Buscar

Trabalho tecnologia dos alimento ( geleia )

Prévia do material em texto

Metodologia
Materiais e Métodos
Formulação: 
- 300g de morango;
-200g de açúcar
-1 colher de sopa suco de limão
- 3 colheres de sopa de chia
A embalagem plástica foi higienizada em água corrente, deixada por 15 minutos em água clorada.
Retirada as folhas, selecionamos as frutas em bom estado. Retiramos as frutas deterioradas e verdes; lavamos em solução de água e hipoclorito de sódio; a matéria prima foi pesada em uma balança analítica; com auxílio de uma faca trituramos em cubos os morangos; em uma vasilha inox incluímos junto ao morango, a chia, o açúcar e o suco de limão em quantidades estabelecidas. Deixamos os ingredientes descansando por 20 min e nesse meio tempo foi mensurado o pH . Observou-se que estava dentro dos parâmetros estabelecidos com pH 3,2. Logo em seguida despejamos em uma panela; o processo foi feito em fogo brando e ao levantar fervura desligamos o fogo.
Fizemos o teste da colher utilizando o refratômetro para verificar o Brix que estava em 68 Brix. os vidros foram esterilizados com hipoclorito. Transferimos a geleia para os potes, e as embalagens foram fechadas parcialmente. 
A matéria prima utilizada na formação da geleia foi o morango, uma fruta pobre em pectina, mas rica em ácidos, a adição da semente de chia, foi uma estratégia devido à sua capacidade de absorção de líquido e formação de gel, sendo necessária então apenas adição de açúcar e o limão sem a necessidade da pectina. 
Característica do morango e seus benefícios 
As frutas desempenham um papel muito importante em nossa alimentação. São fontes naturais de nutrientes, vitaminas e sais minerais, além de fornecerem fibras e outros nutrientes que contribuem para a prevenção de doenças, como por exemplo, o combate ao câncer de cólon. Recomenda-se a ingestão de 3 a 4 porções de frutas ao dia.
O morango apresenta matérias aromáticas que atuam nos nervos do olfato e do gosto aumentando o apetite. É uma fruta que apresenta tantos benefícios para a saúde como malefícios em alguns casos. tem efeito estimulante do apetite, facilita a digestão e é excelente alimento para o fígado pelo seu elevado teor de açúcares naturais.
Além de estimular os processo de absorção do organismo infantil, o morango aumenta a resistência às infecções e tem ação anticancerígenas.
Os morangos podem ser estocados na geladeira por poucos dias, porém quando fatiados perdem gradativamente a vitamina C. Recomenda-se lavar a fruta antes de servir para evitar o mofo e prevenir surtos de diarreia infecciosa que é uma das causas mais importante de morbidade e mortalidade na infância em todo o mundo, levando em conta aspectos locais na sua prevalência e patogenicidade.
Teor vitamínico
O morango é uma fonte importante de algumas vitaminas como a vitamina C, A e folatos.
Teor de fibras
O morango é pobre em pectina e rica em fibras solúveis que ajudam a baixar o colesterol. Contém bioflavonóides, como a antocianina (de coloração avermelhada) e o ácido elágico, substâncias que podem ajudar a evitar alguns tipos de câncer. Como o ácido não é destruído pelo cozimento, até uma torta e uma geleia de morango são nutritivas.
Fibras Solúveis
Incluem pectinas, mucilagens e algumas hemiceluloses. As pectinas são encontradas principalmente em frutas e vegetais, especialmente maçãs, laranjas e cenouras. outras formas de fibras solúveis ocorrem no farelo de aveia, cevada e leguminosas. A influência das fibras solúveis em eventos do trato alimentar está relacionada à sua habilidade de reter água e forma géis e também ao seu papel como substrato para a fermentação de bactérias colônicas.
Fibras Insolúveis
Consistem principalmente de celulose e algumas hemiceluloses. Dão estruturas às células vegetais e são encontradas em todos os tipos de material vegetal; entretanto, sua maior fonte está nas camadas externas de grãos de cereais. A lignina, uma material não carboidrato que algumas vezes está incluído na determinação de fibras, é o componente principal das árvores e fornece estrutura às porções lenhosas das plantas. Constitui uma porção muito pequena da dieta (1g/dia) e é encontrada principalmente em frutas com cascas e sementes comestíveis.
