Buscar

Lei da Mediação de Conflitos

Prévia do material em texto

Aula 3 mediação de conflito
	
	 1a Questão (Ref.: 201402921185)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 4)       Saiba  (0)
	
	Finalmente foi aprovada a lei que regulamenta a Mediação de Conflitos, Lei 13.140/2015, um marco na evolução histórica da mediação brasileira.Segundo o que dispõe a referida Lei, no que se refere ao princípio da confidencialidade, este aplica-se, não só ao mediador, mas a todos, inclusive aqueles que tenham, direta ou indiretamente, participado do procedimento de mediação, alcançando as seguintes hipóteses, EXCETO em relação:
		
	
	reconhecimento de fato por qualquer das partes no curso do procedimento de mediação;
	
	documento preparado unicamente para os fins do procedimento de mediação;
	 
	declaração, opinião, sugestão, promessa ou proposta formulada por uma parte à outra na busca de entendimento para o conflito;
	
	manifestação de aceitação de proposta de acordo apresentada pelo mediador;
	 
	informação relativa à ocorrência de crime de ação pública;
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402944817)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 4)       Saiba  (0)
	
	A mediadora Helena Tonitoni, tomou conhecimento no decorrer de uma sessão de mediação, que uma das partes havia cometido latrocínio. Após a sessão, dirigiu-se a Delegacia do bairro e noticiou o fato as autoridades policiais. No que concerne ao comportamento de Helena Tonitoni, assinale a alternativa correta, de acordo com o que dispõe a Lei nº 13.140/2015:
		
	 
	A mediadora não agiu corretamente, pois não observou o princípio da Confidencialidade, uma vez que só poderia revelar o fato, com autorização expressa das partes.
	
	A mediadora não agiu corretamente, pois não observou o princípio da Imparcialidade uma vez que com seu comportamento mostrou preferência por uma das partes.
	
	A mediadora não agiu corretamente, pois violou o princípio da Confidencialidade, já que este princípio é de observância necessária, em qualquer hipótese.
	
	A mediadora não agiu corretamente, pois não observou o princípio da Confidencialidade, vez que toda e qualquer informação relativa ao procedimento de mediação será confidencial em relação a terceiros, não admitindo a Lei, exceções.
	 
	A mediadora agiu corretamente, uma vez que não está protegida pela regra de Confidencialidade, a informação relativa à ocorrência de crime de ação pública.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402909728)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 4)       Saiba  (0)
	
	Em razão da Lei nº 13.140, de 26 de junho de 2015, que dispõe sobre a mediação entre particulares como meio de solução de controvérsias, análise as afirmativas que seguem e escolha a opção adequada: I - Poderá funcionar como mediador extrajudicial qualquer pessoa capaz que tenha a confiança das partes e seja capacitada para fazer mediação, independentemente de integrar qualquer tipo de conselho, entidade de classe ou associação, ou nele inscrever-se. II - Poderá atuar como mediador judicial a pessoa capaz, graduada há pelo menos dois anos em curso de ensino superior de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação e que tenha obtido capacitação em escola ou instituição de formação de mediadores, reconhecida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM ou pelos tribunais, observados os requisitos mínimos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça em conjunto com o Ministério da Justiça. III - Poderá funcionar como mediador extrajudicial ou judicial qualquer pessoa capaz graduada há pelo menos dois anos em curso de ensino superior de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, que tenha a confiança das partes e seja capacitada para fazer mediação, desde que integre conselho de mediadores, sindicato de mediadores, associação de mediadores, OAB ou outra entidade de classe.
		
	 
	Estão certas as I e II.
	
	Está certa apenas a opção I.
	 
	Estão certas as II e III.
	
	Estão certas as I e III.
	
