Buscar

Infecção hospitalar e suas bactérias original

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Microbiologia
Infecção hospitalar e suas bactérias
1
equipe
NATALI BEZERRA
ANDRESSA PIRES 
CAROLINE MARQUES
PRISCILA PINHEIRO
O QUE É INFECÇÃO HOPITALAR...
 É qualquer tipo de infecção adquirida após a entrada do paciente em um hospital, ou após a sua alta quando essa infecção estiver diretamente relacionada com a internação ou procedimento hospitalar, como por exemplo uma cirurgia...
As infecções hospitalares são consideradas as principais causas de morbidade e mortalidade , além de aumentarem o tempo de hospitalização , elevando o custo do tratamento
Como ocorre ?
Ocorre durante a internação ou até mesmo depois da alta do paciente.
Todas as pessoas sadias ou doentes, tem na pele e nas cavidades mucosas, um conjunto de micróbios que vivem permanentemente no nosso corpo que é chamado de flora microbiana humana.
Quando ocorre a virulência e a resistência, os germes produzem a infecção. Se o desequilíbrio ocorrer no ambiente domiciliar, escolar ou no trabalho, a infecção é comunitária.
Se for adquirida após a admissão do paciente no hospital, e se manifestar durante a internação ou procedimentos hospitalares, é denominada infecção hospitalar.
5
QUAIS SÃO AS BACTÉRIAS MAIS COMUNS NA INFECÇÃO HOSPITALAR
Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase
É uma espécie de bactéria gram-negativa, encapsulada, anaeróbia facultativa em forma de bastonete.
A KPC também conhecida como superbactéria, é um tipo de bactéria, resistente à maior parte dos remédios antibióticos, que quando entra no organismo é capaz de produzir infecções graves, como pneumonia ou meningite, por exemplo. 
Geralmente, a infecção é mais frequente em pacientes internados que precisam estar ligados a aparelhos para respirar, que tomam injeções diretamente na veia por muito tempo ou que fazem muitos tratamentos seguidos com antibióticos.
Esta bactéria é multirresistente e muitos antibióticos, poré esta bactéria tem cura,mais muitos não resistem.
Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase
    O Staphylococcus aureus é do grupo dos cocos Gram positivos e catalase-positivos, é uma bactéria esférica, imóvel, não-esporulada e geralmente não-encapsulada. 
Pode-se encontrar este microrganismo colonizado em várias partes do corpo como fossas nasais, garganta, intestinos e pele.
As mãos tem sido uns dos principais meios de transmissão da bactéria para o ambiente hospitalar.
    Nos hospitais os reservatórios de microrganismo são representados pelos pacientes colonizados, funcionários e pelo próprio ambiente, em que a bactéria Staphylococcus aureus é responsável por mais de 30% dos casos de infecções hospitalares.
STAPHYLOCOCCUS aureus
STAPHYLOCOCCUS
PSEUDOMONAS AERUGINOSA
 A Pseudomonas aeruginosa é uma bactéria presente no ambiente hospitalar, que gera muitos transtornos por se tratar de um patógeno causador de infecções em diversas regiões do corpo, principalmente em pacientes imunocomprometidos. Além disso, é um dos principais patógenos encontrados nos efluentes hospitalares. Este microrganismo tem a capacidade de permanecer em diversos ambientes por muito tempo, além de desenvolver resistência contra antimicrobianos.
    Este microrganismo é um bacilo Gram-negativo, aeróbio facultativo, tolera grandes variações de temperatura, têm mínimas exigências nutricionais está presente no solo, plantas, frutas e vegetais, e tem preferência por ambientes úmidos.
 Possui resistência natural à maioria dos antibióticos usados no tratamento das infecções causadas por bactérias Gram- negativas.
PSEUDOMONAS AERUGINOSA
Staphylococcus epidermidis
    É uma das bactérias encontradas na pele dos indivíduos e podem se introduzir na unidade de tratamento intensivo pelos profissionais da saúde ou por pacientes, e assim causar infecções durante e após os procedimentos invasivos. 
Na maioria dos casos é difícil ter certeza que esta bactéria esteja relacionada com as infecções ao invés de fazer parte da microbiota normal da pele.
    O Staphylococcus epidermidis são altamente resistentes aos antibióticos.
Staphylococcus epidermidis
Como evitar a infecção hospitalar
.
NÃO SENTAR NA CAMA DO PACIENTE
NÃO MECHER NO CURATIVO 
NÃO VISITAR O PACIENTE SE ESTIVER DOENTE.
NÃO PEGAR OBJETOS DO HOSPITAL,OU LEVÁ - LOS PARA CASA
NÃO ENTRAR EM OUTROS QUARTOS QUANDO FOR REALIZAR UMA VISITA
ALGUMS SINTOMAS DE INFECÇÃO
PRURIDO
VERMELHIDÃO
DOR
E OUTROS....
CONCLUSÃO
Nesse trabalho concluímos que a infecção hospitalar é transmitida através de bactérias que estão aglomeradas em nosso corpo (principalmente nas mãos) e que algumas das bactérias são mais resistentes a medicações do que outras e a melhor maneira de prevenir é com a higienização de todos que estejam no meio dos pacientes e a conscientização dos visitantes. 
REFERÊNCIAS
www.portaleducacao.com.br
www.anvisa.gov.br
www.cfdesportes.com
www.tuasaude.com
www.wikipedia.org

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais