Buscar

AULAS GESTAO QUALIDADE 1 A 5

Prévia do material em texto

GESTÃO DA QUALIDADE
Aula 1: A evolução e o desenvolvimento da qualidade
	
	
	
	
	
	
	
	
O que significa essa função Melhoria? A mudança de atitudes em função de uma nova realidade do mercado.
Quando falamos de mercado, queremos dizer que representa o ambiente em que a organização se propôs a atuar. Verificamos que o mesmo se tornou mais competitivo entre as organizações como também o perfil do cliente, cada vez mais exigente e conhecedor daquilo que deseja adquirir e com um “leque” de alternativas de ofertas.
Leia o texto sobre a Gestão da Qualidade o caso Toyota – um estudo de caso.
Verifique se no ambiente de trabalho que você vivencia, se existem estratégias (ações) que indiquem que a organização está preocupada com o processo de melhoria do produto que ela desenvolve. Uma vez identificadas as estratégias, quais os recursos que foram alocados?
Comente com os seus colegas através da ferramenta Fórum de Discussão o que é feito com as informações (como são tratadas, obtidas, disseminadas etc) que fluem na organização.
CASO: Toyota 
O sucesso da montadora Toyota está ligado às raízes da Administração Científica com Taylor, Ford, Alfred Sloan e Fayol, no que diz respeito à linha de produção, o chamado “chão de fábrica”. 
Fazendo uma comparação entre a Toyota de hoje e o Taylorismo empregado na FORD, durante a Administração Científica, é possível observar a semelhança na questão da definição do tempo padrão em que a Toyota define em suas tarefas através de um cronômetro. 
Na segunda fase do Taylorismo, também é possível encontrar semelhanças como a aplicação de métodos de pesquisa para melhorar a execução das tarefas, empregados cientificamente selecionados e treinados e manter uma atmosfera íntima e cordial entre a administração e os trabalhadores. Contudo, os métodos são mais evoluídos e adaptados aos dias atuais. 
Em se tratando de Henry Ford, a Toyota herdou sua principal filosofia, a qualidade, que segundo o Sr. Watanabe é a principal fórmula para a Toyota se tornar líder mundial no mercado, pois para o presidente, é preciso produzir de acordo com os atuais pilares: estoque zero, melhoria contínua e a qualidade na fabricação. Sendo assim, toda a filosofia da Toyota é voltada para a manutenção e desenvolvimento dos pilares, pois todos os colaboradores realmente conhecem toda a empresa, bem como sua política. 
Através das comparações acima, é possível concretizar que a Toyota utiliza-se de técnicas de gestão da Administração Científica. Contudo, adaptadas à atual realidade. Por outro lado, muita evolução no sistema de gerenciamento trouxe a Toyota ao topo, pois o sistema de recrutamento e seleção, cultura organizacional e os três pilares (estoque zero, melhoria contínua e a qualidade na fabricação) são de fundamental importância para o atual desempenho da montadora.
Aula 2: Principais linhas de pensamento da Gestão da Qualidade
Existe uma variedade muito grande de definições sobre a qualidade. Cada pensador aplicou o conceito de qualidade segundo uma perspectiva (ótica), baseada no cliente, na execução das ações (produto), no valor entre outros. Dependendo do segmento – bens ou serviços ou das áreas envolvidas – administração, vendas, marketing uma ou outra definição irá ter uma aplicação mais apropriada.
	
	
A qualidade pela ótica de JOSEP JURAN
Engenheiro romeno. Os três pontos fundamentais propostos por Juran são: Planejamento da Qualidade, a Melhoria da Qualidade e o Controle da Qualidade. Sua ótica é que a Qualidade pode ser definida com ADEQUAÇÃO AO USO.
A qualidade pode estar sujeita através da forma com que o produto é utilizado. Características técnicas de um produto que foi desenvolvido para corresponder às necessidades dos clientes.
	
	
	
	
	
	
Promova a aprendizagem no terreno (training on the job), quer dizer que os profissionais precisam adquirir a aprendizagem e devem desenvolvê-las e fortalecê-las por meio da prática. Isso tem como vantagem aprender com as experiências praticadas, promover a melhoria de resultados e desenvolver competências e habilidades.
Ler as principais linhas de pensamento. As diversas percepções e visões que a Gestão da Qualidade pode ter.
JUNIOR, Isnard Marshall. Gestão da Qualidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.
Os grandes pensadores e precursores da Gestão da Qualidade nas organizações.
Como você percebe a qualidade de um determinado produto?
O que irá prevalecer para que esse produto seja adquirido?
Preço do produto, qualidade percebida, o aspecto moral e ético, a segurança e confiabilidade e o atendimento.
OLIVEIRA, Otávio J. Gestão da Qualidade: tópicos avançados. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2004.
Aula 3: A Gestão da Qualidade como estratégia competitiva
É muito importante que as organizações estejam preparadas para o mercado e para isso há uma necessidade de estabelecer alguns componentes que nortearão o seu caminho. Dentre esses componentes estão: o estabelecimento da missão da organização, a visão de futuro, seus princípios e valores.
	
