Buscar

PROCESSO CIVIL IV CASO CONCRETO semana 11

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV - CCJ0038
Título
EXECUÇÃO DE ALIMENTOS, FUNDADA EM TÍTULO EXECUTIVO JUDICIAL OU EXTRAJUDICIAL. PROCEDIMENTOS.
Descrição
1a Questão: O CPC prevê que, na execução por título extrajudicial por dívida alimentar, é possível oficiar o empregador do executado para que o mesmo efetue o desconto em folha de pagamento, o que coincide com o modelo do CPC-73. Contudo, o mesmo inova ao prever que o descumprimento pelo empregador gera a prática de crime de desobediência (art. 912, par. 1º). Ocorre que a lei de alimentos já possui tipo penal específico para esta situação (art. 22, parágrafo único, Lei 5.478/68), não tendo o mesmo sido revogado pelo CPC/2015, ao contrário de diversas outras normas (art. 1.072). Qual tipo penal deve prevalecer?
Vai prevalece a pena mais específica, se for regulado pelo artigo 22 da Lei 5.478/68 (lei de alimentos) e ser for regulado pelo CPC/ 15 deverá ser o de crime de desobediência previsto em seu artigo 912, § 1º.
2a Questão. Considerando o CPC, indique a alternativa que não contempla meio executivo, de coerção ou de sub-rogação, para forçar o devedor a adimplir obrigação de pagar alimentos:
prisão civil; 
protesto do título judicial; 
desconto em folha de pagamento; 
mandado de imissão. Correta.
Desenvolvimento

Outros materiais