Buscar

CIRCUITOS ELETRICOS DISCR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CIRCUITOS ELETRICOS 
1A lei de Ohm, por si só, não é suficiente para analisar circuitos elétricos. Entretanto, quando ela é utilizada em conjunto com as duas leis de Kirchhoff, temos um conjunto de ferramentas suficiente e poderoso para analisar uma grande variedade de topologias de circuitos. As leis de Kirchhoff foram apresentadas em 1847. Elas são conhecidas como a lei das correntes de Kirchhoff e a lei das tensões de Kirchhoff. Com base nesse assunto, determine a tensão V1 e V2 no circuito elétrico mostrado na figura a seguir, utilizando as leis de Kirchhoff:
Resposta esperada
No arquivo resolução.
Minha resposta
-32 + V_1 - ( -B ) - V_2 = 0 V_1 = 4 V_2 = -2i -32 + 4i + 8 + 2i = 0 6i = 24 i = 4A V_1 = 4 x 4 = 16V V_2 = -2 x 4 = -8V
2"Um possível substituto às baterias ou cabos de alimentação é a transferência de energia por meio de bobinas magneticamente acopladas. Essa alternativa já foi amplamente empregada em diversas aplicações em que a transmissão de energia sem fio é uma necessidade, como em muitos dispositivos biomédicos, sistemas de instrumentação, entre outros. O sistema acoplado magneticamente é usualmente representado por duas indutâncias, L1 (no circuito primário) e L2 (no secundário), e uma indutância mútua muito pequena M. Grandes progressos foram feitos na última década no domínio da transferência de energia sem fio utilizando a ressonância para aumentar a eficiência do conjunto, sendo que em 2007 cientistas do MIT provaram a possibilidade de transferir, através de uma distância maior que dois metros, até 60 watts com uma eficiência de 40%" (AZAMBUJA, 2012, s.p.). Com base nesse assunto, disserte sobre os circuitos magneticamente acoplados e seu uso em circuitos elétricos. FONTE: AZAMBUJA, R. Avanços no desempenho de circuitos acoplados indutivamente com compensação capacitiva e ajuste da frequência. Porto Alegre: UFRGS, 2012.
Resposta esperada
*A tensão induzida está relacionada à corrente por um parâmetro chamado indutância. *O indutor é um componente que se opõe à variação de corrente. *Ao circular através do indutor, esta corrente produz um campo magnético também variável, que por sua vez induz uma tensão nos terminais do indutor. *Esta tensão é diretamente proporcional à taxa de variação da corrente. *A indutância mútua relaciona uma tensão em um circuito com uma corrente em outro circuito. *Quando tem-se um circuito acoplado magneticamente, no qual o campo magnético interage com os dois circuitos, como é o caso do transformador, a tensão induzida em um segundo circuito também está relacionada a uma corrente variável no primeiro circuito. *Se uma corrente entrar no terminal marcado e a outra sair a parcela de energia devido à mútua é negativa. *A melhor forma para analisar circuitos que contém indutâncias mútuas é usar o método das correntes de malha. *Quando o sentido de referência da corrente é tal que ela entra no enrolamento pelo terminal assinalado com um ponto, a polaridade da tensão mutuamente induzida no outro enrolamento é positiva no terminal assinalado com um ponto. *Quando o sentido de referência da corrente é tal que ela sai do enrolamento pelo terminal assinalado com um ponto, a polaridade da tensão mutuamente induzida no outro enrolamento é negativa no terminal assinalado com um ponto.
Minha resposta
Circuitos magneticamente acoplados são aqueles que, além de estarem conectados eletricamente possuem laços de campo magnético que resultam. é usado em circuitos elétricos induzidos nos elementos que se encontram magneticamente acoplados.

Continue navegando

Outros materiais