Buscar

EXERC. 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
CEL0900_A7_201401254888_V1
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	Disciplina: CEL0900 - SOCIOL.EDUCAÇÃO. 
	Período Acad.: 2017.2 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Pode ser considerada uma importante contribuição teórica de Paulo Freire para o campo educacional:
		
	
	
	
	 
	a definição dos requisitos científicos e técnicos da formação docente.
	
	
	a busca da neutralidade científica nas relações educativas e pedagógicas.
	
	
	a separação entre a educação e a intervenção política na sociedade.
	
	 
	a problematização da dimensão política e ética da prática educativa.
	
	
	a aproximação entre a educação e as demandas de formação profissional.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Devemos, enquanto professores, mostrar a situação de opressão a que grande parcela da sociedade é submetida em nome do capital. A educação pode e deve ser usada como ferramenta a favor da libertação. Seu principal livro intitula-se Pedagogia do Oprimido, no qual apresenta conceitos sobre essa opressão. Que educador estas palavras apresentam?
		
	
	
	
	
	Pierre Bourdieu
	
	
	Pedro Demo
	
	
	Anísio Teixeira
	
	 
	Paulo Freire
	
	
	Antonio Gramsci
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Na visão de Gramsci sobre o papel político da Educação, a luta pelo consenso cultural na sociedade se relaciona com a atuação dos intelectuais de classe e tem como base:
		
	
	
	
	 
	O fortalecimento da educação universal e pública
	
	
	A atuação política na sociedade civil
	
	
	As ações para a tomada do Estado
	
	
	O reconhecimento dos avanços da burguesia.
	
	
	As reivindicações das classes trabalhadoras
	
	
	
		4.
		Paulo Freire, na carta aos professores, nos ensina que o significado do ato de ensinar é:
		
	
	
	
	 
	sobretudo um ato contínuo onde não existe ensinar sem aprender
	
	
	uma forma de aprendizado onde o professor se dá ao ensinar, pois tem a autoridade máxima nesta relação
	
	
	uma forma de aprendizado onde o professor dá aos alunos o seu conhecimento e muda a condição de vida dos alunos
	
	
	uma forma de aprender ensinando as verdades absolutas sem a qual não é possível existir no mundo
	
	
	todas as respostas estão incorretas
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		A Teoria Crítica, da Escola de Frankfurt traz novas perspectivas sobre o modelo da Educação, para essa teoria qual seria o papel do professor.
		
	
	
	
	
	Reprodutor dos valores sociais já que a escola tem o papel de socializar as crianças para reproduzir os valores vigentes
	
	
	Mutável, pois o precisa se moldar aquilo que é solicitado pela sociedade capitalista, que paga seus salários.
	
	 
	Mediador do processo de aquisição de conhecimento, pois o professor é um agente promotor de meios que possibilitem o aluno a compreender o mundo, favorecendo uma visão crítica e questionadora do mesmo.
	
	
	Único responsável pelo conhecimento a ser transmitido, pois eles são os detentores de tais conhecimentos.
	
	
	Tradicional, pautado num processo de memorização de conteúdo, portanto cabe ao professor contribuir com o ¿decoreba¿ dos alunos.
	
	
	
		6.
		ENADE 2008) O pensamento pedagógico de Paulo Freire parte de alguns princípios que marcam, de forma clara e objetiva, o seu modo de entender o ato educativo. Considerando as características do pensamento desse autor, analise as afirmações que se seguem. I - Ensinar é um ato que envolve a reflexão sobre a própria prática. II - Reforçar o senso comum é parte do processo educativo. III - Superar a consciência ingênua é tarefa da ação educativa. IV - Educar é um ato que acontece em todos os espaços da vida. V - Educar é transmitir o conhecimento erudito e universalmente reconhecido. Estão de acordo com o pensamento de Paulo Freire APENAS as afirmações:
		
	
	
	
	
	I, II, III e IV.
	
