Buscar

GABARITO PROVA PRESENCIAL ORGANIZAÇÃO E DIDÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gabarito da prova 
ORGANIZAÇÃO E DIDÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - 1CHAM
Questão	Resposta
1	E
2	B
3	A
4	B
5	A
6	C
7	C
8	C
9	A
10	B
11	
Enunciado -
Ao elaborar o plano de aula, estamos organizando as atividades que pretendemos trabalhar junto a aos alunos em um determinado período. No plano de aula, conforme Haydt (2010, p. 102), "[...] o professor especifica e operacionaliza os procedimentos diários para a concretização dos planos de curso e de unidade".
(HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. 8. ed. 4. Impr. São Paulo: Ática, 2010).
De acordo com os estudos da disciplina e da autora supracitada, descreva os passos necessários para a construção de um plano de aula.
Resposta Esperada -
É importante que o aluno aponte que ao planejar uma aula, o professor necessita seguir os seguintes passos: a) prevê os objetivos que utilizará de imediato; b) apresenta os conteúdos a serem trabalhados na aula; c) indica as atividades a serem realizadas com os alunos, podendo ser individuais ou coletivas; d) recursos a serem utilizados para enriquecer a aula e estimular a curiosidade dos alunos; e) apresenta os instrumentos de avaliação que serão utilizados.
12	
Enunciado -
Vimos no estudo da disciplina de organização e didática dos anos iniciais que os conteúdos trabalhados em sala de aula não podem ser utilizados de maneira aleatória, para tanto, é preciso que os professores os organizem a fim de melhorarem sua utilização.
De acordo Piletti (2010) para selecionarmos os conteúdos de ensino, precisamos de alguns critérios. Explique pelo menos três critérios para seleção de conteúdos propostos pelo autor.
Resposta Esperada -
Espera-se que o aluno cite pelo menos três critérios dos que serão expostos a seguir:
1 . Validade - critério que requer conteúdos dignos de confiança, atualizados. O professor precisa organizar seu conteúdo com conhecimentos mais atuais das ciências.
2 . Flexibilidade - os conteúdos selecionados podem ser modificados de acordo com as mudanças verificadas na produção. Aqui o conteúdo poderá ser mudado de acordo com o interesse dos alunos.
3. Significação - o conteúdo deve despertar o interesse do aluno. Tendo como referência a sua experiência de vida.
4. Possibilidade de elaboração pessoal - refere-se à recepção, o aluno poderá associar, comparar, organizar o novo conteúdo.
5. Utilidade - refere-se ao uso dos conhecimentos em situações novas. Este critério estará presente quando o conteúdo que foi selecionado tiver utilidade no ambiente em que o aluno vive.
6. Viabilidade - este critério compreende que devemos selecionar conteúdos que possam ser aprendidos dentro do nível de maturidade da classe.

Outros materiais