Buscar

01.05 Telefonia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FALTA O POSICIONAMENTO DA VIVO – VOU MANDAR POR E-MAIL
Empresas fornecedores de telefonia móvel vão se reunir novamente com a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes para um balanço do plano de expansão resultante da chamada Lei da Antena, que permitiu a ampliação da rede em todo o território municipal.
O encontro deve acontecer até o final deste mês e será organizado pelo presidente, Mauro Araújo (PMDB), que até o final do ano passado presidiu a Comissão Permanente de Direito do Consumidor, responsável por elaborar a nova legislação e cobrar a melhoria no sinal disponibilizado aos clientes mogianos.
Conforme destaca o vereador, desde a apresentação do plano de expansão, há dois anos, o sinal já melhorou consideravelmente na Cidade, com a instalação de novas antenas capazes de distribuir sinal 4G (de alta velocidade) e a cobertura de bairros antes não atendidos pela telefonia móvel.
De acordo com o serviço de informações sobre cobertura da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Claro é a empresa com o maior número de antenas 4G em Mogi das Cruzes, com 18 sites já instalados até agora. Na sequência, vem a Vivo, com 12, e a TIM, com duas. As outras operadores não contam na relação fornecida pelo site http://gatewaysiec.anatel.gov.br/mobileanatel/.
Mauro Araujo afirma que o plano de expansão, apresentado pelas empresas em reunião fechada com os vereadores, é confidencial. Entretanto, ele adianta que ele segue em implantação e ainda há diversas novas antes para serem instaladas na Cidade.
“Alguma coisa já melhorou, mas ainda não está bom o suficiente”, pondera o vereador. Segundo Mauro Araujo, uma nova reunião será convocada para que as empresas possam apresentar o que do plano já foi cumprido e o que ainda deve ser feito nos próximos anos. “Este é um trabalho contínuo, porque a Cidade já não é a mesma de dois anos atrás. O serviço deve avançar muito mais, mas eu me lembro que há um ano ninguém conseguia falar no celular em Mogi. Hoje já não está mais assim”, completa.
Em nota, a Oi informa que investiu R$ 3,5 bilhões no Estado de São Paulo, entre os anos de 2008 e 2015. A empresa afirma que o serviço 4G foi lançado na Cidade em dezembro do ano passado (a informação não é confirmara ainda pelo aplicativo de cobertura da Anatel, que apresenta a empresa como fornecedora apenas dos serviços de 3G e 2G em Mogi das Cruzes).
A Claro diz que ativou seis novos sites com a tecnologia 4G em Mogi das Cruzes, no ano passado, além de reforços para a rede 3G. Para 2016, a empresa deve trabalhar na expansão na internet de alta velocidade.
A Claro afirma que foi a empresa que mais atendeu às metas de qualidade – acesso e queda das redes de voz e dados, nas avaliações do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal (2012 a 2014).
A TIM não retornou o contato.

Outros materiais