Buscar

Tecnologia do DNA recombinante

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tecnologia do DNA Recombinante
Introdução
 A tecnologia do DNA Recombinante é uma técnica que permite produzir moléculas de DNA a partir da combinação de genes com proveniências diferentes.
 Existem três formas fundamentais de obtenção desses genes:
- Criar uma biblioteca de genes, que consiste numa coleção de um grande número de fragmentos de DNA do genoma que são armazenados em vectores para posteriores utilizações. Os vectores são uma espécie de ‘’transportador’’ que transfere o material genético de um genoma para o outro.
- Fabricar-se o gene em laboratório a partir de RNA mensageiro.
- Sintetizar-se o gene na sequência desejada.
 
Avanços e melhorias com o DNA recombinante
 A tecnologia do DNA recombinante é considerada um dos maiores avanços da ciência no século passado. A possibilidade de alteração do material genético de organismo vivo quer pela introdução, quer pela supressão de genes estruturais, abriu novas perspectivas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas como o aumento na produção de alimentos pelo cultivo de transgênicos, a fabricação de remédios mais eficazes pela utilização de microorganismos que interagem como ‘’fábricas biológicas’’ nesse processo, a prevenção de doenças com o mapeamento genético, a cura de doenças genéticas através da terapia gênica, dentre outros.
Impactos sociais do DNA recombinante
 O DNA recombinante continua a impactar a sociedade através da nova tecnologia associada a ele. Alguns aspectos que suscitam preocupação incluem vírus que desenvolvem uma resistência aos antibióticos e as preocupações ambientais.
 Existem algumas preocupações do uso de rDNA para melhorar alguns aspectos da sociedade. Um exemplo disso é a preocupação que alguns micróbios podem ganhar resistência aos antibióticos por essa via. Outras preocupações podem vir, tais como as plantas próximas a tornar-se polinização de plantas alteradas, o que faz mudar algumas características referidas. Onde quer a preocupação reside, necessita ser considerado os prós e contras, levando em conta os impactos que o rDNA pode levar no futuro.
Paula Marques Lima
Matrícula: 201512246808	
Nutrição

Continue navegando