neste instante. Uma vez que pertence essencialmente ao homem, o caráter é algo que não se aprende, nem se obtém. Educação e cultura assessoram o sujeito nas suas tomadas de decisão na vida, mas ambas sofrem mutação ao longo do tempo, enquanto o caráter, em última instância, é o diferencial no momento crucial da escolha. 
Experiência, autoconhecimento, educação, formação familiar, são alguns dos instrumentos de que o homem se vale para modelar seu caráter. É algo como uma semeadura, que um dia redundará em uma colheita, e os frutos serão proporcionais às sementes cultivadas. É necessária neste processo a paciência do bom lavrador, a sabedoria de alguém que sabe ser imprescindível conhecer e obedecer às leis da Natureza, cuidando para não as violar, impedindo então o aborto dos resultados do cultivo. Assim se lapida o caráter, aprendendo com os erros e quedas do caminho, com perseverança e determinação.

Outros materiais