Buscar

Case_Jair

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO 
Jair Porto: Dedicação e Persistência para o Sucesso.
Empreendedor é aquele que têm boas idéias não só na abertura de uma empresa, mas durante toda a vida dela. O empreendedor que faz jus ao nome põe a mão na massa para, com persistência e atitude pró-ativa, transformar oportunidades em realidade. Jair de Oliveira Porto Filho, tem 34 anos, é casado, tem duas filhas e nasceu no Distrito de Riacho da Cruz. É filho do Sr. Jair de Oliveira Porto (produtor rural) e da Srª Ilva Figueiredo Porto (dona de casa). 
Criado pelos pais em uma família com mais 8 irmãos, viveu até os 16 anos no Riacho da Cruz, quando no ano de 1989 veio para a cidade de Januária-MG onde estudou em regime de internato no Colégio Agrícola (atual CEFET). Segundo ele, desde cedo trabalhou na lida diária da roça e sempre acompanhava o pai em seus negócios. Talvez por isso, decidiu após concluir o Curso Técnico em Agropecuária no ano de 1992, partir para São Paulo-SP com o objetivo de trabalhar, levantar um capital e um dia retornar e vencer em Januária. 
Aproveitou a oportunidade de ter um irmão já radicado na grande capital e foi em busca de seus sonhos. Ao que parece, além dos três grandes traços de personalidade: visão sistêmica, capacidade de correr riscos e iniciativa conforme afirmava o psicólogo americano David McClelland, da universidade de Harvard, referência mundial no assunto, o empreendedor conta também com a sorte. Logo que chegou em São Paulo, Jair conseguiu um emprego para trabalhar em uma empresa de prestação de serviços de vistoria em veículos. Bastaram 3 meses de experiências acumuladas, para ele perceber que poderia ser dono de sua própria empresa, aumentando sua renda e passando da figura de empregado, para a de patrão. Em 1992 abriu o seu 1º Empreendimento, a Porto e Porto Vistorias. 
Numa estratégia sensata, Jair buscou parceria com uma rede de manutenção em veículos, de forma que ele usasse o espaço físico da rede para atender os seus clientes. Em contrapartida, a rede de manutenção de veículos conseguia aumentar consideravelmente a sua carteira de clientes. Em 1994, como forma de reconhecimento das suas habilidades para os negócios, Jair é convidado a gerenciar uma loja da rede de serviços em veículos. Em pouco tempo, passou a gerenciar 2 lojas da mesma rede. Durante 3 anos conciliou o trabalho de gerente, com as atividades de sua empresa de vistorias que já contava com 2 funcionários. A partir de 1997, a história de nosso empreendedor começa a mudar. 
Desde que havia saído de sua terra natal, Jair ficou 5 anos longe da família e dos amigos. Quando em 1996, veio passear de férias em Januária, sentiu-se tocado pela saudade que tinha de estar em meio à sua família, e as pessoas de quem tanto gostava. “A cidade natal é sempre marcante em nossa vida”, diz Jair. Quando retornou para São Paulo, já sabia que era hora de mudar, de correr riscos e supera-los. Em 1997, resolveu abrir mão de sua empresa, do cargo de gerente, e voltou para Januária onde iniciou mais uma página de sua história como Empreendedor. Além da vontade de retornar à sua terra natal, Jair trouxe consigo também, o sonho de iniciar uma carreira de sucesso nos negócios. 
A capacidade visionária e as experiências da vida na capital o ajudaram a enxergar a primeira oportunidade. Percebeu que em São Paulo havia um ramo em ascensão e que em Januária ainda não tinha sido explorado. Com isso, foi o pioneiro no ramo de Lanchonetes Ambulantes na cidade em meados de 1997. Com a venda de um carro comprado em São Paulo e mais um capital que tinha levantado durante os 6 anos de trabalho, Jair adquiriu e adaptou um minivan Towner para venda de Hot Dog’s. De forma estratégica, ele instalou-se na Praça Getúlio Vargas e começou um “pequeno-grande negócio”, o Porto Lanches. “Ao mesmo tempo em que tinha um carro de passeio, tinha também um carro que gerava lucros”, afirma Jair. Mesmo sem formalizar o planejamento do empreendimento em um Plano de Negócios, Jair adotava métodos empíricos de controle e planejamento financeiro. 
A novidade do produto e o bom atendimento foram os ingredientes para o sucesso. O Porto Lanches faturava uma média de R$ 10.000,00/mês. Mas que não se iludam aqueles que enxergam apenas os números. Segundo Jair, a rotina de trabalho era pesada. Além de varar a madrugada vendendo seus produtos, durante o dia tinha outra jornada; a limpeza do carro, e o preparo dos produtos para mais uma noite. Jair que chegou a ter dois veículos adaptados para a venda de Hot Dog’s lembra com satisfação do dia em que o empreendimento bateu o recorde de vendas. Durante a final da Copa do Mundo de Futebol em 2002, quando o a Seleção Brasileira sagrou-se Campeã, o Porto Lanches vendeu mais de 2.000 Lanches e 3.000 Latinhas de refrigerante e cerveja. O Porto Supermercado conta hoje com 9 funcionários. 
Com uma política de preço justo e bom atendimento, Jair afirma estar no caminho certo para o sucesso do negócio. Em breve, pretende ampliar a rede Porto, em mais uma loja, localizada em frente ao Mercado Municipal. Nessa nova loja, com dimensões bem maiores, Jair pretende oferecer maior conforto e opção de compras para os clientes, e despontar de vez no cenário comercial da cidade e região.
Com a característica típica de um bom mineiro, a quietude, Jair afirma: “Meu plano é crescer. Pretendo, se Deus quiser abrir mais uma loja, onde possa empregar mais pessoas”. 
Baseado no Texto, responda as seguintes questões:
O que motivou Jair a empreender?
Quais foram os passos percorridos para abrir seu negócio?
Quais as características marcantes Jair apresenta?
Você considera que ele fez uma boa opção voltando para sua terra natal? Por que?
No lugar de Jair, o que você faria diferente?
A que você atribui o sucesso obtido por Jair?

Outros materiais