Buscar

Revisão AV2 a (1)

Prévia do material em texto

REVISÃO AV2
DESENVOLVIMENTO HUMANO I
Disciplina: Desenvolvimento Humano I
Professora: Renata S. C. Chinelato
Conteúdo: Unidades 1, 2 e 3 (material didatico, slides)
O que é desenvolvimento humano?
Resposta: O desenvolvimento humano é o estudo científico de como as pessoas mudam, bem como das características que permanecem razoavelmente estáveis durante toda a vida.
O desenvolvimento humano é reflexo das características inatas ou resultado das experiências de vida? 
Reposta: De ambas. Variáveis internas(ligadas à maturação orgânica do indivíduo, as bases genéticas do desenvolvimento) e variáveis externas(ligadas à influência do ambiente no desenvolvimento, diversas interações que ocorrem nos múltiplos contextos em que o desenvolvimento se dá).
Quem foi o estudioso do desenvolvimento do ciclo vital? Entende-se por ciclo vital... Defina os princípios fundamentais dessa abordagem.
Resposta: Paul Baltes. O desenvolvimento do ciclo vital também pode ser entendido como o desenvolvimento que ocorre durante toda a vida. O desenvolvimento: é vitalício, depende de história e contexto, é multidimensional e multidirecional, é flexível ou plástico.
Diferencie mudança quantitativa e qualitativa. Dê exemplos:
Resposta: Quantitativa: é uma mudança em número ou quantidade. Ex.: o que a criança cresce em altura, ganha peso, aumenta vocabulário. Qualitativa: é uma mudança no tipo, na estrutura ou na organização, como o surgimento de novos fenômenos que não são antecipados por outros. Ex.: interesse e desinteresse por amigos, aprender a andar de bicicleta, mudança de comunicação não-verbal para verbal.
Quais são as diferentes esferas do desenvolvimento humano? Explique sua função.
Resposta: Desenvolvimento físico = crescimento do corpo e do cérebro, das capacidades sensórias, das habilidades motoras e da saúde. Desenvolvimento cognitivo = capacidades mentais, aprendizagem, linguagem, memória, pensamento, criatividade, julgamento moral. Desenvolvimento psicossocial = personalidade (maneira peculiar e relativamente consistente de uma pessoa sentir, reagir e se comportar) e relacionamentos sociais.
Defina os 8 períodos do ciclo vital:
Resposta: período pré-natal (da concepção ao nascimento), primeira infância (nascimento aos três anos), segunda infância (dos três aos seis anos), terceira infância (dos seis aos onze anos), adolescência (dos onze aos vinte anos), jovem adulto (dos vinte aos quarenta anos), meia-idade (dos quarenta aos sessenta e cinco anos), terceira idade (sessenta e cinco em diante).
Defina os conceitos de hereditariedade, ambiente e maturação:
Resposta: hereditariedade (influências inatas sobre o desenvolvimento, transmitidas pelos genes herdados dos pais biológicos). Ambiente (totalidade de influências não-genéticas sobre o desenvolvimento, externas às pessoas). Maturação (desdobramento de uma sequencia genética, prontidão para adquirir novas habilidades, como caminhar, falar).
	