As sementes de morango contêm fibras insolúveis, que ajudam a evitar a constipação. Entretanto, elas podem ser prejudiciais para pessoas com distúrbios intestinais como diverticulite.
Agentes Nutricionais
O morango contém um alérgeno e um salicilato natural (um composto semelhante à aspirina), em decorrência muitas pessoas são alérgicas a esta fruta Ele também contém ácido oxálico, que pode ocasionar cálculos nos rins e bexiga em pessoas suscetíveis, além de reduzir a absorção de ferro e cálcio no organismo.
Característica da chia e seus benefícios.
Carboidratos e Fibras
A maior parte do conteúdo de carboidratos da semente está na forma de fibras (mais de 80%). As fibras são na maior parte insolúveis também podem ser fermentadas no intestino com fibras solúveis, promovendo a formação de ácidos gordos de cadeia curta e melhorando a saúde do cólon. Quando a semente de chia é colocada na água ou outros líquidos, as fibras absorvem até 10-12 vezes o seu próprio peso e as sementes transformam-se numa massa gelatinosa.
Proteína
A semente de chia contêm 19% de proteína, que é semelhante à de outras sementes e mais do que a maioria dos cereais e grãos. um consumo elevado de proteínas tem sido associado ao aumento da saciedade após as refeições, o que reduz a ingestão de alimentos. As sementes contêm proteínas de alta qualidade com todos o aminoácidos essenciais e, portanto, é uma boa fonte de proteína à base de plantas.
As sementes de chia não são recomendadas como única fonte de proteína para as crianças, entretanto, elas são sem glúten e podem ser consumidas por pessoas intolerantes ao glúten.
Vitaminas e Minerais
A semente dispõe de quantidades elevadas de muitos minerais, mas são uma fonte pobre de vitaminas. Os minerais mais abundantes são: manganês; fósforo; cobre; selênio; ferro; magnésio; cálcio
A absorção de alguns minerais, como ferro e zinco podem ser reduzidos por causa do conteúdo de ácido fítico presente na semente de chia.
A semente de chia contêm grande quantidade de fibras e ômega-3 ácidos graxos, abundância de proteína de alta qualidade, além de vários minerais essenciais e antioxidantes. Elas podem melhorar os fatores de risco para doenças cardíacas e diabetes, podem conduzir a uma melhor saúde digestiva e aumentar os níveis sanguíneos para um coração saudável, com o ômega-3, gordura presente na semente de chia, que possuem a forma oval, pequena e plana, com uma textura brilhante e lisa. A cor pode variar de branco ao marrom, ou preto. Por causa de seu sabor relativamente brando, a semente de chia pode ser adicionada praticamente em tudo.
Devido a sua capacidade de absorção de líquido e formar gel, a semente de chia também pode ser usado para engrossar molhos, ou como um substituto de ovo em receitas.
Conclusão
A geleia de frutas se mostrou produto de fácil preparo, que exige de poucos recursos tecnológicos e podem ser preparadas com frutas que seriam descartadas por estarem "machucadas" ou amassadas, porém em boas condições de consumo, nunca frutas podres.
Sua produção se feita de acordo com as boas práticas de fabricação oferece um produto com características sensoriais agradáveis, com qualidade e segurança ao consumidor.
Uma geleia de boa qualidade tecnológica deve conservar-se bem sem sofrer alterações; quando retirada do vidro, deve tremer sem escorrer, sendo macia ao cortar, porém, firme, e permanecer com os ângulos definidos. Não deve ser açucarada, pegajosa ou viscosa, devendo conservar o sabor e o aroma da fruta original. A legislação não permite o uso de corantes ou aromatizantes artificiais neste produto.
Para a produção devemos estar atento à seleção da matéria-prima, ao processamento e armazenamento, pois são etapas que determinam a qualidade do produto final.
Com isso foi possível produzir geleia com qualidade.
Receita: Geleia de morango com chiaFormulação:
キ	300g de morangos

Continue navegando