Buscar

ATIVIDADE casa grande senzala PSIMAT

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: Indivíduo e Cultura
Rosivaldo Alves
“Quando em 1532 se organizou econômica e civilmente a [colonização], [...] formou-se na América tropical uma sociedade [...] que se desenvolveria defendida menos [...] pela ação oficial do que pelo braço e pela espada do particular. [...] sendo que entre nós através das grandes famílias proprietárias e autônomas [...], donos de terras e de escravos [...] dos senados de Câmara falaram sempre grosso aos representantes do rei [...]”.
(FREYRE, Gilberto. Casa grande e senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. São Paulo: Círculo do Livro, 1990, p. 43.)
A partir da citação acima, explique a estrutura social do Brasil no contexto da colonização.
R = Sabe-se que o português foi pioneiro nessa colonização, tendo em vista que Portugal já tinha experiência de conviver com vários povos, pois em sua própria composição racial era híbrido, logo ele não tinha o orgulho de raça e com isso podemos também afirmar e atribuir causa e efeito da colonização e seus males a miscigenação. A organização nacional teve como ponto de apoio as casas grandes, o qual era representado pelo sistema patriarcal, porém vendo tudo isso se inclinar a política, ao realismo econômico e jurídico que são considerados elementos que participaram decisivamente da formação nacional, nesse caso as grandes famílias proprietárias e autônomas.

Outros materiais