Buscar

PSICOPATOLOGIA 04

Prévia do material em texto

Fechar
	
	  PSICOPATOLOGIA I
	
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201401525297)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere o fragmento de caso abaixo e indique a hipótese diagnóstica que melhor se aplica ao mesmo: A esposa de Mário, de 44 anos, lhe procura em seu consultório antes de levar o marido pois queria ter uma consulta prévia contigo. Ela relata estar casada com o mesmo há apenas um ano e estar muito preocupada com o comportamento do marido que passou, há cerca de 10 meses atrás por uma crise depressiva severa, que durou cerca de dois meses e há cerca de 6 meses entrou em um episódio de grande agitação durante o qual praticamente levou a família à falência gastando inclusive todos os bens pessoais dela que havia sido herdado de sua família de origem. Os tratamentos medicamentosos realizados na época foram aparentemente bem sucedidos entretanto ele está novamente entrando em uma crise de depressão e ela afirma não aguentar passar por tudo novamente.
		
	
	Esquizofrenia
	
	Fobia Específica
	
	Depressão
	
	Distimia
	 
	Transtorno bipolar
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401525221)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A observação psicopatológica registra uma série de estados alterados da consciência nos quais se tem alteração parcial ou focal do campo da consciência; uma certa parte do campo da consciência permanece normal enquanto outra encontra-se alterada; dentre estes estados encontram-se os estados de dissociação da consciência que se caracterizam por:
		
	 
	Um estado dissociativo que se assemelha a um sonho acordado, mas dele difere pela presença de atividade motora automática e estereotipada, acompanhada de suspensão parcial dos movimentos voluntários.
	 
	Uma fragmentação ou divisão do campo da consciência, ocorrendo perda da unidade psíquica comum do ser humano.
	
	Um estado de consciência reduzida e estreitada e de atenção concentrada, que pode ser induzido por uma outra pessoa.
	
	Um direcionamento da consciência com a escolha de um pequeno número de estímulos ambientais que serão processados pelo sujeito.
	
	Um estreitamento transitório do campo da consciência, um afunilamento, com a conservação de uma atividade psicomotora global mais ou menos coordenada, permitindo a ocorrência dos automatismos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401525190)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Terapeutas e pacientes podem ter visões divergentes, distorcidas e até irrealistas uns dos outros, sobre o que ocorre durante uma entrevista clínica e sobre aquilo que o paciente tem direito de esperar. A transferência e a constratransferência são fenômenos originados na teoria psicanalítica que, embora se constituam em constructos hipotéticos, se mostram úteis como princípios organizadores para explicar certas ocorrências na relação terapêutica. Dentro deste contexto identifique, dentre as opções abaixo, aquela que caracteriza o fenômeno da transferência.
		
	
	Processo através do qual o paciente demonstra o contrário exato de sua vivência emociona.
	
	Processo de desvio da força de uma pulsão para um objeto ou condição socialmente aceito.
	
	Processo de retirada da consciência de conteúdos que possam causar angústia, mantendo-os a nível inconsciente.
	
	Processo em que o terapeuta, inconscientemente, abribui ao paciente certos aspectos do relacionamentos passados importantes.
	 
	Processo em que o paciente, inconscientemente, abribui ao terapeuta certos aspectos do relacionamentos passados importantes, especialmente com seus pais.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401525189)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Identifique, dentre as características abaixo, aquela que é específica do transtorno de personalidade sadomasoquista.
		
	
	Humor habitual dominado por abatimento, tristeza, desânimo, descontentamento e infelicidade.
	 
	Desejo de produzir dor nos outros e em si próprio como forma de obter prazer sexual.
	
	Evita atividades ocupacionais que envolvam contato interpessoal significativo por medo de críticas, desaprovação ou rejeição.
	
	Resistência passiva à realização de tarefas sociais e ocupacionais rotineiras.
	
	Preocupação excessiva com detalhes, regras, listas, ordem, organização ou horários que o alvo principal da atividade é perdido.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401525247)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O curso do pensamento, que é o modo como o pensamento flui, a sua velocidade e ritmo ao longo do tempo pode estar alterado em diversos tipos de patologia. Considere que você recebeu um novo cliente encaminhado pelo psiquiatra que registrou em seu encaminhamento que o mesmo apresenta uma aceleração do pensamento. Que tipo de quadro de alteração do curso do pensamento você espera encontrar ao entrevistá-lo?
		
	
	Que o paciente consiga articular adequadamente as idéias respondendo de forma apropriada as perguntas feitas durante a entrevista.
	 
	O pensamento fluindo de forma muito acelerada, com uma idéia sucedendo a outra rapidamente.
	
	Que o paciente relate que o seu pensamento foi retirado de sua cabeça por uma força estranha ou por um estranho.
	
	Que o paciente em meio a conversa ou ao relatar algo interrompa bruscamente seu pensamento sem qualquer motivo aparente.
	
	Uma progressão lenta do pensamento de forma bastante difícil e com uma latência entre as perguntas e as respostas.

Continue navegando