Buscar

ACOPLAMENTOS MAGNETICOS

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO DE CURITIBA
ENGENHARIA ELÉTRICA – CIRCUITOS ESPECIAIS 
CIRCUITOS ACOPLADOS MAGNETICAMENTE
Curitiba
 2017
THIAGO TERENCIO DE MENEZES SANTOS
	
CIRCUITOS ACOPLADOS MAGNETICAMENTE
Este trabalho apresentada à Faculdade Estácio de Curitiba, como requisito de avaliação parcial da disciplina de sistemas especiais do curso de bacharelado em engenharia elétrica, realizada pelo aluno Thiago Terencio de Menezes Santos, sob a orientação da Prof. Msc. Fabrício.
CURITIBA
2017
ACOPLAMENTOS MAGNÉTICOS 
Quando dois circuitos com ou sem contatos entre si se afetam por meio do campo magnético gerado entre eles, denomina -se que são acoplados magneticamente. Além disso, quando dois indutores estiverem bem próximos um do outro, o fluxo magnético provocado pela corrente em uma bobina se associa à outra induzindo, consequentemente, tensão nessa última. Fenômeno este conhecido como indutância mútua (M). O circuito mostrado na figura abaixo representa dois enrolamentos acoplados magneticamente. As autoindutâncias dos dois enrolamentos são denominadas L1 e L2 e a indutância mútua de M. A seta de duas pontos adjacentes a M indica o par de enrolamentos que tem esse valor de indutância mútua.
	
Devido a fatores físicos a indutância mútua não pode ser maior que a média geométrica das autoindutâncias dos indutores. No qual o grau com que M se aproxima do limite superior é especificado pelo coeficiente de acoplamento k, que depende da proximidade entre as bobinas, de seus núcleos, suas orientações e de seus enrolamentos. Sendo k dado por 
	 onde 0 ≤k ≤ 1
Se todo o fluxo produzido por uma bobina atravessa a outra bobina, e temos um acoplamento 100% ou se diz que as bobinas estão perfeitamente acopladas. 
A polaridade da tensão mútua é expressa pela convenção do ponto, no qual, se uma corrente entra pelo terminal da bobina marcado com ponto, a polaridade de referência d a tensão mútua na segunda bobina é positiva n o terminal com ponto da segunda bobina. Se a corrente sai do terminal marcado com ponto, a polaridade da tensão mútua na segunda bobina será negativa no terminal com ponto. Como exemplo, as figuras abaixo representam tanto a polaridade positiva ou acoplamento positivo, quanto a negativa ou acoplamento negativo. 
			
Acoplamento positivo
	 		
Acoplamento negativo
O princípio dos circuitos magneticamente acopla dos é o que possibilita a existência do transformador.
Estes são usados em várias aplicações, como:
Ele var e a baixar a tensão em Sistemas de Potência;
Casamento de impedâncias entre fontes e cargas em Sistema s de Comunicação.
Lei de Faraday: ao colocar um circuito (uma bobina ) sob o e feito de um campo magnético variável, uma corrente elétrica é induzida neste. Esta corrente é proporcional ao número de linhas do fluxo que atravessa a bobina envolvida do circuito.
INDUTÂNCIA MÚTUA 
Resulta da presença de um fluxo magnético comum que liga duas bobinas. Vamos analisa r o circuito abaixo desconsiderando o sinal algébrico adequado para a relação.
Indutor é um elemento de circuito definido em termos da tensão entre seus terminais e a velocidade de mudança da corrente que passa por ele. 
Indutor é um elemento de circuito definido em termos da tensão entre seus terminais e a velocidade de mudança da corrente que passa por ele
	
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
Richard C. Dorf, James A. Svoboda. Introdução aos circuitos elétricos, 7. Ed., LTC, 2008.
James W . Nilsson, S usan A. Riedel, Circuitos elétricos, 8. ed., Pearson Prentice Hall, 2009. 
Charles K. Alexander, Matthe w N.O. Sadiku, 3. ed., Fund amentos de circuitos elétricos, McGraw-Hill, 2008.
http://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=7622 
Acessado em 01.10.2017
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfGm4AF/circuitos-magneticamente-acoplados
Acessado em 01.10.2017

Continue navegando