	
	
	
	
	
	
	
melhoramento da qualidade 
controle da qualidade durante a operação
Nesta aula, você:
Percebeu que a Gestão da Qualidade é uma estratégia para favorecer as organizações em um ambiente competitivo. O estabelecimento de alguns componentes tais como: a Missão da organização e a Visão de Futuro servem de parâmetros para que os objetivos organizacionais sejam alcançados;
Entendeu que alguns paradigmas foram quebrados e novos conceitos foram implementados que contribuíram para o aumento de desempenho das organizações;
Compreendeu que é muito importante o compartilhamento das informações por toda a organização.
A implementação da qualidade faz as organizações participarem de uma integração. Neste   tipo  de relacionamento, podemos verificar os seguintes componentes envolvidos:
A implementação da qualidade é vantajosa para os acionistas da empresa entre outras razões porque:
 
Não tem pergunta
Aula 4: Administração através de processos
Introdução
A busca de melhores desempenhos tem obrigado as organizações a pensarem como que as ações desenvolvidas (processos) são vistas sob a ótica do cliente, dos colaboradores e dos acionistas.
Um processo implica em relacionamentos entre insumos, transformações desses insumos, prazos estabelecidos, conhecimentos sobre a sua execução e entrega e satisfação aos interessados.
Como foi dito na aula anterior, o ambiente organizacional competitivo exige que os resultados dos processos desenvolvidos venham atender e satisfazer plenamente as necessidades e expectativas de todos os envolvidos.
INDICADORES DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
	O que podemos definir como Visão de Futuro?
	Quanto a indicadores de desempenho, podemos afirmar que:
Podemos verificar que os processos executados devem ser vistos sob a ótica de:
Aula 5: A certificação dos processos através das normas ISSO
Introdução
Em 1946, na cidade de Londres, Inglaterra, vinte e cinco países se reuniram para decidir sobre como as indústrias dessa época poderiam agir para facilitar o entendimento das normas industriais.
Em 1947, essa organização começou a funcionar na cidade de Genebra, Suíça, e foi denominada de International Organization for Standardization (ISO) ou Organização Internacional de Normalização.
A ISO é conhecida também por conciliar interesses de produtores, usuários, governos e da comunidade científica na preparação de normas internacionais.
Nesta aula, demonstraremos a importância dessa certificação e o seu reconhecimento no âmbito nacional e internacional.
	
	
	
	
	
	
1 - A organização focada no cliente – As organizações dependem de seus clientes e, portanto, têm a obrigação de compreender as necessidades atuais e futuras dos clientes, atender os requisitos dos clientes e lutar para exceder as expectativas;
2- Objetivo – Especificar os requisitos de um sistema de gestão da qualidade. Esses requisitos são usados para que uma organização demonstre sua capacidade de fornecer bens ou serviços de acordo com os requisitos do cliente e quanto pretende aumentar a satisfação qdele;
3 - Referências Normativas – Trata dos fundamentos e do vocabulário de um sistema de gestão da qualidade;
4 - Termos e Definições ― A qualidade é definida como o grau em que um conjunto de características inerentes satisfaz os requisitos;
5 - Sistema de Gestão da Qualidade – Apresenta os requisitos gerais de um sistema de gestão da qualidade. Abrange todo o modelo de processo na sua integração horizontal e vertical. Os principais elementos contemplam a elaboração do manual da qualidade, o controle de documentos e o controle de registros da qualidade;
6 - Responsabilidade da Administração – Todas as ferramentas que permitem garantir a capacidade de análise da funcionalidade do sistema, sua melhoria contínua, além de promover as necessárias modificações no sistema de qualidade, na política de qualidade e nos objetivos e metas de qualidade;
7 - Gestão de Recursos – Foca a disponibilização dos recursos financeiros, materiais, de infraestrutura, de pessoal capacitado, tecnológico etc;
8 - Realização do Produto (bens ou serviços) – Compreende o planejamento, o desenvolvimento, a fabricação e os acompanhamentos necessários à adequada execução dos bens ou serviços;
9 - Medição, Análise e Melhoria – Compreende o monitoramento interno dos resultados que engloba (auditorias internas, acompanhamento e medição dos processos dos bens e serviços realizados, controle das não conformidades, análise dos indicadores e planejamento de melhoria contínua, ações corretivas e ações preventivas).
Toda ação pode e deve ser medida, certo? Então, analise quanto tempo leva-se para executar atividade que você levou em consideração para realizar o exercício. 
Em função desse tempo, você deve fazer outra análise para verificar se está havendo alguma não conformidade e aponte os possíveis desvios, suas causas e diga algumas formas de evitar os efeitos negativos.
Qual das normas de família ISO 9000-2000 que descreve as diretrizes para melhoria de desempenho do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)?
A norma ISO 9001 refere-se:
A norma que estabelece os requisitos que uma empresa deve atender para a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade é a:

Continue navegando