Buscar

Endometriose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Endometriose
Afecção inflamatória crônica definida por estroma endometrial e glândulas encontradas fora da cavidade uterina. Os locais mais frequentemente afetados são o peritônio pélvico e os ovários.
Pode se manifestar incidentalmente em pacientes assintomáticas, ou mais comumente em mulheres em idade reprodutiva que se queixam de dor pélvica crônica e/ou subfertilidade.
A suspeita clínica é geralmente suficiente para iniciar o tratamento, mas o diagnóstico só pode ser confirmado mediante visualização direta e biópsias focadas durante a laparoscopia.
As opções de tratamento incluem anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), pílulas contraceptivas orais combinadas, agonistas do hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH), compostos que contêm progestinas, danazol (ou androgênios relacionados) e intervenção cirúrgica nas lesões. Hiperestimulação ovariana controlada e fertilização in vitro (FIV) podem ser consideradas para pacientes com subfertilidade.
O cuidado individualizado para pacientes com dor na pelve deve incluir avaliação e plano de tratamento multidisciplinares que se concentrem na limitação do risco da recorrência e na melhoria da qualidade de vida.

Continue navegando