Buscar

SIMULADO 1 MECANICA DOS SOLOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201308014864)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Julgue os itens abaixo sobre a origem e formação do solo:
I - As rochas ígneas são formadas pela solidificação de magma fundido expelido pelo manto terrestre.
II - As rochas intrusivas são aquelas que a mobilidade do magna cessa acima da superfície e este se resfria.
III - As rochas extrusivas são aquelas que se solidificam acima da superfície da terra, apresentando menos resistência que as rochas intrusivas.
IV - Granito e Basalto são exemplos de rocha ígnea intrusiva e de rocha ígnea extrusiva, respectivamente.
Estão corretas:
		
	 
	I, III e IV.
	
	II, III e IV.
	
	I e IV.
	
	I, II, III e IV.
	
	I, II e IV.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308089144)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os solos alóctones são solos que sofrem ação de agentes transportadores como águas pluviais, águas fluviais, agentes coluvionares (gravidade), ventos e geleiras. Em se tratando da textura a ser apresentada por este tipo de solo a variação ocorrente entre solos desta classificação depende:
		
	
	Da distância do transporte e da modalidade de alteração decorrente de ação do intemperismo.
	
	Do agente de transporte e da intensidade em que o transporte ocorre.
	
	Do agente de transporte e das ações mecânicas ocasionadas sobre ele.
	 
	Da distância do transporte e do tipo de agente transportador.
	
	Todas as alternativas estão incorretas
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308089133)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as afirmativas expostas a seguir: I - Em Pedologia, as camadas que constituem o perfil são denominadas de horizontes e designam-se pelas letras A (camada superficial), B (subsolo alterado) e C (rocha sã). II - Os minerais encontrados nos solos são os mesmos das rochas originárias (minerais primários) além de outros que se formam na decomposição (minerais secundários). III - Os silicatos sofrem desintegração mais ou menos acentuada pelos agentes da natureza: pela ação dá água carregada de CaCo3 é característica a alteração em argila branca, denominada de montmorilonita. IV - As pesquisas das argilas revelam que apesar da aparência amorfa do conjunto, que elas são constituídas de pequeninos minerais cristalinos, chamados de minerais argílicos, dentre eles têm-se: caulinitas; montmorilonitas; e, ilitas.
		
	 
	II e IV
	
	III e IV
	
	I e III
	
	I e IV
	
	I e II
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308008127)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O solo é um sistema trifásico composto por água, ar e sólidos (grãos). A respeito do solo, marque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmativas abaixo.
		
	 
	A permeabilidade de um pedregulho pode ser uma a duas ordens de grandeza maior que a permeabilidade da areia e até nove ordens de grandeza maior que a permeabilidade da argila.
	 
	A umidade do solo é a razão da massa de água pela massa de sólidos contidas no solo, representada em percentual. Esse índice físico é obtido diretamente através de ensaio com estufa.
	 
	Os solos orgânicos são constituídos por grãos e matéria orgânica, sendo que resíduos sólidos orgânicos também podem compor esses solos.
	 
	Quando os vazios do solo estão preenchidos com água diz-se que o solo está saturado. Nesta ocasião a umidade do solo é numericamente idêntica a sua porosidade.
	 
	As principais texturas do solo são: areia, silte e argila. Apesar de essas texturas existirem individualmente, muitos solos são constituídos por percentuais de cada uma delas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308130626)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Referente a Mecânica dos Solos, TODAS as afirmativas estão CORRETAS, EXCETO
		
	 
	O conhecimento de Geologia é importante para o tratamento correto dos problemas de fundações, porém pode ser desprezível quando se trata de fundações complexas.
	 
	O pai da Mecânica dos Solos foi Karl Von Terzaghi, um engenheiro austríaco, reconhecido pelos trabalhos desenvolvidos na área de solos e fundações, como por exemplo o livro Soil Mechanics in Engineering Practice, escrito em parceria com Raiph B. Peck.
	 
	No Brasil, o empirismo foi predominante nesta ciência, inicialmente, visto que quando a fundação direta não era possível, ou nos casos de dúvida, recorria-se estacas, cujas capacidades eram estimadas por meio de fórmulas dinâmicas.
	 
	A Química e a Física Coloidal, importantes para justificar aspectos do comportamento dos solos, são parte integrante da Mecânica dos Solos.
	 
	As bases da geotecnia, no Brasil, foram estabelecidas nas grandes obras portuárias e ferroviárias, especialmente túneis, na segunda metade do século XIX e início do século XX. O tratamento de problemas de solos e rochas eram totalmente baseado na experiência transmitida.

Outros materiais