	
	I, IV e V.
	
	 
	I, III e IV.
	
	
	II e V.
	
	
	I e II.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Diversos autores procuram demonstrar que não se pode analisar a cultura e a ideologia, de forma separada, particularmente, quando se trata do processo de dominação nas sociedades capitalistas. Mas Antônio Gramsci analisa essa questão com base no conceito de hegemonia, em que a ideologia é um elemento de dominação, através da força pelo Estado, e também através dos elementos culturais de um povo. Quais dos pensamentos abaixo realmente expressam o pensamento de Gramsci:
		
	
	
	
	
	O autor propõe o conceito de pensamento complexo em lugar da simplificação e da fragmentação do conhecimento. Para ele, os saberes foram submetidos a um processo reducionista que acarretou a perda das noções de multiplicidade e diversidade. A sala de aula seria o lugar ideal para começar essa reforma.
	
	
	O caminho indicado por ele é o da visão que se retira do âmbito estreito da disciplina, compreende o contexto e adquire o poder de encontrar a conexão com a existência. É preciso Para este pensador é preciso romper com a fragmentação do conhecimento em campos restritos, no interior dos quais se privilegiam determinados teores, e também eliminar a estrutura hierárquica vigente entre as disciplinas. Reformar esta tradição requer um esforço complexo, uma vez que esta mentalidade foi desenvolvida ao longo de inúmeras décadas.
	
	
	Para este autor os indivíduos que crescem como contemporâneos experimentam nos anos de maior disposição à receptividade, mas também posteriormente, as mesmas influências condutoras tanto da cultura intelectual que os impressiona como da situação político-social. Eles constituem uma geração, uma contemporaneidade, porque essas influências são homogêneas.
	
	
	Afirma que as práticas culturais são determinadas, em grande parte, pelas trajetórias educativas e socializadoras dos agentes. Dito com outras palavras, ele afirma, que o gosto cultural é produto e fruto de um processo educativo, ambientado na família e na escola e não fruto de uma sensibilidade inata dos agentes sociais.
	
	 
	Hegemonia significa, a relação de domínio de uma classe social sobre o conjunto da sociedade. O domínio se caracteriza por dois elementos: força e consenso. A força é exercida pelas instituições políticas e jurídicas e pelo controle do aparato policial-militar. O consenso diz respeito sobretudo à cultura: trata-se de uma liderança ideológica conquistada entre a maioria da sociedade e formada por um conjunto de valores morais e regras de comportamento. Segundo Gramsci, ¿toda relação de hegemonia é necessariamente uma relação pedagógica¿, isto é, de aprendizado.
	
	
	
		8.
		Paulo Freire é, sem dúvida, um dos mais importantes pensadores acerca da educação e dos processos pedagógicos voltados para a formação crítica, autônoma e libertadora capaz de promover transformações sociais, tendo sido declarado também, em 2002, Patrono da Educação Brasileira. Com base no texto acima, leia as afirmativas abaixo:
I. Para Paulo Freire, o ser humano está em contínuo processo de aprendizagem e formação durante toda a vida.Assim, o homem não nasce homem, mas torna-se, justamente, pela educação.
II. Paulo Freire aponta para a necessidade da escola possibilitar a formação crítica dos alunos, fornecendo asferramentas necessárias para que eles possam descontruir a realidade, descontruir as ideologias dominantes e reinventarem a própria realidade.
III. Para Paulo Freire, aos professores caberia a tarefa de construção de uma educação voltada para a cidadania, levando o aluno a ter a capacidade de questionar a própria realidade e, mais ainda, de compreender-se como um ser social.
Analise as afirmativas acima e marque a opção correta:
		
	
	
	
	
	Somente o item III está correto.
	
	
	Somente o item I está correto.
	
	 
	Todos os itens estão corretos.
	
	
	Somente o item II está correto.
	
	
	Os itens I e III estão corretos.

Outros materiais