Buscar

Discursivas filosofia 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Discursivas filosofia, comunicação e Ética
Questão 1: Como pode ser diferenciado o senso comum da ciência? Responda indicando, pelo menos, três características próprias do senso comum e três características próprias do pensamento científico. Explique cada uma delas.
Resposta: O senso comum produz um conhecimento superficial, fragmentado, impreciso, acrítico, permeável às manipulações ideológicas. 
A ciência busca um conhecimento preciso, objetivo, que possa ser comprovado, e, dessa forma, utiliza um método, ou seja, a necessidade de buscar procedimentos adequados para atingir determinado objetivo.
_________________________________________________________________________________________________
Questão 2: De acordo com os conteúdos estudados, explique o que é e como podemos diferenciar a moral da ética.
Resposta: A moral é um conjunto de normas e regras que visam regular as relações dos indivíduos em uma sociedade. Indica o comportamento que deve ser considerado bom e mau em uma determinada sociedade. 
A ética se caracteriza como um ramo da Filosofia que visa a refletir sobre os fundamentos da moral; sobre o porquê dos valores, qual seu sentido. É uma reflexão crítica sobre a moralidade, sobre a dimensão moral do comportamento do homem.
A diferença é: enquanto a moral nos diz como devemos agir, a ética reflete sobre o porquê se deve agir dessa forma e não de outra. 
_________________________________________________________________________________________________
Questão 3: De acordo com os conteúdos estudados sobre os valores, a moral e a ética, responda: Na construção do sujeito moral qual a diferença entre moral heterônoma e a moral autônoma?
Respota: Na moral heterônoma se age de determinada forma devido à pressão externa, como o medo do castigo, por exemplo. 
Na moral autônoma, o indivíduo se torna capaz de agir conscientemente, ou seja, não está apenas seguindo uma regra, mas refletiu sobre a mesma e está consciente que deve seguir. 
_________________________________________________________________________________________________
Questão 4: De acordo com os conteúdos estudados sobre a linguagem, explique as diferenças entre a comunicação animal e a comunicação humana.
Respota: A comunicação animal reconhece apenas índices ou sinais e não os símbolos. Expressam dor ou prazer por meio de sons. A comunicação humana se dá através de um sistema de signos articulados. Os signos designam outros elementos. Os seres humanos são os únicos que produzem uma linguagem simbólica, que lhes permite representar o mundo. A linguagem permite falar de coisas que não estão presentes. Pensamos por meio de uma linguagem, pelo pensamento projetamos nossas ações e podemos transformar o mundo. 
_________________________________________________________________________________________________
Questão 5: De acordo com o conteúdo estudado sobre os meios de comunicação de massa, disserte sobre os aspectos positivos e os negativos do uso da televisão
Resposta: A televisão é um meio de comunicação que traz informação, diversão, distração. É possível saber dos acontecimentos em qualquer lugar do mundo em tempo real.
O outro lado é que a televisão transforma a realidade em simulacro, ou seja, embeleza e intensifica o real, tornando-o mais atraente. O problema disso é que podemos ter ideias equivocadas sobre os acontecimentos. Outro problema é a fragmentação, gerando o empobrecimento das notícias. Além disso, não existe neutralidade, tudo envolve escolhas, pois o conteúdo da TV sofre influências dos interesses envolvidos. 
Com isso, é necessário ter uma postura ativa e crítica diante da televisão e buscar formas de utilização produtiva este meio tecnológico. 
________________________________________________________________________________________________
Questão 6: De acordo com o conteúdo estudado sobre Etica, responda: 
È possível ser ético sem ser religioso ? justifique sua resposta 
Resposta: Sim, é possível. O sujeito ético é uma pessoa que age com racionalidade e com consciência do que faz, é um ser livre que decide e escolhe o que faz, um ser responsável que responde pelo que faz. 
Ser um sujeito ético implica em agir com consciência, responsabilidade e autonomia. O indivíduo pode ser uma pessoa ética, porém não participar de nenhuma religião.
A religiosidade pode ajudar a pessoa a agir com ética, pode ensinar alguns preceitos, porém a educação é que visa a formação do ser humano. 
Questão 7 – De acordo com os conteúdos estudados responda: Possuir autonomia moral é o mesmo que ser individualista? Justifique sua resposta
Resposta: Sim, moral são normas que regulam o comportamento dos seres humanos em sociedade, as regras são para todos, se não seguir é individualista.
Questao 8 – Considerando os meios de comunicação de massa, relate os aspectos positivos e negativos do uso da televisão
Resposta: o aparelho coletivo é para melhorar a vida coletiva e não para isolar as pessoas cada vez mais, a televisão é boa pois traz notícias com rapidez porem os aspectos negativos são que afastou pais e filhos e ja não conversam mais 
_________________________________________________________________________________________________
Questao 9 – A filosofia e a ciência fazem uso da razão. E o que podemos entender por razão? O que acontece quando a razão se torna instrumental, como alertaram os filósofos adorno e Horkheimer? Como a educação pode contribuir para que a razão seja colocada a serviço do bem- estar humano? 
Elabore uma resposta que comtemple as questões apresentadas. 
Resposta: Ao fazer uso da razão busca-se entende a realidade 	
O científico, que faz uso de método, experimentação e comprovação na aplicação de suas hipóteses. A utilização da razão e o desenvolvimento da ciência possibilitam, por um lado, a resolução de muitos problemas e uma vida mais confortável
questão 10 – Explique o significado dos dois imperativos éticos kantianos;
 “Age de tal forma que a sua ação possa sempre valer como lei universal”
“ trate todo ser humano sempre como um fim em si mesmo e nunca como um meio”
Resposta: Kant aposta na razão como a verdadeira origem da moralidade ao se guia pelo imperativo categórico. O procedimento interno da razão fundamenta a lei moral quando e capaz de discernir se uma máxima individual pode transformar‑se numa lei universal. O imperativo categórico ordena: “Age de modo que a máxima de tua vontade possa em cada momento valer ao mesmo tempo como o princípio de uma lei universal”.
Kant busca fundar uma ética válida para todos os seres humanos e que siga os mesmos princípios. O agir moral implica em autodeterminar à vontade, em agir segundo a razão. Para Kant o primeiro imperativo básico da razão e:
“Age de tal forma que a sua ação possa sempre valer como lei universal”.
Outro imperativo básico da razão e: “Trate todo ser humano sempre como um fim em si mesmo e nunca como um meio”.
____________________________________________________________________________________________________
Questão 10 – com base em seus estudos sobre Nietzache, explique o que significa para ele e a “ moral de escravos”
Resposta: é a moral dos fracos, a moral de rebanho, dos ressentidos.

Outros materiais