	Estão certas as I, II e III.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402919010)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (0)
	
	Marque a resposta correta: Hoje, há uma explosão de recursos para criar diálogos colaborativos, e conseguir mudança na maneira de lidar com as situações de conflito. Podemos chamar este período atual de
		
	 
	era da negociação e da mediação
	 
	momento de judicialização dos conflitos
	
	etapa de renovação de métodos decisórios para juízes
	
	espaço para a elaboração de mais leis
	
	fase de evolução das estratégias judiciais punitivas
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402794266)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (0)
	
	Marque a resposta correta : O Movimento de ADR's ou RAD na América Latina começou
		
	 
	na Colômbia, em 1983, e hoje é um dos mais avançados no que concerne à arbitragem comercial e à conciliação privadas.
	
	no Chile, em 1990, e hoje é um destaque mundial nas conciliações judiciais e privadas
	
	no Uruguai, em 1980, e hoje é parâmetro para as mediações na área trabalhista e empresarial
	
	na Argentina, em 1970, e hoje tem projeção continental nas mediações familiares e comunitárias
	 
	no Brasil, em 1964, e hoje é exemplo mundial nas mediações empresariais e criminais
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403014432)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 4)       Saiba  (0)
	
	2) A teor do que dispõe a Lei n. 13.140/15, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	A remuneração devida aos mediadores judiciais será fixada pelos tribunais e custeada pelas partes
	
	Aos necessitados será assegurada a gratuidade da mediação
	
	Ninguém será obrigado a permanecer em procedimento de mediação.
	 
	As partes poderão ser assistidas por advogados ou defensores públicos
	 
	Comparecendo uma das partes acompanhada de advogado ou defensor público, o mediador dará continuidade ao procedimento, concedendo o prazo de 05 (cinco) dias para que a outra parte indique um advogado ou defensor público.
	
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402786568)
	 Fórum de Dúvidas (4)       Saiba  (0)
	
	Analise as afirmativas a seguir: I - O processo de negociação comporta os interesses explícitos e implícitos de seus negociadores. Nessa perspectiva, o assunto velado é o real valor do produto a ser negociado. Esse valor se altera na medida da necessidade que cada um dos negociadores tem em relação ao item a ser negociado. II A capacidade de mapeamento dos interesses presentes em uma negociação compõe um dos elementos que, indicam a qualificação superior de um bom negociador. III A ideia visual do iceberg serve para definir a diferença entre posições e interesses. A ponta do iceberg é a posição de cada parte na negociação (fácil de ver); mas o interesse mais profundo fica escondido sob a água. IV- A técnica do loop-feedback consiste na repetição da informação recebida seguida de uma explanação sobre como a ideia está sendo interpretada, requisitando-se, então, a confirmação da outra parte em relação à interpretação oferecida. Assinale:
		
	
	Se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas.
	 
	Se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
	 
	Se todas as afirmativas estiverem corretas.
	
	Se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
	
	Se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402945401)
	 Fórum de Dúvidas (4 de 4)       Saiba  (0)
	
	A Lei n. 13.140/2015 dispõe sobre a mediação entre particulares como meio de solução de controvérsias e sobre a autocomposição de conflitosno âmbito da administração pública. Diante do exposto é correto afirmar:
		
	 
	Considera-se mediação a atividade técnica exercida por terceiro parcial com poder decisório, que, escolhido ou aceito pelas partes, as auxilia e estimula a identificar ou desenvolver soluções consensuais para a controvérsia.
	
	Considera-se mediação a atividade técnica exercida por terceiro imparcial com poder decisório, que, escolhido pelas partes, as auxilia e estimula a identificar ou desenvolver soluções consensuais para a controvérsia.
	
	Considera-se mediação o procedimento judicial desenvolvido por terceiro imparcial com poder decisório, que, escolhido pelo juiz, as auxilia e estimula a identificar ou desenvolver soluções consensuais para a controvérsia.
	
	Considera-se mediação a atividade técnica exercida por terceiro imparcial com poder decisório, que, escolhido somente pelo Tribunal, as auxilia e estimula a identificar ou desenvolver soluções consensuais para a controvérsia.
	 
	Considera-se mediação a atividade técnica exercida por terceiro imparcial sem poder decisório, que, escolhido ou aceito pelas partes, as auxilia e estimula a identificar ou desenvolver soluções consensuais para a controvérsia.

Continue navegando