Buscar

AULA 24 vascularização e inervação do MI

Prévia do material em texto

Paulo Dario ATM201 
3
Vascularização e inervação do membro inferior – 16/10/2014
A drenagem venosa do MI é feita por veias superficiais e veias profundas. As veias superficiais são responsáveis por 20% da drenagem e se comunicam com as profundas através de VEIAS PERFURANTES. As veias são valvuladas para auxiliar no retorno venoso. NÃO HÁ PREJUIZO NA RETIRADA DE VEIAS SUPERFICIAIS.
Veias superficiais: encontram-se no tecido SUBCUTÂNEO e compreendem principalmente o sistema safeno (safena magna + parva). Uma das características das veias safenas é a camada média dominante e por essa razão são utilizadas em pontes de safena (camada média dominante é característica de artéria).
	Apesar de receber muitas veias tributárias, o diâmetro das veias superficiais se mantém praticamente constante. Isso ocorre pela comunicação com as veias profundas pelas veias perfurantes.
Veias perfurantes: são valvuladas e penetram obliquamente, garantindo o fluxo unilateral do sangue - > de superficial para profundas
Veia safena magna: formada pela VEIA DORSAL DO HÁLUX E PELO ARCO VENOSO DORSAL DO PÉ. Ela sobe pelo maléolo medial e ao nível do condilo medial do fêmur passa para a parte POSTERIOR DA COXA, volta para a região ventral e desemboca na VEIA FEMURAL, passando pelo HIATO SAFENO da FÁSCIA LATA.
A veia safena magna recebe uma série de VEIAS TRIBUTÁRIAS. As veias tributárias da face medial e posterior da coxa formam a chamada VEIA SAFENA ACESSÓRIA. Antes de passar pelo hiato safeno, também desembocam na safena magna as chamadas veias cutâneas laterais e anteriores.
Nervo safeno acompanha a safena magna
Passa na frente do maléolo medial
Veia safena parva: formada a partir da VEIA DORSAL DO 5º DEDO e do ARCO DORSAL DO PÉ, ela está localizada na região posterior da perna, ascendendo pelo MALEOLO LATERAL. Penetra da fascia muscular próximo a fóssa poplítea, drenando para a veia poplítea (passa a fazer parte da circulação profunda)
nervo sural acompanha a safena parva
passa atrás do maléolo lateral
veias profundas: também são chamadas de veias acompanhantes pois acompanham as artérias. Geralmente são pares, porém a nomenclatura e representação são mostradas como únicas. Localizam-se sob a fascia muscular e estão contidas na BAINHA VASCULAR. São elas:
tibial anterior, tibial posterior, fíbular, poplítea, femural e femural profunda.
ARTÉRIAS SE DISPOEM CONFORME ESQUEMA DO TIO TATÁ ABAIXO
Inervação do membro inferior: principalmente por nervos do plexo lombo-sacral (T2-S5)
NERVO SURAL É SENSITIVO
PEGAR AULA DE PLEXOS PARA ESTUDAR!
A massa muscular que é inervada por um único nervo espinhal ou por um único segmento da medula é chamado miótomo. Os músculos do membro inferior são inervados por vários miótomos. O nível de uma lesão num nervo ou na medula pode ser determinado pela dificuldade de realizar movimentos específicos. Exemplos:
rotação lateral do quadril -> L5,S1
rotação medial do quadril -> L1,L2,L3
adução do quadril-> L1,L2,L3,L4
abdução do quadril -> L5,S1
extensão do quadril -> L4,L5
flexão do quadril -> L2,L3

Continue navegando