Buscar

QUEIXA CRIME

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUEIXA CRIME – CASO 2
PEDRO, engenheiro de uma renomada empresa da construção civil, possui um perfil em uma das redes sociais da internet, e o utiliza diariamente pra encontrar seus amigos.... no dia 19/04/2014, sábado, Pedro comemora aniversário e planeja uma reunião com parentes e amigos para festejar em um famosa churrascaria da cidade de Niteroi, no RJ. Na manha de seu aniversario envia o convite pela rede social, para todos os seus contatos.
Helena, vizinha ex-namorada de Pedro, que também possui perfil e esta adcionada como amiga no perfil de Pedro, soube da festa e e o motivo da comemoração, então de seu computador pessoa instalado na sua residência um prédio na praia de Icarai, em Niteroi, publicou uma mensagem no perfil de Pedro. 
Naquele momento, com o intuito de ofender o ex namorado, publicou comentário....
RESPOSTA:
EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA _____ DOS JUIZADOS ESPECIAIS CRIMINAIS DA COMARCA DE NITERÓI/RJ.
Processo nº: 
	PEDRO, engenheiro, estado civil, naturalidade, inscrito no RG sob nº _____, CPF sob nº ______, filho de ______ e ______, residente e domiciliado à Rua..., nº, bairro, cidade, estado, vem mui respeitosamente, representado por seu advogado ______ OAB/UF, conforme procuração com poderes especiais anexada, nos termos do art. 44 do CPP, oferecer QUEIXA-CRIME, com fundamento nos artigos 30 e 41 do CPP e 100, § 2º do CP, contra
AMANDA, profssão, estado civil, naturalidade, residente e domiciliada no endereço..., na Praia de Icaraí, em Niterói, Rio de Janeiro, pelas razões a seguir expostas:
I. DOS FATOS:
No dia 19 de abril de 2014, a querelada publicou em uma rede social diversas ofensas contra o querelante, a seguir transcritas: 
“não sei o motivo da comemoração, já que Enrico não passa de um idiota, bêbado, irresponsável e sem vergonha!”, 
“ele trabalha todo dia embriagado! No dia 10 do mês passado, ele cambaleava bêbado pelas ruas do Rio, inclusive, estava tão bêbado no horário do expediente que a emprese em que trabalha teve que chamar uma ambulância para socorrê-lo!”
O querelado tomou ciência das ofensas na mesma data, na presença dos seus amigos Carlos, Miguel e Ramirez, situação em que ficou constrangido ao ponto de cancelar a festa marcada em rede social.
II. DO DIREITO:
Portanto, Excelencia, é inegável que a querelada, Helena, praticou os crimes de injuria (CP artigo 140) e de difamação (CP art. 139), em concurso formal (CP, art. 70).
O querelante foi chamado de “idiota, bêbado, irresponsável e sem vergonha” em sua página pessoa em uma rede social, estando evidente a intenção da querelado em injuriá-lo.
Ademais, a querelada imputou fato ofensivo à honra do querelante, ao afirmar “ele trabalha todo dia embriagado! No dia 10 do mês passado, ele cambaleava bêbado pelas ruas do Rio, inclusive, estava tão bêbado no horário do expediente que a emprese em que trabalhava teve que chamar ambulância para socorrê-lo! ”
Ademais, importante ressaltar que os crimes ocorreram na Internet, meio que facilita a divulgação da injúria e da difamação, sendo imperiosa a incidência da causa de aumento do art. 141, III, CP.
III. DO PEDIDO:
Diante do exposto, requer: 
A designação de audiência preliminar ou de conciliação;
A citação da querelada;
O recebimento da queixa;
A oitiva das testemunhas arroladas;
A condenação da querelada pelo crime de injúria (art. 140, Código Penal) e pelo crime de difamação (CP, art. 139), com a causa de aumento de pena (CP, art. 141, III) em concurso formal (CP, art. 79);
A fixação de indenização, nos termos do art. 387, IV, do CPP.
Diante do exposto,
Pede deferimento.
Niterói, data.
Advogado
OAB/nº

Outros materiais