Buscar

CASOS CONCRETOS CIVIL I

Prévia do material em texto

Plano de aula 04:
Caso concreto:
Refere-se à comoriência prevista no art. 8 do C.C., que é a presunção de morte simultânea de herdeiros recíprocos, quando não pode por pericia médica, precisar quem morreu primeiro. Assim a regra da comoriência só interessa a herdeiros diretos.
A comoriência tem relevância no direito sucessório, porque obedecerá a Ordem da Vocação hereditária, entre comorientes, não há transmissão de bens. Sendo assim, aquele que seria beneficiado com a morte do outro, não mais o será porque entre comorientes não ocorre à transmissão. Os bens serão transmitidos aos herdeiros sobreviventes, aquele herdeiro morto simultaneamente, não receberá bens e não terá o que transmitir aos seus herdeiros.
Questão objetiva:
Resposta: D.
Plano de aula 05:
Caso concreto:
Roberto não pode vender um de seus rins para o Flávio. Porque a lei nº 9.434/97, o art. 9º estabelece que seja permitida a disposição “gratuitamente de tecidos, órgãos e partes do próprio corpo vivo para fins terapêuticos ou para transplantes, em cônjuge ou parentes consanguíneos até o quarto grau, inclusive, na forma do § 4o deste artigo, ou em qualquer outra pessoa, mediante autorização judicial, dispensada esta em relação à medula óssea” e segundo o art. 15 da lei nº 9434/97, "Comprar ou vender tecidos, órgãos ou partes do corpo humano configura crime. A pena reclusão, de três a oito anos e multa, de 200 a 300 dias-multa.”
Não, porque há exceções previstas na lei.
Questão objetiva: 
Resposta: B.
Plano de Aula 06:
Caso Concreto:
A desconsideração da personalidade jurídica supera a separação entre os bens da empresa e dos seus sócios, para que haja a responsabilidade dos bens da pessoa física, por abuso de pessoa jurídica. 
Não é cabível. Só aplica em confusão patrimonial.
Questão objetiva: 
Resposta: E.

Continue navegando