Buscar

Semana 2 Jurisdição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto- Semana 2- Jurisdição
Objetiva: São exemplos de modalidades de controle político e preventivo de constitucionalidade:
O exame pela CCJ das casas parlamentares;
O veto presidencial;
A recusa do Chefe do Executivo em aplicar uma norma que ele entenda inconstitucional;
A rejeição de Medida Provisória pelo Congresso Nacional por falta de relevância e urgência.
Resposta: A- I e II
Discursiva: O deputado federal Alfredo Rodrigues apresentou projeto de lei prevendo o estabelecimento de penas de prisão perpétua e de trabalhos forçados para os condenados pela prática de crimes hediondos. Outro deputado, Silmar Correa, decide consultá-lo acerca da possibilidade de questionar perante o judiciário uma suposta inconstitucionalidade do referido projeto antes mesmo que ela venha a ser submetido à votação pelo Congresso Nacional. Como deverá ser respondida a consulta?
Resposta: Via de regra, o Poder Judiciário faz controle repressivo, a única exceção se dá por mandado de segurança impetrado por parlamentar para o STF, em razão da inobservância do devido processo legislativo constitucional, como ocorre no caso de deliberação de uma proposta de emenda tendente a abolir cláusula pétrea ou projeto de lei com a mesma finalidade.
Importa ressaltar que somente os parlamentares têm legitimidade ativa, uma vez que possuem direito público subjetivo à observância do devido processo legislativo constitucional. Trata-se de um controle, uma vez que o mandamus surge a partir de uma suposta violação de um direito.
Obs: caso o referido projeto seja convertido em lei, o mandado de segurança perderá seu objeto, uma vez que, não pode ser substitutivo de ADI.

Outros materiais