Diferencie influências normativas e não normativas/ normativas etárias e normativas históricas:
Resposta: Normativas (experimentado de modo semelhante pela maioria das pessoas). Etárias: semelhantes para pessoas de uma determinada faixa etária. Históricas: comuns a um grupo que partilham de experiências semelhantes, como crescer na mesma época e lugar. Não-normativas (são eventos incomuns que têm grande impacto sobre as vidas individuais). As não-normativas podem ser eventos típicos que ocorrem em momentos atípicos (como casamento ou gravidez na adolescência), ou eventos atípicos (acidente, doença).
O que é genética do comportamento?Diferencie os gêmeos. 
Resposta: estuda as influências da herança genética sobre o comportamento. Gêmeos idênticos (único óvulo fertilizado divide-se em dois) têm a mesma herança genética, também chamados de gêmeos univitelinos. E gêmeos fraternos (dois óvulos).
O que é um período crítico ou sensível:
Resposta: Tempo específico em que um determinado evento ou sua ausência tem maior impacto sobre o desenvolvimento. Exemplo: o bebê tem um período critico para desenvolver o apego. O jovem adulto tem um período critico para o desenvolvimento profissional.
Quais são os achados de pesquisa envolvendo gêmeos, filhos adotivos e filhos biológicos?
Resposta: Traços físicos: tamanho, altura, forma corporal, tendência a magreza/obesidade. Capacidades cognitivas: inteligência, visualização espacial, dificuldade de leitura; Quanto ao QI, gêmeos idênticos mais parecidos no desempenho intelectual.Personalidade: temperamento, emocionalidade, socialibilidade. Estudos revelam que os gêmeos idênticos são mais parecidos em seu nível de empatia do que os gêmeos fraternos ou irmãos não gêmeos. Transtornos mentais: alcoolismo, depressão, esquizofrenia, comportamento anti-social. Incidência de esquizofrenia em gêmeos idênticos é maior; Crianças que tem pais biológicos esquizofrênicos tem mais chance de se tornarem esquizofrênicas;
O que é resiliência? Explique a diferença entre fatores de risco e fatores de proteção:
Resposta: É a capacidade humana para enfrentar, vencer e ser fortalecido ou transformado por experiências de adversidade. Fatores de risco = predispõe a resultados negativos de desenvolvimento (Exemplo: pobreza, consumo de drogas, eventos de vida estressantes, ausência de apoio de rede social, abuso sexual, divórcio dos pais, etc.). Fatores de proteção = diminuem a probabilidade de um resultado negativo, neutralizam um risco (Exemplo: coesão do grupo familiar, apoio social, elevada autoestima).
Quem propôs o modelo ecológico? O que o modelo enfatiza?
Resposta:Bronfenbrenner. enfatiza a diversidade de ambientes para o desenvolvimento do indivíduo. O ambiente ou contexto ecológico é constituído por um conjunto de sistemas interdependentes, vistos como um encaixe de estruturas concêntricas, em que uma está contida na seguinte.
Defina o que é um microssistema, um mesossistema, um exossistema e um macrossistema.
Resposta: MICROSSISTEMA: inclui todos aqueles ambientes em que a criança vive experiências pessoais diretas. São todas as atividades, papéis e relações que se dão entre as pessoas em um determinado ambiente.MESOSSISTEMA: inclui as inter-relações entre dois ou mais ambientes nos quais a pessoa em desenvolvimento participa ativamente. São continuamente modificados sempre que a pessoa começa a participar de um novo ambiente.EXOSSISTEMA: inclui elementos do sistema que a criança não experiencia diretamente, mas que a influenciam porque afetam um dos microssistemas, sobretudo a família.MACROSSISTEMA: inclui o ambiente cultural ou subcultural mais amplo em que tanto o micro como o exo estão inseridos. Crenças, valores.
 O que propõe o modelo bioecológico? Explique o cronossistema:
Resposta: Modelo bioecológico ou Modelo PPCT: “pessoa, processo, contexto e tempo”.Mais um nível de contexto de desenvolvimento, englobando as modificações e destacando a sua consistência, ao longo do tempo, no que tange não somente às características da pessoa, mas também à passagem de tempo no ambiente e na sociedade em geral.As mudanças na estrutura da família, no status socioeconômico, na disponibilidade de emprego e no local de moradia são exemplos de eventos do cronossistema.
Quais são as dimensões da interação familiar propostas por Bee?
Resposta: Tom emocional da família, Responsividade, Métodos de controle, Padrões de comunicação.
 Quais são os efeitos do exossistema na dinâmica da família?
Resposta: Trabalho da mãe (autoestima), Desemprego do pai (pioram o monitoramento dos filhos), Qualidade do trabalho dos pais (intelectual pode ser mais estimulante). Os pais que têm acesso a apoio emocional e físico (um do outro, dos amigos e da família) são capazes de responder aos filhos de maneira mais carinhosa, mais consistente e mais controlada.
Teoria do apego: importância do laço mãe-bebê:
Resposta: O apego é um relacionamento ativo, afetuoso, recíproco e duradouro entre duas pessoas cuja interação fortaleceainda mais sua ligação. É o que muitas vezes se quer dizer com amor. Qualquer atividade por parte do bebê que leve a uma resposta do adulto pode ser comportamento em busca de apego (mamar, chorar, sorrir, agarrar-se). Tanto a mãe quanto o bebê contribuem para a segurança do apego (apego seguro) por suas personalidades e comportamento e o modo de responderem um ao outro. 
19) Quais são os oito estágios da Teoria do Desenvolvimento Psicossocial de Erik Erikson?
Resposta: Confiança básica X Desconfiança básica (0 - 18 meses); Autonomia X dúvida e vergonha (18 meses - 3 anos); 
Iniciativa X Culpa (3 anos - 6 anos); Produtividade X inferioridade (6 - 12 anos); Identidade X confusão de papéis (adolescência); Intimidade X Isolamento (adulto jovem 25- 39 anos); Generatividade X Estagnação (idade adulta intermediária - 40 a 65 anos); Integridade X Desesperança (65 anos em diante). 
20) Quais as tendências do desenvolvimento humano?
Cada vez mais o desenvolvimento humano vem sendo visto como um processo complexo, explicado por múltiplos fatores, sendo assim diferentes níveis de análise tem sido amplamente explorados: individual, social, biológico, cultural.
Bronfenbrenner: Modelo Bioecológico ou Modelo Pessoa-Processo-Contexto-Tempo: inter-relação entre organismo-ambiente;
Abordagens biológicas: interação com o ambiente;Paul Baltes: estudo de trajetórias de desenvolvimento. A chamada perspectiva do "curso de vida" busca integrar aspectos relativos ao tempo, contexto e processos de mudança ao longo da vida.
21) Quais são os estágios cognitivos para Piaget?
sensório-motor (0 a 2 anos), 
pré-operatório (2-7 anos), 
operatório concreto (7-12 anos) e 
operatório formal (12 anos em diante).

Continue navegando